Perder as contas e ficar na dúvida se está grávida, certamente, é algo que toda mulher fértil e com a vida sexual ativa acaba enfrentando. Nesses momentos, para eliminar a dúvida, nada melhor que os testes de gravidez caseiros. Ou seja, aqueles ao estilo do tempo da vovó.
Entretanto, vale ressaltar, os testes de farmácia são muito mais confiáveis que os testes de gravidez caseiros. Ademais, só com o exame de sangue em um laboratório é possível ter 100% de certeza do resultado.
No entanto, na hora do desespero, alguns truques aplicáveis em casa costumam funcionar como “termômetro”. Então vamos conhecer melhor alguns dos testes caseiros com urina e como identificar o resultado.
Testes de gravidez caseiros com urina
Hoje, no entanto, vamos abordar outras técnicas que permitem fazer testes de gravidez caseiros com o xixi. Para isso, aliás, serão necessários alguns produtos reagentes para funcionar. Por exemplo, produtos de limpeza e até mesmo ingredientes que todo mundo tem na cozinha, como o sal.
Contudo, antes da lista o nosso conselho é para que você tente mais de um método caseiro antes de comprovar ou descartar a hipótese de gravidez. Isso porque esses métodos não são científicamente comprovados.
E, em caso positivo, não deixe de procurar um médico para confirmar a gestação. Aliás, independente do resultado obtido aqui, é preciso um exame de sangue para comprovar que você será mãe.
Aprenda a fazer 11 testes de gravidez caseiros
Então, vamos lá ver como é feito e como funciona os testes de gravidez caseiros.
1. Teste do vinagre
Colete a urina em um recipiente limpo e misture duas colheres de sobremesa ou um jato generoso de vinagre branco. Se a mistura mudar de cor é sinal de que você está grávida. Há quem diga que esse teste é bem semelhante ao do cloro, como você já viu nessa matéria (clique).
Outros, no entanto, dizem que esse teste não é muito seguro, já que o vinagre e a urina são composições ácidas e não reagem quando entram em contato uma com a outra.
2. Teste da mostarda em pó
Considerado um dos testes de gravidez caseiros mais confiáveis dessa lista, e funciona também como uma forma de acelerar a menstruação, caso esteja atrasada por motivos que não seja a gravidez.
O teste consiste em usar a mostarda em pó em um banho morno de imersão. Para isso, encha o fundo da banheira ou uma bacia com água relativamente quente e adicione meio copo americano de pó de mostarda. Então, você só precisa entrar na água e ficar sentadinha ali de 20 a 40 minutos. Se sua menstruação não descer em 2 ou 3 dias, é provável que o resultado seja positivo para gravidez.
3. Teste da Soda Cáustica
Até mesmo soda cáustica pode servir para aqueles teste de gravidez caseiros com xixi para os quais a gente acaba apelando no momento do desespero. Para isso, você só precisa coletar a urina em um recipiente de plástico e acrescentar a ela 1/4 de soda.
Se a urina ficar azul-esverdeada, é sinal de gravidez. No entanto, se ela permanecer sem alterar a cor, o resultado é negativo.
Alerta: todo cuidado na hora de manusear a soda, por isso, use luvas! O produto é altamente corrosivo e pode causar problemas sérios em contato com a pele e, se ingerido, pode matar.
4. Teste do Tylenol com água oxigenada
Sabe aquele comprimido antitérmico e analgésico que todo mundo tem em casa? Ele é composto de paracetamol, que vai ajudar bastante nesse teste.
Para colocá-lo em prática, você vai precisar colocar em um recipiente plástico 1/4 de água oxigenada volume 10, junto com dois comprimidos do remédio. Assim que tudo isso virar uma mistura, adicione a ela 1/4 da urina a ser testada.
Se o conteúdo do frasco ficar azulado, você está grávida.
5. Teste do dente-de-leão
Dentes-de-leão são plantinhas que costumam nascer em jardins. Para o teste, você vai precisar apenas de uma de suas folhas. Tudo o que você precisa fazer, então, é colocar a planta em uma folha de papel ou pedaço de plástico e deixá-la na luz solar direta.
Quando você for fazer xixi, colote a urina em um recipiente e jogue uma dessas folhas nela. Espere mais ou menos 10 minutos e verifique o dente-de-leão: se forem visíveis pequenas bolhas vermelhas na urina essa pode ser uma confirmação de gravidez.
6. Teste da urina amanhecida
Quando for fazer xixi, tudo o que você precisa fazer é coletar uma quantidade expressiva da urina em um recipiente esterilizado, como um pote de exame, por exemplo. Depois é só tampá-lo e deixar que o xixi descanse paradinho, em uma superfície plana, por 24 horas.
