Beleza

Cabelo no inverno: dicas e cuidados para o clima frio

O clima frio e seco podem ser inimigos da pele, mas sabia que também é importante redobrar os cuidados com o cabelo no inverno?

Quando chega o inverno e as temperaturas caem, é muito comum nos preocuparmos com as consequências disso para a pele. Isso porque, com os dias mais secos e frios, o ressecamento na pele é comum. Mas você já parou para pensar em como fica o cabelo no inverno?

Assim como ocorre com a nossa pele, os cabelos também ficam mais ressecados durante o tempo frio. Por isso, é importante seguir algumas dicas de cuidados no cabelo específicas para o inverno. A forma mais adequada de lavar o cabelo, a frequência na hidratação, que tipo de produtos adotar na rotina de cuidados, tudo isso fará muita diferença.

Por isso, separamos uma lista com as melhores dicas de cuidados para suas madeixas nessa época do ano. Esse é um guia para te ajudar a combater a desidratação do couro cabeludo, a queda de cabelo e a opacidade do cabelo no inverno. Acompanhe a seguir.

Como lavar o cabelo no inverno

Cabelo no inverno: dicas de cuidado para o clima frio
Fonte: Vivian Mclean

Manter os cabelos limpos é fundamental para eliminar as impurezas e oleosidade. Isso porque o excesso de oleosidade pode provocar a seborreia, uma inflamação que causa descamação e a queda de cabelo. Desse modo, mantenha um cronograma de lavagens de acordo com seu tipo de cabelo. Se for oleoso, lave todo dia; se for normal a seco, lave a cada dois dias ou dia sim, dia não.

Continua após a publicidade

Nessa época do ano, os banhos tendem a ser mais quentes. No entanto, isso pode ser muito prejudicial para o cabelo. Por isso, o cabelo no inverno pode acabar ficando ainda mais ressecado. O uso da água quente nas lavagens pode ressecar o couro cabeludo, abrir as cutículas deixando os fios quebradiços, ásperos e sem brilho. Por isso, prefira lavar as madeixas na água fria. Mas, para não sofrer no banho frio em pleno inverno, procure lavar os fios na água morna, jogando um jato mais frio no fim do enxágue para fechar as cutículas.

Qual shampoo usar

Fonte: Deposiphotos

Na hora de escolher o shampoo para lavar o cabelo no inverno, saiba que existem algumas dicas que vão te ajudar. Os shampoos transparentes, por exemplo, são mais leves e ajudam a controlar a oleosidade. Por isso, escolha esse tipo para lavar a região do couro cabeludo e da raiz. Já para o comprimento, o mais indicado são os shampoos perolados, que são mais hidratantes.

Continua após a publicidade

Mas se seu cabelo for cacheado, algumas dicas mais específicas serão interessantes. Uma delas é: lave apenas a raiz e com o shampoo transparente. Isso porque os fios cacheados costumam receber menos oleosidade no comprimento, por isso, esse tipo cabelo no inverno pode ressecar ainda mais. Outra dica é utilizar o shampoo perolado, mas apenas com lavagens revezadas, dia sim, dia ou não. Ou então, lave apenas quando sentir necessidade.

Outra alternativa que pode substituir a lavagem do cabelos vez ou outra, é o shampoo a seco. Esse produto consegue tirar a oleosidade do couro cabeludo e é uma boa opção para você não precisar sair com os cabelos molhados.

Continua após a publicidade

Quanto ao condicionador

O condicionador é um produto que não pode ser esquecido de maneira nenhuma. Isso porque é ele que sela as cutículas abertas pelo shampoo, deixando os fios macios e brilhosos. Sendo assim, escolha o condicionador ideal para seu tipo de cabelo, nunca aplicando na raiz, apenas no comprimento.

Além disso, lembre-se que o condicionador é a última etapa da lavagem. Deve aplicado sempre depois do shampoo ou da máscara, seja ela de nutrição, reconstrução ou hidratação, para remover o excesso.

Hidratando o cabelo no inverno

Cabelo no inverno: dicas de cuidado para o clima frio
Fonte: Aline Andrade

Como o cabelo se torna mais ressecado no inverno, os cuidados com hidratação devem ganhar mais atenção. Por isso, utilize máscaras de hidratação profunda, óleos e produtos sem parabenos, pois esses compostos ressecam mais os fios. Nesse período, faça hidratação pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias se preferir. Assim, suas madeixas ficarão sedosas e saudáveis.

Aposte na umectação

A umectação é um tratamento que consiste na aplicação de óleos vegetais no cabelo sujo e seco. No inverno, essa é uma ótima alternativa para evitar o ressecamento. Invista então em receitas como óleo de coco, de argan ou até mesmo azeite de oliva. Assim, você conseguirá devolver a oleosidade natural para seus cabelos.

Continua após a publicidade

Você pode realizar a umectação a cada 10 ou 15 dias. Se notar que o cabelo está muito ressecado, faça semanalmente. Para isso, basta aplicar o óleo, colocar uma touca e deixar agir por uma hora. Se preferir, realize a umectação noturna, deixando o óleo no cabelo enquanto dorme.

Cuidado com o uso do secador

Fonte: Tô de Cacho

Com o clima frio, os cabelos demoram mais para secar naturalmente. Isso pode não ser bom, já que os fios úmidos por muito tempo podem desenvolver caspa, micose e até seborreia. No entanto, o calor provocado pelo secador de cabelo pode acabar ressecando os fios. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados quando você for usar o secador no cabelo no inverno.

Antes de utilizar o secador de cabelo, aplique sempre um protetor térmico. Além disso, nunca seque os cabelos com o calor máximo, mas com a temperatura morna ou fria. Ademais, utilize o equipamento a uma distância de aproximadamente 30 centímetros.

E para controlar o frizz que surge com o clima frio e seco e com o uso frequente de secadores, aposto nos leave-in. Esse produto é um creme para pentear que consegue alinhar melhor os fios e reduzir os fios arrepiados.

Continua após a publicidade

Acessórios no cabelo no inverno

Cabelo no inverno: dicas de cuidado para o clima frio
Fonte: Freepik

Alguns acessórios se tornam muito comuns nos cabelos no inverno. Toucas e chapéus, por exemplo, ajudam a proteger do vento e do frio e ainda deixam o look mais estiloso. Entretanto, é preciso estar atenta para alguns cuidados. Isso porque esses acessórios esquentam a cabeça e impedem a saída da umidade. Assim, o couro cabeludo não consegue respirar. Com os cabelos abafados, ocorre o favorecimento na proliferação de fungos que causam caspas e coceiras.

Por isso, a dica é utilizar acessórios desse tipo somente com o cabelo limpo e por poucas horas. Ademais, só os utilize com os cabelos completamente secos.

Fonte: All things Hair Sephora Blog

Imagens: All Things Hair Vivian Mclean Deposiphotos Aline Andrade Tô de Cacho Freepik

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários