Beleza

Cabelo grosso – Cuidados, como deixá-lo mais fino e inspirações de cortes

O cabelo grosso é indomável e cheio de vida, mas é necessário que alguns cuidados sejam tomados para garantir a saúde dos fios.

Atualizado em 15/10/2020

Dono de uma estrutura mais forte, o cabelo grosso possui fios mais densos, ou seja, necessita de muita hidratação para se manter saudável.

Eles podem ser lisos, cacheados ou crespos, cheios de volume e com peso perfeito para fazer diversos penteados. Essas madeixas adoram chamar toda a atenção para si, mas precisamos ficar sempre atentos quanto a saúde dos fios.

Então, esse tipo de fio possui córtex, cutículas fortes e medula, esta última uma camada mais profunda e responsável pela distribuição de nutrientes por todo o fio.

Cientificamente falando, é a genética que determina o tipo de cabelo: se uma pessoa vai ter cabelos grossos ou finos. Contudo, esse fenótipo pode ser modificado durante a vida, de uma forma natural, influenciado pelo ambiente, processos quimicos, entre outras interferências no cabelo.

fios frossos
Guia da Farmácia

Certamente, essas interferências no cabelo podem causar um sério prejuízo. Cabelos grossos já são naturalmente mais propensos à falta de brilho, frizz e ressecamento. Eles possuem uma estrutura capilar maior, que precisa de mais hidratação e nutrição para ficar saudável. O ideal é seguir um cronograma capilar específico para o tipo próprio de cabelo para manter ele sempre bonito e hidratado,

O seu cabelo é grosso? Vem entender melhor o seu fio e também como cuidar desse tipo de cabelo!

Como saber se meu cabelo é fino ou grosso?

morena de cabelos grossos
Antony

Saber ao certo se o fio do seu cabelo é grosso ou fino, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora da busca por cosméticos e cortes adequados.

Como estamos falando de medidas, parece que precisaríamos de uma régua mínima para medir, mas isso não será necessário porque você não precisa saber ao certo o diâmetro e a quantidade de fios para chegar a uma resposta.

Um jeitinho bem fácil de determinar o seu tipo de cabelo é com o toque: se sentir ele mais áspero, significa que ele é grosso. Contudo, não é somente este teste que verifica o tamanho do seu cabelo.

Amarrar o cabelo também pode te indicar qual tipo o seu é. Basta amarrá-lo e notar quantas voltas ele dá: se der somente uma, significa que ele é muito grosso e volumoso. Caso precise de duas voltas para amarrar, ele pode ser grosso ou médio. Se for necessário três voltas ou mais, pode ter certeza que seu cabelo é bem fino.

Como cuidar do cabelo grosso com cronograma capilar?

Antes de tudo, você precisa saber o cronograma capilar ideal para o seu cabelo observando as nuances do seu fio. Dentro dessa rotina de hidratação, as máscaras serão os produtos chaves para garantir um cabelo mais saudável.

As máscaras capilares possuem em sua fórmula ceramidas e componentes vegetais que irão penetrar no seu fio repondo a água que ele precisa para sobreviver. Em segundo lugar, a nutrição vem para somar no tratamento através de umectantes e produtos ricos em óleos que vão dar um jeito no frizz e trazer vida para as madeixas.

É extremamente importante que você siga um cronograma capilar eficiente. Geralmente, para quem tem cabelos mais grossos, o indicado é na primeira semana hidratação, na segunda nutrição, terceira hidrtação e por último nutrição. Todavia, lembre-se de olhar o seu tipo de cabelo, se ele é cacheado, crespo, ondulado ou liso e escolher o melhor cronograma possível.

Como fazer o cabelo grosso ficar mais fino?

lavando o cabelo grosso
N1

1 – Use sempre água fria para lavar o cabelo

A água quente é inimiga do seu cabelo, visto que, ela abre as cutículas do seu cabelo e deixam que a hidratação natural vá embora. Dessa forma, seu cabelo fica mais ressecado e o frizz aumenta. Por outro lado, já a água fria ajuda a manter a maciez e brilho dos fios.

2 – Mude seu shampoo regularmente

Os shampoos possuem muitas substâncias que podem se acumular no fio. Sendo assim, mudar de produto regularmente evita esse acúmulo e ajuda a deixar seu cabelo mais fino.

3 – Penteie o seu cabelo grosso com escova raquete

A escova raquete é mais delicada com seus fios, com seu formato retangular e superfície larga. Invista em modelos de madeira, material que controla o temido efeito estático.

escova raquete
All Things Hair

4 – Escolha bem o condicionador

Da mesma forma que acontece com o shampoo, os condicionadores podem deixar os fios mais “cheios”. Portanto, escolha bem o condicionador que você vai utilizar, evitando os mais pesados. Assim, os cremes de pentear podem ajudar nessa etapa!

5 – Alise o cabelo

Caso o desejo seja aparentar ter um cabelo mais fino, alisá-lo pode ser uma boa pedida, isso se o seu cabelo for mais cacheado ou ondulado. Entretanto, tome cuidado com exageros, já que esses procedimentos de alisamentos danificam os fios.

6 – Invista em tratamentos com queratina

Tratamentos que levam queratina como estrela são ideais para o seu cabelo. Ou seja, você pode optar por cauterização, queratinização, banho de queratina, entre outros procedimentos que ajudam a repor a queratina do seu fio.

7 – Mude o corte de cabelo

Os cabelos longos sempre parecem ser mais finos que os médios ou curtos. Então invista em produtos que fazem o cabelo crescer e deixe as madeixas criarem peso e forma. Na hora de cortar as pontas, atente-se ao profissional, para que ele use tesouras afinadoras, pois foram feitas especialmente para fazer cabelo grosso parecer mais fino.

cacheada
M de Mulher

Inspiração de cortes para cabelos grossos do tamanho pequeno ao grande

mulher de cabelo curto

mulher de cabelo curto

mulher de cabelo médio

mulher de cabelo curto

mulher de cabelo médio
Segredos de Salão
corte grande cabelo
Claudia Abril
corte curto cabelo
Claudia Abril

cabelos longos cortes

cabelos longos cortes

cabelos longos cortes

cabelos longos cortes

cabelos longos cortes

Cabelo grosso — como cuidar e deixá-lo mais fino + inspirações de cortes

cabelos longos cortes
Área da Mulher

Fontes: Left Cosméticos, Beleza na Web, All Things Hair, Beleza Extraordinária.

Imagens: Produtinhos no Cabelo, Guia da Farmácia, Antony, N1, M de Mulher, Segredos de Salão, Claudia Abril, Área da Mulher e Fashionbite.