Já pintou ou descoloriu as madeixas, e obteve como resultado o cabelo laranja? Primeiramente, os cabelos tingidos são tendência no Brasil e no mundo. No entanto, o procedimento requer muito cuidado ao ser feito em casa. Extravasar nas cores do cabelo requer um pouco de conhecimento prévio, uma vez que a tinta é um produto muito agressivo, principalmente se usada indevidamente.
A principio, é de amplo conhecimento no mundo feminino que os processos químicos podem gerar efeitos positivos e negativos. Quer um exemplo prático? Muitas vezes, um simples processo de mudança de cor no cabelo, pode levar à uma tonalidade não planejada. Um dos principais exemplos é o tom laranja indesejado.
Podemos dizer, com tranquilidade, que esse efeito acidental ocorre predominantemente em loiras. Apesar disso, sempre existe uma possibilidade de acontecer em outros tons de cabelo.
Outro exemplo é na aplicação de luzes no cabelo. Em muitos casos, o tom alaranjado aparece sem querer, após a realização desse procedimento. Mas, chega de conversa, vamos compreender mais sobre esse fenômeno.
Como acontece o cabelo laranja?
Sabe aquela preguiça que dá na hora de ir ao salão para retocar a cor do cabelo? Pois é, este é o maior inimigo para quem tem mechas e cabelos completamente loiros. O método caseiro, às vezes, traz mais problemas do que soluções. As tintas de caixinha, compradas no supermercado, estão no topo das causas desse efeito alaranjado.
Portanto, se tingir o cabelo em casa já é perigoso, descolorir é ainda mais. Retirar a cor do cabelo pode trazer estragos indesejáveis. Ou seja, clarear o fio capilar para atingir o platinado é um processo que pode acabar levando ao cabelo laranja. Dito isso, a maior prevenção contra o cabelo laranja indesejado é ter domínio da técnica antes de tentar fazê-la.
Regras básicas
Ao tingir o cabelo, existem alguns erros graves que podem ser corrigidos. Alguns conceitos básicos precisam ser levados em consideração para realizar o procedimento. Listamos aqui os principais, para que não se surpreenda com algum resultado negativo. Portanto, não ignore as dicas a seguir!
Saiba o que é altura de tom
Não tem como entender o cabelo laranja sem saber o que é a altura do tom. Primeiramente, todas as cores que podem aparecer no seu cabelo surgem de acordo com a matização, isto é, com a descoloração dos fios. Basicamente, existem 10 tons possíveis, sendo o laranja nível 6, ou seja, entre o loiro escuro e o alaranjado.
Mas, por que exatamente precisamos saber disso? Porque o processo de matização passa por várias etapas.
É necessário, portanto, saber identificar em que ponto está a coloração. Dá só uma olhada nos níveis, para ter uma noção dos níveis de coloração.
Viu só! Essas são as cores possíveis de aparecer no seu cabelo com a matização. Portanto, se chegou ao 6, ou seja, na cor laranja; você está à dois passos de alcançar o loiro desejado, ou o platinado da moda. Ainda não acabou, agora é hora de passar para próxima regrinha básica, para dar fim à pigmentação alaranjada.
Tempo de descoloração
Muitas pessoas afobadinhas não esperam o tempo necessário para descoloração. Ou mesmo, a deixam ficar além do tempo determinado nas embalagens dos produtos. Pois bem, saiba que aí mora o problema, porque são dessas atitude que surge o cabelo laranja. Portanto, oriente-se em relação ao nível que deseja atingir e, sobretudo, veja quanto tempo o produto deve fazer efeito.
Normalmente, se o descolorante for bom, a duração leva cerca de 30 minutos. Mas, o mais indicado é ficar de olho nas instruções do produto. Além disso, existem dois tipos de pós descolorante: o pó azul, que ajudar a neutralizar, e o pó de tom amarelado e sem amônia. Este último é ideal para não agredir tão fortemente o cabelo.
Água oxigenada
Para não atingir o nível 6 de cabelo laranja, observe bem qual o volume indicado de água oxigenada. Sem o auxílio desse líquido poderoso, não tem jeito de descolorir o cabelo. Existem 4 volumes e cada um deles é indicado para determinado tipo de reação. Portanto, veja bem quais são eles:
- volume 10 – usado para hidratação
- volume 20 – usado para cobertura de brancos
- volume 30 – clareia até 3 tons do cabelo
- volume 40 – clareia até 5 tons do cabelo
Tirando o tom do cabelo laranja
Por fim, o processo de retirada desse tom alaranjado, tão indesejado, é feito por meio de tonalizantes. Isso ocorre através de aplicações de corretores neutralizantes, feitos exatamente para essa função.
O produto age na retirada dos reflexos responsáveis por gerar a cor laranja. Contudo, não confunda tinta com corretor, ambos desempenham papeis diferentes.
Por fim, saiba mais sobre cabelos coloridos em Cabelo tingido: dicas, shampoos e outros produtos para cuidar da cor
Fontes: Soft Hair, Bellkey 1, Quero Muito, Fique Diva com Niely, Beauty Color, Sempre Pronta, Site de Beleza e Moda, Glamour,
Fontes de imagens: Medium, Quero Muito, Zoom, Bellkey 1, Belkey 2, Site de Beleza e Moda, Casa Nostra Cosméticos, Top View,