Biografias

Rainha Elizabeth II: conheça a trajetória da rainha da Inglaterra

A Rainha Elizabeth II foi a monarca mais longeva da coroa britânica, reinando por 70 anos. Conheça um pouco mais sobre a sua história.

Elizabeth II, foi rainha da Inglaterra e de mais quatorze Estados independentes chamados Reinos da Comunidade das Nações. Ela nasceu no dia 21 de abril de 1926 e foi coroada rainha aos 25 anos de idade.

A Rainha Elizabeth II foi a monarca com o reinado mais longo da história da coroa britânica. Desse modo, em fevereiro desse ano ela completou 70 anos como Rainha. Ela morreu no dia 8 de setembro de 2022, no castelo de Balmoral, na Escócia.

A rainha foi casada com o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Com a notícia de sua morte, seu filho mais velho, o Príncipe Charles assume o trono britânico. 

Sendo assim, hoje iremos conhecer um pouco mais da vida e reinado da Rainha Elizabeth II e o seu legado para a Inglaterra e o mundo. 

Infância e juventude da rainha Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary Windsor, seu nome de batizo, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Elizabeth foi a primeira filha do Duque e Duquesa de York, Albert Frederick Arthur George e Elizabeth Bowes-Lyon. Além dela, seus pais tiveram mais uma filha, sua única irmã, Margarida.

Durante a infância e juventude, tanto Elizabeth quanto sua irmã Margarida foram educadas em casa, tendo sua educação feita por tutores.

Na época em que Elizabeth nasceu, seu avô George V, era o rei, sendo o primeiro membro da família Windsor a chegar ao trono. Sendo assim, ela era apenas a terceira na linha de sucessão ao trono, ficando atrás do seu tio Edward e do seu próprio pai.

Então, com a morte do seu avô no ano de 1936, seu tio assumiu o trono, se tornando Rei Edward VII. No entanto, ele abriu mão do trono em menos de um ano. Edward preferiu abdicar do seu título para se casar com uma mulher americana divorciada. Desse modo, o próximo na linha de sucessão, seu pai, assume o trono em 11 de dezembro de 1936, se tornando oficialmente Rei George VI. 

Portanto, com apenas 1o anos de idade, Elizabeth por ser a primeira filha do rei, se torna a primeira na linha de sucessão ao trono britânico. Então, desde 1951, quando seu pai, o rei começou a apresentar problemas de saúde, a princesa começou a representá-lo em vários compromissos oficiais da coroa, uma espécie de preparação para assumir o reinado.

Casamento

Rainha Elizabeth II: conheça a trajetória da rainha da Inglaterra

Elizabeth conheceu o príncipe, Filipe da Grécia e Dinamarca, com quem viria a se casar, em 1934. Os dois são primos através do rei Cristiano IX da Dinamarca e através da rainha Vitória. Então, em 1939, quando a futura rainha tinha apenas 13 anos de idade, ela afirmou que estava apaixonada por Filipe. O noivado oficial foi anunciado em julho de 1947. 

Contudo, a união dos dois foi repleta de desafios. Isso porque o príncipe não tinha condições financeiras, era estrangeiro e tinha irmãs casadas com alemães que tinham ligações nazistas. Sendo assim, algumas biografias relatam que os conselheiros do rei não consideravam Filipe um bom partido para a princesa. No entanto, isso não foi capaz de impedir o casamento. 

Para isso, Filipe renunciou seus títulos gregos e dinamarqueses e se converteu ao anglicanismo, adotando o título de Filipe Mountbatten, sobrenome da família britânica de sua mãe. Além disso, pouco antes do seu casamento, Filipe foi coroado Duque de Edimburgo, recebendo o título de “Sua Alteza Real”.

Elizabeth II e o príncipe Filipe se casaram no dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster. Então, em 14 de novembro de 1948, Elizabeth deu à luz ao seu primeiro filho, o príncipe Charles. O segundo filho foi uma menina, a princesa Anna que nasceu em 1950. O casal teve ainda mais dois filhos, Andrew que nasceu em 1960 e Edward em 1964.

Por fim, o casal viveu junto por 69 anos. O príncipe Filipe, faleceu no dia 9 de abri de 2021.

Coroação da rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II: conheça a trajetória da rainha da Inglaterra

Rei George VI já vinha tendo problemas de saúde, um câncer de pulmão, causado pelo tabagismo, a alguns anos, e então no dia 6 de fevereiro de 1952 ele faleceu. 

