Moda

Estampas clássicas – 12 possibilidades para você integrar nos seus looks

Dentre tantas opções, existem estampas que nunca saem de moda e que são prioridade no guarda-roupa.

Você sabe quais são as estampas mais populares ao redos do mundo? Entra ano e sai ano, as variações diversas de cores, formatos e composições permanecem em alta no mercado fashion. Listrada, geométrica ou floral, não existem limites quando o assunto é confeccionar novas peças que, de alguma forma, sempre vão lembrar de onde surgiram. Da mesma forma, esse é o caso das estampas clássicas: elas jamais perdem sua elegância e popularidade, tornando-se ícones atemporais.

São inúmeras as possibilidades contidas no design de uma estampa, muitas vezes bombásticas o suficiente para influenciar o rumo das mais variadas coleções de estação. Apesar disso, as estampas clássicas apresentam uma qualidade que não é influenciada pelo curso das temporadas fashion, portanto nunca saem de moda.

Sobretudo originadas das mãos dos estilistas mais consagrados da história ou de lugares marcantes por sua relação com a moda, confira agora 12 das estampas mais populares do mundo inteiro.

As 12 estampas clássicas mais famosas de todos os tempos

1 – Vichy

estampas clássicas
Fonte: Feira shop

A estampa Vichy surgiu em 1950 e é o retrô mais popular de todos. Nesse sentido, seu padrão quadriculado é extremamente romântico e vintage, sendo o estilo mais usado pelas modelos pin-up e retratando seu poder feminino e ao mesmo tempo voluptuoso.

2 – Liberty

estampas clássicas
Fonte: Elo7

A Liberty, floral clássico com desenhos pequenos, possui mais de 500 tipos de possibilidades e é acima de tudo um guia histórico da moda feminina. Foi criada em 1875 por Arthur Lasenby Liberty, em Londres, onde o empresário confeccionava as roupas a mão, estampando-as com florzinhas.

3 – Listrado Navy

Fonte: Nit

O navy estourou depois de passar pelas mãos de uma das estilistas e cabeça de uma das casas de moda mais famosas de todos os tempos, Coco Chanel. Buscando inspiração para sua coleção esportiva, Chanel encontrou o que precisava junto dos pescadores de Deauville, saindo daí o “navy”, traduzido para marinha. Nesse sentido, a listra horizontal azul em um fundo branco é famosa até hoje por integrar os mais variados looks de verão por sua qualidade fresca e chique.

4 – Estampas Pied-de-Poule

Fonte: Just Lia

Bem como o navy, outra obra de Coco Chanel, o pied-de-poule, traduzido para “pé de galinha”, é um marco da moda urbana francesa. Acima de tudo, seu design era sempre feito em lã e integrado por duas cores, e lembra as marcas de pisada de galinha deixadas no chão: daí o título de pé de galinha. Existe ainda o pied-de-coq, ou pé de galo, com motivos um pouco maiores do que o do pied-de-poule.

5 – Risca de Giz

Fonte: Fórmulas da Imaginação

Um ícone da elegância clássica, o padrão de riscas brancas em fundo preto, cinza ou azul-marinho foi popularizado primordialmente pelos gangsteres americanos de 1920 e seus ternos. Hoje em dia, a peça de alfaiataria leva as mais diversas combinações e é usada de modo informal.

6 – Tartan

Fonte: Fashion Bubbles

Originário dos clãs históricos da Escócia, o xadrez tartan ou tartã é feito em lã grossa e possui padrões variados. Do mesmo modo, Coco Chanel foi a responsável por popularizar a estampa clássica ao inseri-la em seus designs femininos, unindo elegância e conforto em peças atemporais. Por outro lado, o tartã também era preferência dos punks dos anos 70, que encontraram no estilo a possibilidade de romper com a cultura e transformar o uso das peças em sátira.

7 – Argyle

Fonte: Freepik

Do mesmo modo, o xadrez Argyle também é proveniente dos clãs escoceses, mais especificamente dos Campbell da região de Argylle. Muito encontrado em suéteres e coletes mais tradicionais, por exemplo, as peças estampadas com Argyle possuem um ar sofisticado inconfundível, seus losangos lembrando diamantes.

8 – Zig zag Missoni

estampas clássicas
Fonte: Catawiki

Uma das estampas clássicas mais vibrantes e divertidas do mercado, a composição em zig zag da grife italiana Missoni vai muito além das peças de roupa. Suas cores fortes e linhas em zig zag já foram parar em diversas linhas de acessório e até mesmo de decoração. A Missoni está em roupas de cama, toalhas e almofadas. Além disso, está também em um modelo do Converse All Star, tênis queridinho das ruas, e nas conhecidas Havaianas, integrando a coleção da primavera de 2011 da marca.

9 – Xadrez Burberry

Fonte: Versatille

O xadrez segue sendo uma das estampas mais populares do mundo. Os tons de preto, branco, bege e vermelho eternizados pela grife Burberry vem de muito antes, quando em 1856, Thomas Burberry confeccionava roupas quentes para os soldados da Inglaterra. Hoje em dia, o padrão é visto em várias camisetas, bolsas e gravatas, e principalmente nos famosos casacos trench coat, que em outras palavras, são os casacos de soldado.

10 – Paisley

Fonte: The Irish Times

A estampa Paisley é uma das contradições mais famosas de todos os tempos: inicialmente utilizada pela aristocracia britânica e conhecida por sua sofisticação, a composição colorida foi apropriada durante a contracultura nos anos 70 pelos hippies, que integraram o design em todos os tipos de saias, blusas e calças. Hoje em dia, porém, a Paisley é lembrada principalmente por seu papel no movimento hippie.

11 – Estampas de onça e leopardo

Fonte: Capricho

Nesse meio tempo, o animal print segue sendo uma das composições preferidas da moda urbana. Popularizado como oncinha, é impossível sair de casa e não encontrar pelo menos uma pessoa que integrou a estampa ao seu look. Afinal, o visual é um marco histórico, originado da idade da pedra e jamais abandonado.

12 – Estampas Pucci

estampas clássicas
Fonte: Metrópoles

Emilio Pucci também foi o responsável por popularizar o lado da moda vibrante e multicolorido que jamais perde seu fator chique. Composta por desenhos geométricos e de tons primordialmente azuis, roxos e amarelos, a intenção das estampas Pucci é transportar quem as usa para lugares paradisíacos. Além disso, existem mais de 25 mil variações do desenho!

E aí, o que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Mix de estampas, como usar? Dicas e inspirações de look

Fontes: Vix, We Fashion Trends

Imagens: Feira Shop, Elo7, Nit, Just Lia, Fórmulas da Imaginação, Fashion Bubbles, Catawiki, Freepik, Versatille, The Irish Times, Capricho, Metrópoles

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você