Cuidados com o cabelo no Verão: 7 dicas indispensáveis

Entre os cuidados com o cabelo no verão, o principal está em proteger os fios da exposição ao sol forte usando boné ou chapéu.

Durante o Verão, o cabelo fica exposto aos mais diversos tipos de agressões vindas da radiação solar, da poluição, da água e até mesmo do cloro para os adeptos de uma piscininha. Dito isso, é necessário muitos cuidados com o cabelo no Verão.

Os raios solares, por exemplo, podem degradar a estrutura dos nossos fios, principalmente nessa época do ano. Isso, infelizmente, torna-os ressecados e quebradiços.

Além disso, os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Em contraste, os raios UVA oxidam e desbotam a cor.

Mas tá, vamos falar um pouco mais sobre as coisas que destroem o cabelo nessa época?

Fatores que destroem os cabelos durante o verão

problemas com os fios

Primeiramente, durante o Verão, os cabelos ficam mais ressecados, fracos e arrepiados. O motivo é por que, nessa época do ano ficamos mais tempo sob o sol, na areia, dentro da água do mar ou da água com cloro da piscina. Ou seja, são muitos agentes externos agindo nos fios.

Um desses principais agentes externos é o cloro. Essa substância química é usada para manter as águas limpas. Ela acaba sendo absorvida pelos fios e, por ter pH baixo, ela enfraquece e deixa o cabelo mais opaco e quebradiço.

Outro agente destruidor são os raios UV, que enfraquecem a estrutura interna da fibra capilar e deixam a cutícula dilatada, tornando o cabelo mais ressecado, fraco e poroso.

Acha pouco? A água do mar, causa uma desidratação intensa dos fios, que ficam secos, sem brilho e mais suscetíveis a quebras.

Como já foi dito anteriormente, a poluição do dia a dia também adiciona camadas de perigo aos fios.

Mas, como tudo isso pode ser evitado?

Cuidados com o cabelo no Verão

dicas

Enfim, selecionamos várias dicas para cuidar dos fios durante esse período.

1 – Proteção UV

É verdade que o cabelo cresce mais durante o verão? Entenda! | Capricho

Existem produtos específicos para serem usados sob o sol que dão mais proteção aos fios.

Para evitar problemas com os raios solares, é interessante usar leave-ins e máscaras com fator de proteção contra os raios UV. O produto deve ser aplicado várias vezes ao dia, em todos os momentos que o cabelo for exposto ao sol, ou mesmo a cada saída da água.

2 – Assessórios

Madame Vintage: Os Chapéus de Aba Larga do Século XX (Com video)

Sabe o que também é interessante? O uso de acessórios como lenços, chapéus e bonés para proteger os fios. Em resumo, eles são perfeitos para exposição prolongada (muitas horas) ao sol.

3 – Hidratação

5 truques infalíveis para manter os cabelos sedosos no verão | Donna

Para cuidar do cabelo no verão, uma das principais dicas é focar na hidratação.

De preferência para lavar o cabelo com shampoo e uma máscara hidratante para repor a umidade que foi perdida. Sobretudo, com a hidratação, o fio fica menos suscetível ao frizz e, consequentemente, mais bonito.

4 – Nutrição e reconstrução

10 dicas para os cuidados com seu cabelo antes de #partir verão - TodaTeen

Talvez você não saiba, mas um dos cuidados com o cabelo no Verão mais importantes é a nutrição e a reconstrução.

A nutrição repõe os lipídios e devolve a maciez aos fios, podendo ser feita com diferentes tipos de óleos.

A reconstrução, por sua vez, repõe a proteína do cabelo. Isso é essencial para repor a massa perdida com a exposição ao sol. Para fazer a reconstrução, use produtos com queratina, colágeno e aminoácidos na composição.

5 – Shampoo

Quer cuidar bem do cabelo em qualquer época do ano? Então o shampoo hidratante é indispensável. No Verão então, ele não pode faltar.

Os shampoos que hidratam, nutrem e reparam limpam e tratam os cabelos.

Além disso, outra opção interessante é o shampoo anti-resíduos. Ele limpa mais profundamente e vai eliminar todo o sal ou cloro acumulados. Apesar disso, ele deve ser usado apenas uma vez por semana.

6 – Atenção ao usar secador

O que mais prejudica o cabelo no verão e como evitar

Definitivamente não use o secador de cabelo em altas temperaturas nos dias quentes. Em suma, o excesso de calor retira muita água dos fios, deixando o cabelo ressecado.

Enfim, opte por deixar o cabelo secar naturalmente. Porém, se precisar usar o secador, prefira as temperaturas mais baixas.

7 – Cuidado nas praias e piscinas

O que mais prejudica o cabelo no verão e como evitar

Por fim, tome alguns cuidados com o cabelo para protegê-los na praia e na piscina durante esse Verão.

Primeiramente, saiba que molhar os cabelos com água doce antes de mergulhar no mar ou na piscina evita a absorção do cloro e do sal, reduzindo os danos aos fios. Ou seja, banhe antes de entrar na piscina ou no rio.

Além disso, também é bom tirar a água do mar ou da piscina com água doce após mergulhar, minimizando qualquer problema no cabelo.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Doenças do verão – Quais as mais comuns e como preveni-las?


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários