Beleza

Pontas ressecadas, o que são? Desidratação, causas e tratamento

As pontas ressecadas são resultado da baixa produção do óleo natural capilar. Existem várias maneiras de repor essa substância.

Atualizado em 24/06/2020

Pontas ressecadas são um verdadeiro mal-estar no universo feminino, ou até mesmo, para qualquer um que mantenha as madeixas longas. Consequentemente, essa é uma das reclamações mais recorrentes de quem quer fazer a Rapunzel.

Mas, a desidratação na ponta do fio é muito comum, e pode atingir qualquer tipo e comprimento de cabelo. Apesar disso, o fenômeno é comum em cabelos mais longos.

Algumas vezes, o problema é tão grave que a única solução é cortar. Aplicações de produtos químicos, exposição solar, cloro da piscina, ou até mesmo o sal da água do mar são inimigos da saúde capilar e podem ocasionar o problema.

Pontas ressecadas

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Site de Beleza e Moda

O ressecamento das pontas do cabelo ocorre quando não há nutrientes suficientes para manter a saúde do fio. Ou seja, ocorre quando a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não é suficiente para manter os fios hidratados como deveriam. Além da desidratação das pontas, essa circunstância também pode acarretar outros problemas.

Além disso, os primeiros sinais do ressecamento é o aparecimento das pontas duplas e a fragilidade. Consequentemente, é possível que o cabelo comece a embaraçar, tornando-se mais armado, ou seja, cheio de frizz.

Motivos que causam o ressecamento

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Vix

A princípio, as pontas ressecadas podem vir até de processos de hidratação com aplicação de produtos duvidosos aplicados. Apesar disso, os motivos mais corriqueiros são:

Secadores e chapinhas

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Gazin

Para atingir o liso perfeito, muitas mulheres usam secares e chapinhas para arrumarem os cabelos. O problema é que a rotina acaba prejudicando muito os fios.

Se a oleosidade natural é o principal hidratante do cabelo, o calor produzido pelos instrumentos de beleza são os maiores inimigos contra essa umidade. Além disso, a fibra capilar fica, sobretudo, ressecada e comprometida. Mesmo usando protetores para isso, fique esperta, pois ainda assim é perigoso.

Alisamento químico

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Presença Cacheada

O alisamento através de procedimentos químicos, como a escova progressiva ou a escova permanente, causa a perda de proteínas do cabelo. É essa ausência de proteínas nas pontas que dá o aspecto borrachudo e sem vida. Pense bem antes de realizar tais procedimentos.

No entanto, caso ainda queira investir nessa forma de alisamento, não deixe de hidratar sempre o seu cabelo. Existem muitas receitas caseiras para isso. Inclusive, no final, vamos deixar algumas delas para que você possa fazer em casa, sem nenhuma complicação.

Causas externas

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Repare na Bagunça

Outros fatores externos que podem causar as pontas ressecadas são a exposição solar, o vento e até mesmo a poluição que paira na atmosfera. Tudo isso contribui para a desidratação do cabelo e a parte que mais sofre são as pontas.

O cloro da piscina também disputa lugar no pódio como agente destruidor dos fios. No entanto, o mais diário são os banhos de água quente. Lavar o cabelo com água em alta temperatura dilata os poros do couro cabeludo e isso provoca ressecamento e opacidade.

Cabelo mais propenso a ressecar

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Produtinhos no Cabelo

Os cabelos mistos possuem exatamente o problema descrito. Eles são caracterizados por terem suas raízes extremamente oleosas e as pontas ressecadas. Contudo, se o cabelo for longo, a probabilidade de potencializar o fenômeno é ainda maior.

Imagine que é o couro cabeludo produz a substância que hidrata naturalmente o cabelo. Logo, quanto mais longe as pontas estiverem, menos elas receberão da fonte da hidratação. Esse tipo de cabelo costuma ser muito mais sensível a determinados produtos, como shampoos e condicionares.

Dicas de Hidratação

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Magazine Luiza

Primeiramente, para quem não quer ir logo cortando as pontinhas do cabelo, separamos algumas dicas de hidratação muito fáceis e legais de fazer a fim de reparar o problema. Portanto, siga o passo a passo a seguir e deixe as pontas ressecadas revigoradas novamente.

Umectação

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Gazeta do Cerrado

A primeira e principal dica é a hidratação através de óleos específicos para reconstrução dos fios capilares. A princípio, escolha um dos óleos abaixo, o aqueça (com as mãos ou métodos específicos, como vamos instruir), aplique sobre o cabelo seco e, posteriormente, lave da mesma forma que lavaria normalmente.

Óleo de coco

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
O Globo

O óleo de coco é altamente nutritivo para o cabelo. Portanto, se o problema é a deficiência de produção do óleo natural, o de coco vai ajudar a repor essa falta. Ele funciona também como um protetor contra fatores externos. Portanto, use e abuse do óleo de coco.

Óleo de macadâmia

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Big Roger

A princípio, o óleo de macadâmia atua principalmente no antienvelhecimento dos fios. Isso porque os cabelos se comportam bem no quesito absorção e o óleo atua, sobretudo, na reconstrução das pontas ressecadas.

Óleo de argan

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Inoar

Às vezes, os procedimentos químicos podem causar não só pontas ressecadas, mas também problemas diretos no couro cabeludo. O óleo de Argan é muito indicado para isso, porque possui Ômega 6 e 9 e vitamina E.

Óleo de abacate

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Ativo Saúde

Quem nunca ouviu dizer que passar abacate no cabelo é bom? Contudo, além do abacate puro, temos também o óleo, que é bastante indicado para esse tipo de tratamento. Este antioxidante natural vai garantir, sobretudo, que os seus cabelos fiquem perfeitamente hidratados.

Vinagre de Maçã

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Green Me

O vinagre de maçã é ótimo para reconstrução capilar, porque os ácidos presentes fecham as cutículas do cabelo. Esse método é super indicado para o ressecamento vindo dos banhos super quentes, por exemplo. Por fim, basta aplicar 4 colher de vinagre em 300 ml de água, deixar agindo e depois enxaguar.

Hidratação com babosa

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Portal Tudo Aqui

Certamente, a babosa é outra substância capaz de deixar o cabelo totalmente reconstruído. Portanto, retire o gel do seu interior, deixe de molho para extrair as toxinas e, na sequência, aplique no cabelo. Assim, para potencializar o efeito e repor a hidratação das pontas ressecadas, acrescente alguns dos óleos acima.

Azeite de oliva

Pontas ressecadas - o que causa, como melhorar,
Gazeta do Povo

Por fim, a hidratação com azeite de oliva é a mais fácil de fazer e tem reação imediata no cabelo. É só pegar um pouco de creme de hidratação profunda de sua preferência e o colocar uma colher de azeite de oliva. Passe nos cabelos, deixe agir de 15 a 20 minutos e depois enxague normalmente.

Leia mais sobre hidratação em Hidratação de tapioca, como desmaiar cabelos lisos e definir os cacheados

Fontes: Beleza e Saúde, Beleza e Saúde 2, Beleza e Saúde 3, Juro ValendoDicas de Mulher, Tua Saúde, Bonde, Cabelo Bom é o Meu, Beleza Extraordinária

Imagens: Site de Beleza e Moda, Vix, Gazin, Presença cacheada, Repare na Bagunça, Produtinhos no Cabelo, Magazine Luiza, O Globo, Blog Roger, Inoar, Ativo Saúde, Green Me, Gazeta do Povo, Site de Beleza e Moda 2