Todo mundo acha bonitinho o pé do bebê, não é mesmo? Mas, mesmo que pareça pequeno e frágil demais, a verdade é que essa parte do corpo do seu filhote pode ser uma arma poderosa na hora de acalmá-lo.
Isso porque, algumas desconfortos que o bebê costuma enfrentar, especialmente à noite, podem ser facilmente amenizados (e até mesmo aliviados por completo) com o uso da reflexologia, sabia? Bons exemplos disso são o congestionamento nasal, as cólicas, a tosse e assim por diante.
Claro que a massagem a ser feita deve ser delicada. Uma leve pressão nos pontos corretos no pé do bebê, como você confere logo abaixo, vão mandar longe muitos desconfortos que deixam os pequenos irritados e agitados.
Abaixo, com você vai ver, listamos alguns dos principais pontos que você deve massagear no pé do bebê, segundo os sintomas que ele apresentar.
Pontos para massagear no pé do bebê:
1. Cabeça e dentes
Se o bebê estiver com dores relacionadas à cabeça ou aos dentes novos, massageie com gentileza a área ao redor da parte central dos dedinhos, fazendo pequenos círculos.
2. Nariz e seios nasais
Se o problema for congestionamento nasal e coriza, o ponto certo para massagear no pé do bebê é o centro dos dedinhos.
3. Pulmões
Para aliviar problemas pulmonares e a clássica tosse, massageie a extensão dos seios dos pés.
4. Estômago
Se o problema for relacionado ao estômago, o ideal é fazer com a ponta dos dedos uma massagem que reproduza essa forma geométrica no centro da sola dos pezinhos.
5. Abdômen superior
Uma massagem em toda essa região destacada de rosa pode ajudar o intestino do bebê a funcionar melhor, além de ajudar a eliminar os espasmos.
6. Abdômen inferior
Cólicas e inchaços podem ser controlados a partir de massagem nessa parte superior à sola do calcanhar da criança.
7. Coluna
Bebês não costumam ter problemas de coluna, mas uma massagem bem feita na base dos calcanhares ajuda a criança relaxar e induz ao sono. Esse é um ótimo ponto para passagear antes de colocá-lo na cama, aliás.
E então, você conhecia esses pontos de massagem? Já fez alguma dessas no seu bebê? Não deixe de nos contar suas experiências de maternidade!
Agora, falando em bebês, você precisa conferir ainda: 21 sinais no recém-nascido que podem indicar problemas sérios.
Fontes: Faça Você Mesmo, Histórias com Valor