O Met Gala é um evento anual de gala beneficente em Nova York organizado pelo Instituto de Figurinos do Metropolitan Museum of Art.
O evento marca a abertura da exposição de moda anual do Instituto de Figurinos.
Assim, o Met Gala tornou-se um dos eventos mais importantes do mundo da moda, no qual celebridades e figuras notáveis se reúnem para exibir suas criações exclusivas de alta costura e arrecadar fundos para o Instituto de Figurinos.
- Veja também: Os 50 melhores looks do Met Gala de todos os tempos
20 fatos e curiosidades sobre o Met Gala
1. Origem
O evento foi criado em 1948 como um evento beneficente para arrecadar fundos para o Instituto de Figurinos do Metropolitan Museum of Art.
A ideia inicial era que o evento fosse uma espécie de desfile de moda, com a participação de figuras importantes da indústria da moda e do entretenimento. Durante seus primeiros anos, o Met Gala era um evento relativamente modesto, realizado no salão de baile do hotel Waldorf-Astoria.
2. Caridade
O Met Gala é um dos eventos de caridade mais bem-sucedidos do mundo, arrecadando cerca de 15 milhões de dólares a cada ano. Desse modo, é extremamente lucrativo para o Metropolitan Museum of Art, com ingressos e patrocínios arrecadando milhões de dólares para o museu.
3. Ingressos
Os ingressos para o evento podem chegar até a 50 mil dólares. Assim, o custo do ingresso mais caro para o evento pode chegar a US$ 500.000, dando acesso a mesas.
4. Festa sigilosa
Ninguém sabe ao certo o que ocorre depois que os famosos passam do tapete vermelho. O compartilhamento de conteúdo sobre e durante a gala nas redes sociais é altamente desaconselhado.
Então, o pouco que se sabe são registros fotográficos, principalmente no banheiro, e a atração musical.
5. Recorde de exibição
A exibição da moda do Met Gala de 2018, intitulada “Corpos celestes: moda e a imaginação católica”, atraiu mais de 1,6 milhão de visitantes.
6. Organização 2019
O Met Gala de 2019 foi co-organizado pelo cantor Harry Styles, que também atuou como co-anfitrião ao lado de Anna Wintour e Lady Gaga.
7. Vestido milionário
Em 2022, gerando polêmicas, Kim Kardashian usou o histórico vestido de Marilyn Monroe no tapete vermelho do evento.
Usado na serenata de aniversario do presidente John F. Kennedy, o look está avaliado em mais de 5 milhões de dólares.
8. Documentário
O Met Gala de 2016 foi tema de um documentário da Vogue intitulado “The First Monday in May”, que se concentrou nos bastidores da preparação para o evento.
9. Família Real
Até hoje, apenas dois membros da realeza britânica já participaram do Met Gala: Princesa Diana e Princesa Beatrice. Em 1996, ano em que Diana marcou sua presença, seu vestido causou muita polêmica.
Apesar de ser uma royal, a princesa usou um Dior de lingerie, chocando o conservadorismo da família e da época.
10. Temas
O tema do baile muda a cada ano, com a moda e a arte como inspiração. Eles servem para homenagear artistas, momentos históricos e recentes, e culturas.
Então, dentre os principais temas estão: Corpos Celestiais: Moda e Imaginação Católica (2018); Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza (2023), China: Através do Espelho (2015); A Era de Napoleão: Trajes da Revolução ao Império, 1789-1815 (1989), The Glory of Russian Costume – A Glória do Traje Russo (1976) e Vanity Fair – Feira da vaidade (1977).
11. Lista de convidados
A lista de convidados é cuidadosamente selecionada pelo editor-chefe da Vogue, Anna Wintour. A lista ilustre já contou com celebridades de alto nível como Cher, Madonna, Princesa Diana, Lewis Hamilton, Viola Davis e Rihanna.
12. Briga de família
O Met Gala de 2014 foi marcado pela icônica briga entre Jay-Z e Solange Knowles, sua cunhada.
O motivo do confronto físico não foi divulgado, mas muitos acreditam ser devido ao fato de Jay-Z ter traído Beyoncé.
13. Colaborações
O Met Gala é uma oportunidade para os estilistas e marcas de moda exibirem suas criações. Assim, as celebridades muitas vezes trabalham em colaboração com os estilistas para criar suas roupas para o evento.
14. Repercussão
O Met Gala é um dos eventos mais fotografados do mundo, com uma grande presença de fotógrafos e imprensa.
15. Anna Wintour
Anna Wintour, além de ser editora da Vogue, comanda o evento. Então, ela é quem decide os convidados, lugares na mesa e anfitriões.
16. Oscar da Moda
O Met Gala é frequentemente chamado de “Oscar da Moda”. Isso, por sua vez, ocorre devido a importância do evento para o mundo da moda. Além de ser o principal evento para arrecadação de fundos da instituição, ele também inaugura a exposição do ano do Anna Wintour Costume Center, setor do museu Metropolitan inteiramente dedicado à moda.
17. O “desconvidado”
Anna Wintour é conhecida pela sua rigidez, principalmente em relação ao baile. Qualquer passo fora da curva ou descumprimento de regras pode colocar a celebridade – não importa quem for – na lista negra do Met.
18. Filme
Em 2018 lançaram o filme Ocean’s 8, que se passa no Met Gala. Além de usar o espaço do museu, a temática gira em torno do evento.
Sendo sucesso de bilheteria, o filme conta com a atuação de Rihanna, Anne Hathaway e Sandra Bullock.
19. Data
Desde 2001, o evento geralmente acontece na primeira segunda-feira de maio. Antes disso, acontecia no mês de dezembro.
20. Adiamento
O Met Gala de 2020 foi adiado devido à pandemia de COVID-19 e, em vez disso, foi substituído por uma exposição virtual. O evento de 2021 teve um adiamento para setembro devido à pandemia.
Leia também: 15 curiosidades incríveis sobre a Rihanna
Fonte: O Globo, Revista Marie Claire, Heloisa Marra