Toda mulher sonha com o dia em que irá acabar com o frizz, de uma vez por todas. O que, provavelmente, elas (e talvez você) não sabem é que todo cabelo tem frizz. Não é difícil de entender: se você tem cabelos, logo tem frizz. Dito isso, você sabe o que, exatamente, é o frizz?
Primeiramente, o frizz é caracterizado por um cabelo menor, que ganha destaque em relação aos outros. Geralmente, ele fica arrepiado e é frágil. Algumas pessoas possuem mais frizz do que outras, portanto, tornando a característica mais aparente.
O frizz acontece por diversas causas. Muitos dos motivos, sobretudo, incluem muita química, escovas e pentes inadequados e, também, cabelo muito ressecado.
Por fim, caso o frizz seja um incômodo para você, existem alguns tratamentos específicos como hidratações adequadas e cuidados que são de suma importância.
Principais causas
- Cabelos finos;
- Cabelo sem muita queratina;
- Quebra química;
- Escova inadequada;
- Excesso de calor no cabelo;
- Cabelo sem hidratação;
- Descoloração;
- Alisamento com frequência.
A influência do clima dificulta acabar com o frizz
Triste, porém real! Em suma, quando a umidade do ar aumenta, os cabelos se tornam ainda mais arrepiados. Portanto, lembre-se de jamais usar água quente durante o banho, já que ela tende a dilatar ainda mais as cutículas.
Também lembre-se de aumentar a hidratação dos cabelos. Como a pele, o cabelo precisa de muito cuidado com o clima seco.
O frizz no pós-parto
Além do clima, outro fator que, definitivamente, influencia bastante no aumento dos indesejáveis fios, é o período pós-parto. Principalmente durante os primeiros meses da amamentação. Apesar disso, saiba que é comum e, acima de tudo, passageiro.
Além do frizz, a queda de cabelo e o oleosidade do couro cabeludo também aumentam nessa fase.
No entanto, é possível tratar e, também, prevenir. Como? Com a ajuda de dermocosméticos, que pode ser receitado pelo dermatologista. Portanto, se necessário, procure ajuda médica para as devidas recomendações.
Dicas de como acabar com o frizz
1- Hidratação semanal
Basicamente, se o seu cabelo estiver sempre bem hidratado, provavelmente você não terá muito frizz.
Os fios precisam de todos os nutrientes para ficar em dia. Dessa forma, a hidratação é de suma importância para acabar com o problema.
2- Nada de lavar o cabelo com água quente
Mesmo que você não esteja com frizz, jamais lave o cabelo com água em alta temperatura. Pois ela dilata a cutícula da fibra, facilitando a perda de água e nutrientes. Isso pode agravar o cabelo ressecado e, certamente, causar o frizz.
3- Umectação
Sobretudo, ela precisa andar lado a lado com a hidratação. Em síntese, a umectação ajuda a dar nutrição e fortalecer os fios. Os principais óleos para esse tratamento são de rícino, coco, argan e óleo de abacate.
4- Secar o cabelo de forma certa
A forma que você seca o cabelo também influencia bastante no aumento do frizz. Jamais esfregue toalhas grossas, exageradamente, nos fios, pois ela retira o o excesso da água dos fios. Faça isso com tecidos mais leves.
Em casos de uso do secador, o recomendado é, primeiramente, usar sempre o protetor térmico. Em seguida, direcione o jato da raiz para as pontas e nunca ao contrário.
5- Nada de shampoos com sulfatos
Em suma, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Então, se você já tem muito frizz, diga tchau a esse produto.
6- Use leave-in
Este é o famoso creme sem enxágue. Ele faz grande diferença nos cuidados com o cabelo, pois é considerado um inimigo do frizz. Além disso, ajuda a reter os nutrientes necessários.
7- Faça co-wash
O co-wash é basicamente a lavagem sem o shampoo, somente com o condicionador. Funciona perfeitamente para quem tem cabelos muito ressecados. Além disso, a técnica recupera a vitalidade e saúde do cabelo.
8- Desembarace os fios da maneira correta
Esse simples gesto faz toda a diferença e, também, é uma das principais armas para acabar com o frizz. Pois, muitas vezes, a forma com que você desembaraça e penteia o cabelo não é a melhor opção. No entanto, o indicado é usar escovas de cerdas macias. Sempre comece pelas pontas.
Por fim, jamais faça isso com o cabelo molhado. A ação aumenta a queda dos fios e a quantidade de frizz.
9- Use vinagre de maçã
Que o vinagre de maçã é um grande aliado na limpeza e brilho do cabelo, todos sabem. Apesar disso, provavelmente você não sabia que ele também ajuda a acabar com o frizz. Em síntese, ele sela as cutículas, diminuindo o frizz.
Para usá-lo, basta diluir 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água, e logo depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, aplique essa mistura nos fios e acima de tudo não enxágue.
10- Use produtos específicos
Por fim, existem diversos produtos que prometem acabar com o frizz. Grande parte, certamente, são de fato excelentes e eliminam os fios arrepiados e quebradiços de vez.
Lista de bons produtos anti-frizz
BioExtratus pré-escova anti-frizz
Óleo Extraordinário Anti frizz Élseve
Oh So Straight Frizz Smoothing Serum Phil Smith
Leave-in Creme Disciplinante Discipline Liss Amend
Condicionador Tresemmé Liso Keratina
Shampoo Anti-Frizz Beyond Smooth Frizz Ease
Shampoo Hidratante Cabelos Cacheados Lumina da Natura
Gelatina Cachos Nick Vick Antifrizz
Creme Anti-Frizz Sephora Collection No Frizz
Shampoo Inoar Go Vegan Antifrizz
Gostou da matéria? então leia também: Queda de cabelo – quais são as causas, como evitar e como tratar
Imagens: Soft hair N1 Unic Site de beleza e moda Vix Uol Cláudia Cabeleira em pé Ficar bem O bom da notícia All things hair Nina cares Getz
Fontes: Segredos de salão Beleza e saúde
[…] instantâneo, já que conta com ativos hidratantes em sua fórmula. Esse finalizador proporciona fios alinhados e sem frizz, além de que a maioria das marcas eles contém proteção térmica. Por isso é indicado para o […]
[…] instantâneo, já que conta com ativos hidratantes em sua fórmula. Esse finalizador proporciona fios alinhados e sem frizz, além de que a maioria das marcas eles contém proteção térmica. Por isso é indicado para o […]