Pontas ressecadas: o que são e como evitar e recuperar

As pontas ressecadas são um grande incômodo, ainda mais pra quem tem cabelo longo, felizmente existem dicas para evitar isso. Confira:

Uma coisa é fato, todo mundo quer ter um cabelo lindo e saudável da raiz às pontas. Mas isso não é uma tarefa simples, ainda mais com as pontas ressecadas.

Isso porque as pontas são a parte do cabelo que acaba sofrendo mais, seja pelos desgastes do dia a dia ou pela falta de cuidado, além de ser a parte mais frágil do cabelo. Então, principalmente para quem tem as madeixas longas, as pontas ressecadas podem ser um grande incômodo, além de resultar nas terríveis pontas duplas.

No entanto, felizmente existem alguns cuidados simples do dia a dia que podem evitar e acabar com as pontas ressecadas, como por exemplo, investir em uma boa hidratação. Então, não se desespere, porque cortar as pontas não precisa ser a primeira e única opção para acabar com as pontas ressecadas.

O que causam as pontas ressecadas?

Como dito acima, as pontas do cabelo são uma das partes mais frágeis, e por isso acabam sofrendo mais. Processos químicos, uso excessivo de ferramentas de calor, como secador e chapinha, exposição solar, água do mar ou piscina e etc, tudo isso acaba deixando as pontas ressecadas. E isso é dos principais incômodos relacionados ao cabelo, ainda mais quem gosta de manter as madeixas longas.

As pontas ressecadas tem um aspecto espigado, e geralmente vem acompanhado de pontas duplas, com duas ou mais frações que vão se abrindo cada vez mais. E isso é um processo comum causado por desgastes do dia a dia, bem como falta de hidratação.

Como evitar as pontas ressecadas?

Mas felizmente é possível acabar com o problema com cuidados simples e truques que vão evitar que você precise cortar as pontas do cabelo.

1. Hidratar e umectar

A melhor e mais eficaz forma de prevenir as pontas ressecadas é investindo em uma boa hidratação, acompanhada de umectação, para promover nutrição nos fios. Afinal, o cabelo ressecado necessita de reposição de óleos para recuperar a saúde e beleza.

2. Usar reparador de pontas

Outro cuidado fundamental para evitar as pontas ressecadas é usar um bom reparador de pontas. Como o próprio nome indica, esse produto ajuda a reparar a fibra danificada, além de proteger os fios e as pontas dos danos externos que causam o seu ressecamento. Portanto, o reparador irá repor os nutrientes essenciais para a saúde e beleza do cabelo.

3. Cortar as pontas

Não se preocupe com o comprimento, o intuito é cortar apenas as pontas ressecadas e duplas. Então, se você não quer perder nada no comprimento dos fios, uma ótima dica é o corte bordado, que acaba com o frizz e pontas duplas, mas não altera o tamanho das madeixas.

4. Adotar um cronograma capilar

O cronograma capilar é fundamental para manter o cabelo lindo da raiz as pontas. Esse tratamento recupera a saúde dos fios por completo, a partir de uma rotina de cuidados fundamentais com o cabelo, como hidratação, nutrição e reconstrução. Tudo para acabar e evitar que as pontas fiquem ressecadas novamente.

5. Evitar fontes de calor

Como vimos até aqui, a exposição do cabelo as fontes de calor é uma das principais causas das pontas ressecadas. Sendo assim, o ideal é evitar ao máximo usar o secador e chapinha, que tendem a fragilizar a cutícula protetora do cabelo, além de ressecar e quebrar o fio. Então, se puder evitar ótimo, se não, o ideal é usar com moderação e sempre usando um bom protetor térmico antes. 

4 dicas para recuperar as pontas ressecadas do cabelo

Então, agora que você já viu que é possível evitar e acabar com as pontas ressecadas, vamos conferir dicas para recuperar o cabelo:

1. Nada de lavar o cabelo com água quente

É verdade que um banho bem quentinho é bastante relaxante, pelo menos para o seu corpo, o cabelo nem tanto. Então, quando for lavar o cabelo, prefira usar água fira ou pelo menos morna, mas jamais quente. Isso porque a água em alta temperatura retira a oleosidade natural do cabelo, consequentemente deixando-o mais ressecado.

2. Prefira shampoos e condicionadores hidratantes

Além de fazer hidratação regularmente, é importante também usar produtos com propriedades hidratantes, incluindo o shampoo e condicionador. No caso do shampoo, ele tenha a função de limpar profundamente o cabelo e assim pode acabar ressecando mais o cabelo. Então, o ideal para recuperar e evitar que as pontas fiquem ressecadas, escolher uma linha de produtos com fórmula leve e hidratante. 

3. Use creme para pentear

Outra dica simples mas que faz muito diferença é o creme para pentear. Não importa se o cabelo é liso ou crespo, o creme para pentear é ótimo para facilitar o desembaraço, mas também é um ótimo truque para evitar que as pontas fiquem ressecadas, além de controlar o frizz.

4. Selar as pontas do cabelo

Por fim, se você não quer cortar o cabelo para retirar as pontas ressecadas, pode aderir a selagem com óleos e produtos reconstrutores para evitar que a repartição das pontas fique ainda pior. Por exemplo, a plástica capilar é uma ótima forma de fazer isso, já que ela restaura e repõe os nutrientes da fibra capilar, ao mesmo tempo que blinda as pontas. Além disso, máscaras reconstrutoras com proteínas e ceramidas também super ajudam a recuperar as pontas.

LEIA MAIS:

Máscara de Nutrição – Como revitalizar o cabelo ressecado

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Cuidados com o cabelo no Verão: 7 dicas indispensáveis

Cabelo no inverno: dicas e cuidados para o clima frio

11 dicas para o cabelo crescer [guia do crescimento do cabelo]

Hidratação para cabelo liso: 11 receitas para ter cabelos saudáveis

Fontes: L’ORÉAL Paris All Things Hair Buscapé Salon Line


Outras postagens

4 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Gabriela Souza
Gabriela Souza
12 de março de 2022 15:30

Gabriela Souza o compadre