Todo mundo já usou escova de cabelo na vida, mas será que todo mundo conhece todos os tipos de escovas de cabelo? O fato é que existem vários modelos, com diversos materiais e funções. Isso mesmo, apesar de servir o mesmo próposito de pentear e desembaraçar os fios, cada uma das escovas de cabelo atendem a um tipo de cabelo e necessidade.
Portanto, nem todas as escovas de cabelo servem para todos os tipos de cabelo e finalidade. Até porque cada cabelo é único e tem suas próprias características e necessidades. Por exemplo, quem tem cabelo cacheado o ideal é usar escovas de madeira, enquanto quem tem cabelo liso deve apostar em escovas do tipo raquete. Se o intuito é modelar as madeixas, as escovas redondas pequenas são as mais indicadas.
Então não, escovas de cabelo não são todas iguais. E se você tem dúvida de qual escolher essa matéria é para você. Vamos conhecer os vários tipos de escovas de cabelo e quais funcionam melhor para cada tipo de fio.
Escovas de cabelo
Na hora de pentear o cabelo, não devemos pensar apenas em desembaraçar os fios. É preciso ter cuidado e usar um acessório adequado ao seu tipo de cabelo, para assim evitar quebra do cabelo ou que ele embarace ainda mais. E com a enorme variedade de escovas de cabelo, é comum ficar confusa sobre qual é a melhor e mais indicada para o seu cabelo.
Para escolher a escova de cabelo ideal é preciso conhecer o bem o seu cabelo, qual a espessura, a textura e o comprimento. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher entre tantas opções, para não danificar o fio. E além disso, alcançar o seu objetivo, seja desembaçar, escovar ou apenas modelar.
Tipos de escovas de cabelo
Formato de escovas de cabelo
Então vamos conhecer os tipos de escovas de cabelo e suas características e funções. A começar pelo formato, já que existem basicamente dois: a raquete e a redonda ou cilíndrica.
Escova raquete
A escova raqueta é aquela plana, que tem cerdas de apenas um lado e geralmente vem com um cabo. Esse tipo de escova de cabelo é indicada para pentear e desembaraçar, podendo ser usada em todos os tipos de cabelo. No entanto, elas são mais recomendadas para fios lisos e longos.
Além disso, esse modelo é uma ótima opção para quem tem couro cabeludo sensível, já que o espaçamento entre as cerdas ajuda a desembaçar sem puxar ou quebrar os fios. Ela também pode ser usada com o secador, nesse caso ela proporciona um cabelo mais alinhado.
No caso de pessoas que tem cabelos cacheados ou crespos, o ideal é desembaraçar os fios com os dedos ou mesmo com um pente de dentes largos. No entanto, pode também usar a escova de raquete, contando que tenha cerdas mais espaçadas entre si.
Escova redonda ou cilíndrica
Já a escova redonda é a principal, e mais lembrada quando se fala em escovas de cabelo. Ela tem um formato cilíndrico, contendo cerdas em todo o diâmetro. Desse modo, a escova redonda é a mais indicada para alisar, modelar e fazer penteados, e não necessariamente pentear e desembaraçar os fios.
Quando usada com o secador, a escova cilíndrica proporciona um efeito natural ao fio, cheio de movimento. Então, quanto mais largar for a escova, melhor será o resultado, já que o cabelo fica mais liso. Já as escovas menores tem como principal finalidade modelar, cachear e finalizar cabelos mais curtos.
Cerdas das escovas de cabelo
Outro fator determinante na hora de escolher uma escova de cabelo é o material qual é feito as cerdas. Existem basicamente 5 tipos de materiais e cada um tem uma função diferente.
Cerdas naturais
As cerdas naturais são aquelas feitas com pelos de animais. Esse tipo de cerda tem como finalidade controlar o volume, frizz e oleosidade dos fios. Desse modo, são perfeitas para modelar os fios. Então, não tente usá-las para desembaraçar o cabelo, não irá funcionar.
Uma vantagem das cerdas naturais é que elas são resistentes ao calor, portanto, podem ser usadas com o secador, deixando o cabelo mais liso e com muito mais brilho. Esse tipo de cerda funciona muito bem em cabelos finos e quebradiços, já que são bem macias. E por aderir muito bem ao fio, podem ser usadas em cabelos ondulados e cacheados.
