Saúde

Caspa – O que causa, como se forma, como identificar e acabar com ela

Caspa pode surgir na cabeça de qualquer um, até porque é um problema comum. Saiba por que ela surge, como se forma e como acabar com ela.

Certamente, a caspa tem vários nomes, sendo também chamada de dermatite seborreica, seborreia ou eczema. O problema é comum e acontece em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas, ou que conte com a presença do fungo Pityrosporum ovale.

Acima de tudo, ela aparece sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam. Isso, aliás, pode surgir, principalmente no couro cabeludo, mas também nas sobrancelhas, na barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele.

E, embora não seja algo bonito de se ver, a verdade é que a caspa se trata de um problema bem comum. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano só no Brasil.

Causas da caspa

Caspa, o que é? Causas, sintomas, tratamento e prevenção
VIX

Primeiramente, as causas da caspa não são conhecidas. Ainda assim, existem algumas situações que parecem estar envolvidas com o problema. Elas são:

  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo;
  • Genética;
  • Estresse;
  • Lavar a cabeça com água quente;
  • Uso frequente de chapéus;
  • Acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo;
  • Higienização incorreta da região;
  • Proliferação do fungo Pityrosporum ovale.

Sintomas

Caspa, o que é? Causas, sintomas, tratamento e prevenção
Drauzio

Acima de tudo, os sintomas da caspa são muito incômodos. Além disso, eles são bastante populares e muito incômodos. Veja quais são a seguir:

  • Descamações brancas na região;
  • Escamas amarelas oleosas;
  • Coceira, que pode piorar com a manipulação;
  • Vermelhidão;
  • Perda de cabelo.

Tratamento

Caspa, o que é? Causas, sintomas, tratamento e prevenção
Formularion

Primeiramente, a caspa é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Apesar disso, existe alguns tipos de tratamento médico que a controla.

Entre os mais famosos, estão o shampoo anticaspa, lavar o cabelo em dias alternados e uso tópico de corticoides. Além disso, casos mais intensos podem ser tratados com remédios orais, como os probióticos.

Prevenção

Caspa, o que é? Causas, sintomas, tratamento e prevenção
Bem de Saúde

Acima de tudo, existem algumas ações para quem busca prevenir a caspa. Primeiramente, evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo e use shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctona olamina e ácido salicílico.

Ademais, aplique o condicionador e as máscaras de hidratação apenas no comprimento do cabelo. Ou seja, sempre evite o contato direto com o couro cabeludo.

Além disso, evite o uso frequente de chapéus e bonés, e lave o cabelo em dias alternados. Enxágue os fios com água morna ou fria e evite situações de estresse e ansiedade.

Mitos e verdades sobre a caspa

Caspa, o que é? Causas, sintomas, tratamento e prevenção
MD Saúde

Existem mitos e verdades sobre as caspas, e eles se confundem no imaginário popular:

  1. Primeiramente, é verdade que a caspa pode levar à queda de cabelo. Basicamente, a dermatite seborreica pode causar a queda dos fios devido ao quadro inflamatório do couro cabeludo;
  2. Também é verdade que o estresse proporciona um desequilíbrio hormonal em todo o organismo, e isso leva ao aumento de oleosidade da pele e causa a caspa;
  3. Em contraste, é mito quando dizem que não lavar o cabelo gera caspa. Certamente, a falta de higiene pode agravar o caso, mas nunca causá-lo.
  4. Além disso, também é mito dizer que a caspa só acontece no cabelo. É possível ter dermatite seborreica em todas as regiões do corpo que possuem  glândulas sebáceas.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 6 formas de acabar com a caspa de uma vez por todas

Fonte: Drauzio DermaClub

Imagem de destaque: Dreams Time

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você