No dia seguinte, caso note que se formou uma camada fina e esbranquiçada sobre a urina é possível que você esteja esperando um bebê.
7. Teste do sabonete
Esse é um dos testes de gravidez caseiros mais simples que existe e tudo o que você vai precisar para realizá-lo é de um sabonete que possa ser descartado em seguida.
Quando você for urina, derrame um pouco do xixi na superfície do sabão e observe. Caso tenha o xixi tenha gerado uma reação química e criado bolhas na superfície do sabonete, você está grávida.
8. Teste do açúcar
Colete a primeira urina da manhã em um recipiente e adiciona a ela de 2 a 3 colheres de sopa de açúcar (dependendo da quantidade de líquido). Se o açúcar começar a se dissolver, é provável que você não esteja grávida. No entanto, se a composição começar a empelotar, é possível que seu bebê esteja a caminho.
9. Teste da pasta de dente
Também é possível descobrir se está grávida, em casa, apenas adicionando um pouquinho de creme dental branco à urina. Como no caso do sabonete, se a urina apresentar bolhas e ficar levemente azulada, é sinal de gravidez.
Mas, para que alguma reação ocorra, é preciso ter paciência e deixar que a urina e a pasta de dentes descansem por algumas horas. Então, não tenha pressa e fique de olho!
10. Teste da Coca-Cola
Em um copo americano de Coca-Cola quente e com bastante gás, acrescente uma amostra de urina. Se você misturar os dois líquidos e eles começarem a borbulhar e a soltar espumas, como o copo de chope, você provavelmente vai ter um bebê.
11. Teste com sal
Outro dos testes de gravidez caseiros bem simples é o do sal. Você só precisa coletar um pouco da sua urina e acrescentar sobre ela três pitadinhas de sal. Se formar uma espécie de nata sobre a urina, o resultado é positivo.
Os testes mais famosos
Então, além dos testes apresentados acima, tem ainda aqueles mais famosos, que todo mundo já ouviu falar. Sendo eles:
Teste da Água sanitária
Se trata de um processo bem simples, onde deve-se fazer xixi em um pote de plástico e logo em seguida adicionar a água sanitária. Então, para saber o resultado basta observar se há uma mudança na cor da urina ou uma efervescência, se sim, o resultado é positivo, se não é negativo.
Teste do Óleo de Pinho
Muito semelhante aos outros e consiste em urinar em um recipiente e adicionar um pouco de óleo essencial de pinho. Desse modo, caso a mistura dos dois mude de coloração, o resultado é provavelmente positivo.
Teste da Agulha
Já esse teste de gravidez caseiro é um pouco diferente e mais demorado. Primeiramente a mulher deve colocar a agulha dentro de um pote e depois colocar o xixi. Feito isso, feche o pote e deixe assim por 8 horas. Por fim, se após esse período a agulha mudar de cor, podemos dizer que o resultado é positivo.
Teste do Cloro
Muito popular esse teste é muito rápido. A mulher que suspeita de uma gravidez deve fazer xixi em um poco de plástico e adicionar o cloro em seguida. Então, caso a mistura ficar escura o resultado é positivo. Ou, se não mudar de colocação considere o resultado negativo.
Teste de ferver a urina
Basicamente, a mulher deve ferver a sua urina, preferencialmente em uma panela de alumínio. Então, caso a urina ferva e levante uma espécie de nata, assim como acontece com o leite, um bebê está a caminho. Mas se a fervura for que nem da água, e só ficar borbulhando não tem bebê a caminho.
São confiáveis?
E a pergunta que não quer calar, são realmente confiáveis esses métodos para confirmar uma gestação? Como dito anteriormente, o método totalmente confiável para isso é o teste de sangue. Mas isso não significa que você não possa fazer os testes de gravidez caseiros. Em todo caso, a recomendação é sempre procurar um médico.
Aliás, para os ginecologistas esse tipo de teste é visto como uma crença popular, fruto do senso comum. Sendo assim, servem apenas como forma de amenizar ou diminuir a ansiedade da mulher que se encontra nessa situação. Até porque não há nenhuma comprovação da sua eficácia.
E então, já tentou algum desses testes? Se sim e o resultado foi positivo, temos uma notícia não muito boa para você: Pés de grávidas podem aumentar de tamanho para sempre.
Fontes: Nursing, Antes e Depois, Tua Saúde, Trocando Fraldas, Procriar
Imagem destacada: Mais Fert