Massagem para cólica menstrual – O que é, opções e como fazer

A massagem para cólica menstrual pode ser uma ótima opção para os dias em que as dores menstruais atrapalham o seu dia. Saiba como é feita essa massagem milagrosa.

Massagem para cólica menstrual – O que é, opções e como fazer

A cólica menstrual é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores torturas na vida da mulher. Enquanto uma parcela privilegiada das mulheres passam pelo ciclo menstrual sem vivenciar as terríveis cólicas, outras sofrem todos os meses com esse incômodo. Com isso, “aqueles dias” ficam realmente insuportáveis, tornando mais difícil manter uma rotina normal. Nesse sentido, a massagem para cólica menstrual pode ser um verdadeiro alívio.

Portanto, se você faz parte do grupo de mulheres que sofrem com cólicas menstruais, temos uma boa notícia. Felizmente, existem algumas técnicas e massagens que podem ajudar a aliviar essas dores.

Sendo assim, hoje vamos ensinar o passo a passo para fazer essa massagem para cólica menstrual. Confira.

Cólica Menstrual

A dismenorreia, conhecida popularmente como cólica menstrual, é uma dor e desconforto que ocorre na região pélvica, dias antes (às vezes durante) da menstruação.

Em algumas mulheres, a condição pode acompanhar outros sintomas, como diarreia, náuseas, dores de cabeça, vertigem e até desmaio. A explicação para isso é que durante a descamação das paredes do útero, há uma maior produção de prostaglandinas. Sendo assim são esses hormônios que provocam as contrações do útero. E são justamente essas contrações intensas que causam a dor da cólica menstrual.

Embora seja um grande incômodo, essas dores são muito comuns. Porém, há algumas formas de aliviá-las, como o uso de remédios anti-espasmódicos e até massagens. Além de bolsas de água quente, acupuntura e reflexologia, que também ajudam a combater as dores da cólica.

Massagem para cólica menstrual

Quando se trata de métodos naturais para aliviar a cólica, a massagem é uma ótima opção. Ela pode ser feita tanto no período pré-menstrual, como durante a menstruação, e sua finalidade é aliviar o desconforto causado pelas contrações uterinas.

Nesse sentido, o ideal é que a massagem para cólica menstrual seja feita com a mulher deitada. Porém, ela também pode ser feita quando estiver sentada de uma maneira confortável.

Também é recomendado que antes de iniciar a massagem, se coloque uma bolsa de água quente sobre a região pélvica, por 15 a 20 minutos. Feito isso, siga o passo a passo a seguir de como fazer a massagem para cólica menstrual:

1 – Passar óleo na pele

Então, depois de se deitar ou sentar em uma posição confortável é hora de começar. Primeiramente coloque o óleo de sua preferencia na mão e esfregue com a outra até aquecer. Quanto maior a temperatura, melhor será a permeabilidade das substâncias no corpo.

2 – Fazer movimentos circulares

Feito isso, coloque as mãos na barriga, posicionadas abaixo do umbigo. Em seguida comece a fazer movimentos circulares no sentido horário. Comece com movimentos suaves e lentos, e gradativamente aumente a velocidade e força empenhada na tarefa. Faça isso por 3 minutos.

Esses movimentos aumentam a circulação sanguínea da região, fazendo com que o próprio corpo atue contra a dor.

3 – Fazer movimentos de cima para baixo

Em seguida, posicione as mãos uma de cada lado da barriga, e faça movimentos de cima para baixo com as pontas dos dedos. Assim como no primeiro movimento, comece suavemente e com leveza, e aumente a força e velocidade gradativamente. Faça esses movimentos por mais 3 minutos.

Massagens Orientais

Essa foi a massagem para cólica menstrual. Agora, confira massagens orientais ideais par deixar a sua rotina mais tranquila o mês inteiro.

Massagem Chinesa – Chi Kung

A Chi Kung, é uma automassagem que tem o intuito de energizar o fígado. Como o fígado é responsável pelo processamento dos hormônios, e pelo controla todos os fluxos corporais, incluindo o menstrual, essa massagem pode ajudar também nesses dias.

