Saúde

Infecção urinária – o que é, sintomas, tipos, riscos e como tratá-la

A infecção urinária é um problema que atinge principalmente as mulheres, mas existe uma razão para isso. Entenda melhor o assunto.

Se você é uma mulher, a infecção urinária talvez seja uma velha conhecida. Isso acontece porque de fato a infecção do trato urinário é mais comum em mulheres do que em homens. Cerca de 30% das mulheres vão apresentar em algum momento da vida sintomas da infecção de forma leve ou acentuada.

Porque as mulheres? Ocorre que a anatomia feminina do trato urinário é mais curta quando comparada ao do homem. Esse encurtamento facilita a chegada de bactérias a uretra o que facilita o desenvolvimento da infecção.

Aliás, a infecção pode ocorrer em qualquer local do sistema urinário. Tanto nos rins, como nos ureteres, ou na bexiga e também na uretra. Os dois últimos são os mais recorrentes em casos de infecção.

Conheça os sintomas da infecção urinária e como tratar

1 – Quais são os sintomas?

Entenda o que é e como tratar a infecção urinária

Os sintomas, muitas vezes, pode variar de acordo como local que está sendo afetado pela infecção. Mas de forma geral, os sintomas são: ardência ao urinar, dores no pé da barriga, vontade constante de urinar e urina vermelha, com presença de sangue.

2 – Quais são os tipos de infecção?

Entenda o que é e como tratar a infecção urinária

Como já te dissemos, a infecção pode afetar qualquer parte do trato urinário e por isso há várias maneiras de ela se manifestar.

A cistite é a infecção que ocorre na bexiga e na parte inferior do trato urinário. Ela é causada por uma bactéria gastrointestinal chamada Escherichia coli, que tem mais facilidade de chegar ao trato urinário por conta da anatomia das mulheres.

A uretrite é quando a infecção atinge a uretra, o responsável por levar a urina para fora do corpo. Também é causada pela bactérias gastrointestinais, pás pode se ocasionar por conta de outros problemas, como: herpes, gonorreia e infecção por clamídia.

A pielonefrite é a infecção dos rins, acontece depois que uma infecção na uretra ou na bexiga passa para os rins. Se não tratada, a infecção pode prejudicar de forma permanente os rins ou evoluir para uma infecção generalizada.

3 – Diagnóstico

Entenda o que é e como tratar a infecção urinária

Sempre que notar os sintomas de uma infecção de urina, o correto é procurar um médico. Será ele quem irá indicar os exames necessários para confirmar se você está realmente com a infecção e qual o tratamento mais adequado.

4 – Tratamento

Entenda o que é e como tratar a infecção urinária

O tratamento pode variar de médico para médico, no entanto, geralmente se utiliza os antibióticos. Mas há casos em que analgésicos também são indicados para cortar a dor e a ardência ao urinar.

Os tratamentos e chás caseiros não são eficientes para eliminar por conta própria as bactérias. No entanto, consumi-los durante o tratamento médico pode agilizar o processo de melhora. Alguns dos chás que podem de ajudar são o chá de manjericão, de aroeira e de carqueja. Além disso, frutas como cranberry e melancia também podem ajudar. E claro, tomar muita água pois quanto mais vezes você for ao banheiro, maiores as chances de expelir a bactéria.

5 – Riscos da infecção recorrente e não tratada

Entenda o que é a infecção urinária e como tratá-la

Cuidado com essa demora para buscar um médico. A infecção de urina não é tão inofensiva quanto parece. Como te dissemos, ela pode danificar os rins permanentemente e ainda pode causar uma infecção mais grave no sangue. Por isso, sempre que notar os sintomas procure um médico.

Quando conseguir tratar a infecção, o ideal é que se continue a tomar bastante água, manter uma boa higiene da região íntima. Dessa forma as chances de a bactéria chegar ao canal urinário caem consideravelmente. Também evite calças muito apertadas e calcinhas de tecidos sintéticos, eles contribuem para a proliferação de bactérias. E sempre que mantiver relações sexuais, urine em seguida.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Seu xixi pode indicar 3 problemas de saúde bem sérios.

Fonte: Gineco, Minha Vida, Saúde.

Imagens: Exame, TNH1, Catraca Livre, Fortíssima, VivaBem, Opas, Nutrimental.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] infecção urinária é causada por micro-organismos que afetam o trato urinário. Esse tipo de infecção, dependendo de onde ela afeta, pode ser […]


Escolhidas para você