Quando o rei morreu, Elizabeth e o seu marido estavam em uma viagem ao Quênia. Com a notícia da morte, eles retornaram para a Inglaterra, e no mesmo dia, o conselho se reuniu para anunciar que ela sucederia o trono, se tornando oficialmente Elizabeth II. Contudo, os preparativos para a coroação duraram quase um ano após a morte do rei.

Sendo assim, Elizabeth que na época tinha apenas 25 anos, assume o trono e é coroada Rainha no dia 2 de junho de 1953. A cerimônia de coroação aconteceu na Abadia de Westminster, onde ela se casou. Aliás, essa foi a primeira cerimônia de coroação da coroa britânica a ser televisionada.

Na época em que ela assumiu a coroa, Elizabeth II já era mãe de Charles e Anne. Sendo assim, a família Real passou a morar no Palácio de Buckinghan, localizado no centro de Londres.

Jubileus da Rainha Elizabeth II

Jubileu significa a celebração de um evento importante que acontece há vários anos. No caso da monarquia, o jubileu se refere às celebrações relacionadas aos anos específicos de reinado de um monarca. Então, como sabemos a Rainha Elizabeth II foi a monarca com o reinado mais longo da história da coroa britânica, e por isso teve muitos jubileus. 

Jubileu de Diamante

Em fevereiro de 2012, a Rainha Elizabeth comemorou a marca incrível de 60 anos de reinado, o Jubileu de Diamante. Para a ocasião, teve uma enorme festividade com vários shows, com artistas como Paul McCartney, Stevie Wonder, Kylie Minogue entre outros.

Jubileu de Safira

Então, cinco anos depois, em fevereiro de 2017, a rainha celebrou 65 anos de reinado, superando a sua tataravó, a rainha Vitória, que reinou por 63 anos. Aliás, ela foi a única monarca britânica a celebrar o tão almejado Jubileu de Safira. 

Jubileu de Platina

O último Jubileu da Rainha foi no dia 6 de fevereiro de 2022, quando aos seus 95 anos de idade, Elizabeth II completou 70 anos de reinado. Por ser uma data muito marcante, não só para ela, mas para a coroa britânica, foram realizadas diversas celebrações pela data, reunindo os membros da família Real.

Filhos e netos da Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II: conheça a trajetória da rainha da Inglaterra

A Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip tiveram quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. 

Príncipe Charles

O Príncipe de Gales se casou com Lady Diana, e juntos tiveram dois filhos: o príncipe William e o príncipe Harry.

Princesa Anna

A Princesa Anna se casou com Mark Anthony e também tiveram dois filhos: Peter Philips e Zara Philips.

Príncipe Andrew

O Príncipe Andrew se casou com Sara Ferguson e tiveram duas filhas: Beatriz de Iorque e Eugênia de Iorque.

Príncipe Edward

Por fim, o filho caçula da Rainha Elizabeth II que se casou com Sofia Rhys-Jones com quem teve dois filhos: Luísa Windsor e Jaime, Visconde Severn.

Sucessão

Rainha Elizabeth II: conheça a trajetória da rainha da Inglaterra

Então, como vimos até aqui, a Rainha Elizabeth II é a monarca com o maior reinado na história da coroa britânica. E como segue a norma da monarquia, a linha de sucessão do trono segue a ordem a seguir.

Primeiro:  Príncipe Charles, filho primogênito de Elizabeth;

Segundo: Príncipe William, filho primogênito de Charles;

Terceiro: Príncipe George, filho primogênito de William.

Morte da rainha Elizabeth II

Aos 96 anos de idade, a rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da coroa britânica morreu no dia 8 de setembro de 2022. Elizabeth morreu no castelo de Balmoral, na Escócia e o anúncio do seu falecimento foi feito por meio dos canais oficias da família real.

A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei [Charles III] e a rainha consorte [Camila] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, comunicou a Casa Real.

Então, com a morte da rainha, Charles se torna o rei da Inglaterra. Pelos ritos oficias, Charles poderia escolher o nome que iria adotar como rei. No entanto, ele seguiu as tradições e manteve o título de rei Charles III.

LEIA MAIS:

Fontes: Purepeople G1 Ebiografia Mundo Educação Brasil Escola

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você