Saúde

Problemas de saúde que seu xixi pode indicar: significados da cor da urina

Você presta atenção no seu xixi? Ele pode te dizer como está sua saúde. Observe seu xixi e aprenda a identificar 3 problemas de saúde que podem ser sérios.

Ninguém merece ficar doente, e prevenção é o melhor caminho sempre. Uma das formas de se prevenir de problemas de saúde é ficar de olho no seu xixi. Isso mesmo! Portanto, o seu xixi pode indicar como anda sua saúde. Por isso, prestar atenção em como está o aspecto da urina pode te livrar de dores de cabeça futuras.

Além disso, alguns sinais como dores ao urinar, frequência anormal de ir ao banheiro, presença de sangue e deixar escapar um pouquinho de xixi na calcinha podem estar gritando que tem algo fora do normal no seu corpo. Aliás, ele está querendo te dizer algo e é melhor investigar logo!

Problemas de saúde que você pode identificar através do seu xixi

Incontinência urinária

Você já sentiu aquela urina que, sem controle, escapa um pouquinho, ou aquela vontade incontrolável de fazer xixi?

Esse sintoma pode ser causado por sua genética, obesidade, envelhecimento, gravidez, entre outros fatores.
Aliás, as pessoas mais atingidas por esses problemas são as mulheres e os idosos. No caso das mulheres, elas possuem uma uretra mais curta e o assoalho pélvico mais exposto. Por outro lado, nos idosos, o problema está no enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Felizmente, o tratamento para melhorar a incontinência pode ser feito com fisioterapias para fortalecer o músculo e por medicamentos para conter a urina. Entretanto, em alguns casos mais graves, os médicos podem recomendar uma cirurgia para conter o problema.

Instituto da próstata

Pedras nos rins

O cálculo renal ou pedra nos rins, são cristais que se formam nos rins. Dessa forma, essas pedrinhas podem obstruir o sistema urinário e te causar vários problemas como dores e infecções.

Além disso, presença de sangue, a vontade frequente de ir ao banheiro e a diminuição da urina são sinais de pedras nos rins.

O tratamento é feito por medicamentos, chás e até cirurgias em casos mais graves. Então, para prevenir o aparecimento de pedras nos rins, o recomendado é beber bastante água frequentemente, e evitar o consumo alto de sal e refrigerantes.

Zelas Saúde

Infecção Urinária

Por fim, beber pouca água, segurar o xixi por muito tempo e não higienizar as partes íntimas corretamente, podem contribuir para desenvolver bactérias e com elas a infecção urinária.

Além também que pessoas que tem a vida sexual ativa, baixa imunidade e com uretra curta, no caso das mulheres, são as mais propícias à esse tipo de problema.

Nesses casos, o xixi sai com ardência e dor, podendo haver sangue, a cor é escura e o cheiro é forte. Ainda, há muita vontade de ir ao banheiro.

News Medical

O diagnóstico é através de exames de urina e o tratamento a base de antibióticos. Por isso, ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um médico para que ele te passe o tratamento adequado.

Cores da urina e sua saúde

Secretaria de Saúde de São Paulo

Além desses problemas de saúde, a cor do seu xixi pode revelar muito mais coisas. Por isso, fique atento quando você vai ao banheiro para descobrir o que pode ser.

Então, acompanhe agora o que cada tom pode te dizer e como reverter o problema.

1. Urina transparente

Baby Center

A urina transparente pode indicar que você está se hidratando demais. Ou seja, você bebeu bastante água e não há mais resíduos sendo eliminados, apenas a água. A recomendação de ingestão de água, para adultos, é de 1,5 a 2,5 litros de água por dia.

No entanto, não há nenhum problema aparente quando o seu xixi está transparente, por isso, não se preocupe.

2. Urina cor amarelo claro

Incrível

Quando seu xixi está amarelo claro, quer dizer que está tudo ok. Dessa forma, é a cor recomendada que a sua urina precisa estar: entre um amarelo claro e um amarelo dourado.

3. Urina cor amarelo escuro

Sinutrir

Ainda considerada normal, essa cor no seu xixi pode indicar uma leve desidratação. Sendo assim, beba mais água, pois seu corpo está indicando uma falta de hidratação no seu organismo!

4. Urina cor amarelo âmbar

Medico dos rins

Um nível acima na cor amarela escura, se o seu xixi está com a cor âmbar, fique atento! Seu nível de desidratação está alto, então, vá beber água. Além disso, essa cor de xixi também pode indicar problemas no fígado.

5. Urina cor laranja

Catraca livre

Se seu xixi está com a cor laranja, pode significar que você consumiu Vitamina C demais. Por isso, essa cor pode aparecer quando você consome muitos alimentos com essa vitamina, por exemplo cenouras e laranjas.

No entanto, se essa cor persistir mesmo após a regularização da alimentação, pode indicar algum problema na vesícula ou no fígado.

6. Urina cor rosa ou vermelha

Incrível

Um xixi na cor vermelha ou rosa também pode estar associado à alimentação. Por isso, se você ingeriu muita beterraba, por exemplo, seu xixi poderá sair dessa cor.

No entanto, fique atenta à presença de sangue, pois isso pode indicar problemas de saúde. Por isso, problemas de saúde como infecção, nos rins, fígado ou próstata podem causar urina vermelha ou rosa.

Por outro lado, mulheres em período de menstruação também podem apresentar sangue na urina, o que é completamente normal.

7. Urina na cor marrom ou castanho

Blogs NE10

No caso de urinas na cor marrom, isso indica uma desidratação muito grave. Então, vá agora mesmo beber água e se hidratar! Além disso, também pode indicar problemas de saúde piores, como uma disfunção renal.

8. Urina na cor verde, azul ou preta

MD Saúde

Nos casos de seu xixi apresentar cor meio esverdeada ou azulada, pode ter relação com algum medicamento que você esteja usando. O mais comum é durante o uso de antibióticos. Por outro lado, se não estiver usando nenhum remédio, pode indicar uma infecção por bactérias.

Já quando sua urina é de cor preta, essa cor representa a presença da sua bile no xixi. Isso acontece por lesão no fígado, inflamação ou hepatite. Então, procure um médico com urgência!

9. Espuma no xixi

Busca Fácil Saúde

É bem comum a presença de espuma no xixi, principalmente em jatos mais fortes ou no primeiro xixi do dia. Mas, por outro lado, em caso de muita espuma ou recorrência, pode ter relação com perda de proteína pela urina. Então, fique atenta!

Aprenda a se cuidar mais: Hábito que toda mulher acha correto pode causar mau cheiro na região íntima

Fonte: Vix Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Imagem destacada: Notícias ao minuto

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você