Para fazer a Chi Kung, é essencial que a mulher esteja vestida confortavelmente, em um local arejado e silencioso, e de pés descalços. Sendo assim, coloque os pés na largura dos ombros e flexione levemente os joelhos. Feito isso, comece massageando o rosto (testa, boca, orelhas) com as pontas dos dedos.

Em seguida, deslize os dedos até os braços. Assim, desça pela parte interna e suba pela parte externa, seguindo a circulação energética dos meridianos.

Depois, deixe as mãos descerem pelas laterais externas das pernas até chegar aos pés. E então, faça o movimento contrário, subindo pela parte interna das pernas, passando pela virilha.

Finalize com uma das mãos movendo-se para as lombares, enquanto a outra permanece no umbigo. Com os olhos fechados, sinta a energia interna do seu corpo por alguns segundos.

Massagem Mongol – Chua-ka

Essa outra técnica de automassagem utiliza as mãos como ferramentas de libertação do corpo. Sendo assim, é feita com os polegares ao longo de todo o corpo, e trabalha o tecido com profundidade.

Por meio de movimentos longos, que estimulam o sistema circulatório, a pele consegue recuperar sua elasticidade. Justamente por ser um tratamento intenso e delicado, a Chua-ka promove uma incrível sensação de bem-estar, uma vez que elimina dores musculares. E mais do que isso, também alivia as cólicas, ajuda no tratamento da insônia, reduz a enxaqueca, e diminui o estresse.

Massagem Chinesa – Doin

A automassagem Doin, é baseada nos mesmos pontos usados na acupuntura. No entanto, a pressão aqui é feita com as pontas dos dedos. Assim, a massagem estimula os pontos do corpo que apresentam dores causadas pelo congestionamento do fluxo energético dos mesmos.

Sendo assim, as pressões podem ser contínuas ou repetidas. Enquanto a primeira tem o intuito de sedar, as repetidas atuam estimulando os pontos do corpo. Ambas devem ser feitas por 2 a 5 minutos.

Contudo, se você quiser usar essa técnica para aliviar as cólicas menstruais, o ideal é aplicar pressão continua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro.

Massagem Yoga Tailandesa – Nuad Phaen Boran

Por fim, a massagem yoga tailandesa, uma técnica milenar que combina yoga, shiatsu e acupuntura para melhorar a flexibilidade, além de amenizar dores.

Para fazer essa massagem, procure um lugar calmo e silencioso. E então comece sentada, aplicando pressão nas solas dos pés, e lentamente vá se levantando, aplicando a pressão no restando do corpo, até finalizar nas mãos.

Posições para aliviar dores menstruais

Contudo, além das massagens, algumas posições podem ajudar a combater o desconforto causado pela cólica. Confira a seguir algumas dessas posições milagrosas.

Para começar, um exercício de alongamento para aliviar o desconforto na região das costas. Para essa posição, fique deitada de barriga para cima e dobre as duas pernas. Em seguida abrace os joelhos e mantenha-os próximo por 1 minuto.

Outra posição indicada para dores nas costas é a prece maometana. Para fazer essa posição, ajoelhe-se no chão, sente-se sobre os calcanhares e incline o corpo para frente, mantendo os braços e peitos forçados contra o chão.

Para finalizar, uma dica de posição para dormir. O recomendado é deitar-se de lado, com uma almofada ou travesseiro entre meio as pernas, com os joelhos fletidos.

Reflexologia contra cólica menstrual

Por fim, outra técnica muito usada para aliviar as cólicas menstruais. A reflexologia é um tratamento focado em massagear determinados pontos dos pés.

Se você ficou interessada, saiba que é uma técnica é muito simples. Sendo assim, basta massagear com movimentos circulares com o polegar esses pontos a seguir:

Enfim, agora que você já conhece a massagem para cólica menstrual, que tal conferir quais os melhores chás para aliviar essas dores?

Fontes: Tua Saúde, Mulher, Korui

Fonte Imagem Destaque: Incrível.club Docctor Med Delas Ig Vix.com Acupuntura Popular Alto Astral Mulher Veda.ch A Crítica Catraca Livre Tua Saúde

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.