Primeiramente que os ensaios fotográficos com bebês recém-nascidos, os chamados ensaios new born, rendem fotos maravilhosas dos primeiros dias de vida da criança. Mas, se você não quer ter esse gasto no orçamento ou se prefere fazer as coisas você mesma, hoje você vai conferir algumas dicas legais para fotografar seu bebê em casa e ainda conseguir qualidade bem profissional.
Então, como você vai ver, além da qualidade da câmera utilizada (que pode até ser a do seu celular, se tiver uma boa resolução) outros detalhes, como a iluminação do ambiente, contam muito nesses momentos. Contudo, quando o assunto é fotografar seu bebê muitos outros detalhes, fora a parte técnica da fotografia, contam muito. Basicamente, quem dá o tom do ensaio é o bebê e você deve aprender a ler os sinais que a criança emite.
Sendo assim, hoje reunimos uma série de dicas de como fotografar seu bebê em casa mesmo. E muitas dessas dicas podem ainda ser usadas para fotografar crianças maiores.
21 dicas para fotografar seu bebê em casa
Agora é a hora de soltar a criatividade e fazer um ensaio fotográfico nível profissional fotografando você mesmo o seu bebê no conforto de casa com essas dicas super valiosas.
1 – Seja paciente
Ter paciência é fundamental, porque quem vai comandar o ritmo das fotos é o próprio bebê.
2 – Deixe o bebê confortável
É fundamental que o “modelo” fique a vontade. Para isso converse, brinque, coloque uma música agradável. Desse modo você consegue atrair a atenção dele, que vai olhar naturalmente para a câmera. Além disso, nunca force seu bebê a ficar em alguma posição, nem a permanecer quieto para as fotos.
3 – Fotografar seu bebê: espontaneidade
As melhores fotos são as espontâneas, quando o bebê está no ponto focal da imagem. Então tente manter as fotos simples e naturais. Então, relaxe e solte a imaginação, nesse momento o ideal é liberar o seu espírito infantil também.
4 – Interação
Interagir com a criança cria faz toda diferença na hora de fotografar seu bebê. As fotos ficam ótimas, já que capturam a expressão emotiva.
5 – Não force uma situação
Como dito anteriormente, quem vai comandar o ritmo das fotos é a criança. Sendo assim, observe qual é o melhor horário do dia para ela. Se não der certo, tente de novo outro dia, só não force a situação.
6 – Fotografar seu bebê: prese pela diversão
A experiência tem que ser divertida para você e para o bebê. Crianças entre dois e três anos, por exemplo, podem se cansar rápido se você não estimulá-las de alguma forma. Bolhas de sabão, por exemplo, são ótimas para divertir a criança e dão um efeito incrível nas fotos.
7 – Escolha dos looks
Evite roupinhas de cores muito chamativas, como o vermelho, o amarelo ou o laranja quando for fotografar seu bebê. Cores sutis deixam o resultado final mais bonito.
8 – Iluminação
Se for fotografar seu bebê em casa, tente utilizar a luz natural. Mas, claro, não exponha a criança diretamente ao sol, até porque isso não cria sombras muito bonitas nas imagens capturadas.
9 – Fotografar seu bebê: cenário
Quando for fotografar seu bebê em casa, você pode criar aquele efeito de estúdio nas fotos usando lençóis, um tecido felpudo ou até mesmo uma toalha de mesa bonita como fundo das imagens.
10 – Nada de Flash
Além de prejudicar o efeito estético da foto, deixando a imagem “dura”, o flash diretamente na criança pode criar aquele resultado de olhos vermelhos. O ideal é criar uma área de luz fraca e natural, como ao lado de uma janela. Uma estufa de plantas também é perfeito para esse tipo de fotografia.
11 – Momento ideal
O melhor resultado vai sair quando for o melhor momento para o bebê e não necessariamente quem está fazendo as fotos. Portanto, só faça as fotos quando o modelo bebê estiver disposto. Desse modo é muito mais fácil conseguir aquele sorrisinho perfeito.
12 – Recém-nascidos
No caso de bebês com poucos dias de vida, o momento ideal para fotografá-lo é quando estiver dormindo. Nesse momento será mais fácil conseguir expressões relaxadas e agradáveis.
13 – Fotografar seu bebê: prepare o ambiente
Torne o momento ainda mais agradável com estímulos externos, como colocar músicas animadas para tocar. Desse modo os pequenos ficam mais soltos e livres. É possível até que esqueça que está sendo fotografado, o que garante fotos ainda mais fofas e espontâneas.
14 – Sorrisos e muito mais
Na hora de fotografar seu bebê é comum ficar esperando sorrisos. Mas além dos sorrisos, é possível fazer fotos lindas focando em outras expressões do pequeno. Por exemplo, quando ele está com a face séria, os olhos ficam em destaque, dando um realce diferente ao registro.
15 – Colo
Para bebês pequenos, que ainda não sentam sozinhos, o colo é uma ótima saída para fazer fotos. Ou então apoiado no ombro. E o melhor de tudo, é possível evitar aquele efeito amassado que fica quando a criança fica muito tempo em uma posição.
16 – Satisfação do bebê
Criança com sono, cansada ou com fome não rende boas fotos. Então, faça de tudo para o bebê estar completamente satisfeito para transparecer isso nas fotos. Um bom momento é depois da soneca ou da mamadeira.
17 – Fotos em família
Registros com os membros da família é muito legal, e fica ainda melhor com interações genuínas. Então aproveite para não fazer poses pensadas. Todos devem estar confortáveis e interagindo como faria sem estar em frente as câmeras.
18 – Participação
Aliás, falando em fotos com membros da família. Essa é inclusive uma boa técnica para deixar os pequenos mais soltos e confortáveis.
19 – Fotografar seu bebê: utilize brinquedos
Usar brinquedos no ensaio é uma boa opção para movimentar o bebê e prender sua atenção.
20 – Close nos detalhes
Não desperdice nenhum detalhe na hora de fotografar o seu bebê. Faça fotos dando enfoque para cada detalhe do pequeno, mãozinhas, pezinhos, orelha, olhos, tudo deve ser aproveitado.
21 – Equipamentos
Não que você precise ter todos equipamentos de um fotógrafo profissional. Mas uma câmera de qualidade é muito importante, nem que seja do próprio celular.
E então, gostou das dicas? A gente espera que suas fotos fiquem bem fofinhas! Agora, falando em cliques, você pode se interessar em conferir ainda: Como fazer a selfie perfeita e bombar nas redes sociais.
Imagem destacada: Patrícia Paula Fotografia