Cerdas de nylon
Já as cerdas de nylon são muito mais resistentes e flexíveis, e por isso são muito boas para desembaraçar e escovar os fios. Contudo, mesmo podendo ser usadas em todos os tipos de cabelo, elas são mais recomendadas para fios lisos e longos. A dica é optar por modelos com cerdas de nylon ionizadas ou antiestáticas para obter um resultado melhor.
Cerdas mistas
Existem várias escovas que contam com cerdas naturais e sintéticas, as chamadas cerdas mistas. Elas são ótimas porque unem o útil ao agradável, a durabilidade do sintético e a maciez do natural. Assim, proporcionando uma melhor tração. Elas são perfeitas para alisar cabelos ondulados e crespos, uma vez que “seguram” melhor o cabelo durante a escovação. Além disso, funcionam muito bem em cabelos grossos.
Cerdas de plástico
Esse tipo de cerda é um dos mais comuns e usados. Escovas com cerdas de plástico funcionam muito bem para desembaraçar os fios, o cabelo estado seco ou molhado, principalmente em cabelos lisos e finos. E ajudam a evitar a quebra ao mesmo tempo que faz uma leve massagem no couro cabeludo.
Cerdas de madeira
E por último, as cerdas de madeira que são perfeitas para escovar cabelo cacheado. O diferencial das escovas com cerdas de madeira é que elas desembaraçam com mais facilidade, diminuem o frizz e tem uma longa durabilidade.
Escovas de cabelo para cada tipo de cabelo
Agora que você já conhece os principais tipos de escovas de cabelos e os materiais vamos ao veredito, qual a melhor para cada tipo de cabelo.
Cabelos lisos
Para quem tem cabelo liso, a melhor opção é a escova no formato raquete, que possui base plana e tem bolinhas nas pontas das cerdas que protegem e massageiam o couro cabeludo. Aliás, é a melhor opção para quem deseja desembaraçar cabelos longos e deixá-los bem sedosos e lisos.
Cabelos ondulados
Esse tipo de cabelo demanda um cuidado especial na hora de pentear que é para não desfazer as ondas naturais dos fios. Então, o ideal é o modelo raquete com cerdas mistas, que ajudam a definir melhor esse tipo de cabelo. Além disso, é bom optar por escovas com espaçamento entre as cerdas, para evitar a quebra dos fios.
Cabelos cacheados
Já as cacheadas precisam de escovas ou pentes de madeira e com cerdas bem largas e espaçadas. Desse modo, a madeira elimina a estática e evita o frizz que é muito comum nesse tipo de cabelo.
Cabelos crespos
Assim com os cabelos cacheados, os crespos demandam um cuidado especial na hora de desembaraçar as madeixas. Sendo assim, a dica é aposta em escovas ou pentes com madeira e dentes bem espaçados. No caso dos pentes, o mais indicado é estilo “jacaré” que é o mais largo de todos.
Como limpar escovas de cabelo
E para finalizar, algumas dicas de como limpar as suas escovas de cabelo. Lembrando que o ideal é nunca usar escovas de outras pessoas. Assim você evita de pegar doenças do couro cabeludo e até piolho. Então vamos aprender como higienizar o seu acessório:
- O ideal é higienizar a escova semanalmente, lavando-a com água corrente e usando sabão. Faça isso esfregando com um pincel ou uma escovinha de limpeza apropriada para isso.
- No caso de ter muita sujeira grudada, o recomendado é deixar a escova de molho em água e sabão por 30 minutos.
- Depois de lavar, deixe secar naturalmente em um lugar arejado. Depois borrife álcool 70ne espere terminar de secar para usar o acessório novamente.
- No entanto, se a escova for metálica, o ideal é secar com um pano ou flanela para evitar que o acessório enferruje.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pincel de Sombra – Tipos de pincel para tipos diferentes de sombreamento.
Fontes: All Things Hair Steal The Look Sephora Blog
Imagens: Review Box All Things Hair Pinterest Claudia Um Com All Things Hair All Things Hair N1 Leads Care Garota Beleza