Celebridades

Coco Chanel – História, carreira, curiosidades e influência na moda

É difícil pensar em Coco Chanel sem pensar em elegância e sofisticação. Sua história é proveniente de uma grande luta pessoal em prol da liberdade estética feminina.

Atualizado em 03/09/2020

Sinônimo de sofisticação e elegância, Gabrielle Bonheur, vulgo Coco Chanel, revolucionou as tendências femininas de sua época e vive até hoje na história da moda. Portanto, quem diria que uma mulher de origem humilde e conservadora, vinda de uma pequena vila da França e, posteriormente, entregue à adoção; seria tão bem sucedida no indústria da estética!?

A princípio, a marca Chanel nasceu para simplificar a vida das mulheres com seus modelos graciosos de roupas e acessórios altamente sofisticados. Desse modo, suas criações deram adeus aos desconfortáveis trajes femininos. O minimalismo em suas obras é reflexo de sua personalidade forte e direta. Sem desvio de caráter e sem firulas. Portanto, não foi à toa que a modista protagonizou a transição da moda rumo à modernidade.

Antes de tudo, adentrar a história dessa grande artista significa lembrar que Chanel é parte de uma reflexão importante sobre o empoderamento da mulher. Graças a sua conquista, se concretizaram os anseios e desejos pela liberdade feminina. E, consequentemente, sua história permanece na luta, inspirando e encorajando estilistas do mundo inteiro.

História de origem de Coco Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Etiqueta Única

O dia 19 de agosto de 1883 foi marcado pelo nascimento de Gabrielle Bonheur Chanel. Sua família morava em uma pequena Vila chamada Saumur, no interior da França. Para sustentar a casa, sua mãe trabalhava como lavadeira e o seu pai, como vendedor roupas. No entanto, a morte precoce de sua mãe deixou a estilista órfã aos seus seis anos de idade.

Sem o apoio da esposa na criação dos filhos e filhas, o pai não conseguiu cuidar de todos. A solução, então, foi entregar parte dos filhos ao orfanato da cidade de Auvergne.

Chanel esperou o retorno do pai até os seus 20 anos de idade. Uma de suas irmãs também viveu este período junto a ela. Em 1903, as duas saíram para trabalhar e construir suas vidas.

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Super Interessante

Não foi nada fácil se virar para ganhar a vida e se sustentar no início de sua carreira. A princípio, seu primeiro emprego, aos 18 anos, foi como balconista em uma loja de tecidos. O local foi, sobretudo, a principal influência para que ela se tornasse estilista porque, ao trabalhar neste estabelecimento, Chanel aprendeu a costurar.  A partir disso, passou a atuar na função de reparos e nas criações de roupas para as clientes.

Origem do apelido

Mesmo se dedicando com bastante energia ao seu emprego de costureira na alfaiataria, o dinheiro não foi o suficiente para viver. Ainda morando com a irmã, ambas resolveram iniciar nos trabalhos da noite. De tanto procurar, encontram, enfim, uma vaga de cantoras em um renomado Cabaret da cidade. Todas as noites, as duas interpretavam a música “Qui qu’a vu coco” de Alexandre Desplat.

O famoso filme “Coco Avante Chanel”, interpretado por Audrey Tautou e dirigido por Anne Fontaine; ilustra um pouco da rotina das irmãs Chanel. O emprego noturno deu a oportunidade para Grabrielle expandir os seus contatos e abrir as portas para o seu talento. Além disso, sua marcante apresentação batizou-a com o apelido “Coco”, trecho retirado da música interpretada pelas irmãs.

Consequente ao ambiente, Coco conheceu o milionário Étienne Balsan. Com ele, construiu uma história de amor e viveu o seu primeiro romance. Após um tempo de relacionamento, o militar retornou para a cidade de Compiègne. Sua irmã também seguiu a vida e acabou se casando com um barão.

Dessa maneira, vendo-se só e sem sua parceira de palco, o jeito mesmo foi correr atrás de seus sonhos. Com a finalidade de chegar aos confins da moda, Chanel resolveu pedir abrigo temporário para o ex-amante e acabou por lá um bom tempo de sua vida. A princípio, a nova realidade lhe trouxe oportunidades de ouro, porque lá ela passou a ter contato com a mais alta sociedade da época.

Inspirações para suas obras

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
EOB

Coco Chanel se tornou uma ótima observadora. Dentre suas prioridades, o conforto e a praticidade das mulheres estavam em primeiro lugar.

Mesmo morando com Balsan, casar-se nunca foi o seu objetivo. Nem mesmo Boy Capel, amor da sua vida, a fez desviar do foco do seus sonhos. Graças à sua persistência única, seu estilo sem espartilhos, chapéus pequenos e sem plumas, com calças e gravatas; ganhou os corações dos homens e das mulheres.

Sobretudo, na época da sua juventude, predominavam os vestidos longos e rodados, com muitos acessórios e detalhes espalhafatosos. A vestimenta era totalmente inflexível e desconfortável, o que causava repúdio a Chanel. Sentar ao chão, andar a cavalo ou simplesmente dançar eram tarefas quase impossíveis.

Por outro lado, a jovem estilista começou a revelar um novo modo de se vestir com leveza e elegância, que começava a alcançar os padrões ideais de beleza.

chapéu de menor porte foi o seu primeiro impacto na sociedade da moda e ganhou as atenções das mulheres. A peça, sem grandes adereços, expunha o rosto, dava visibilidade e realçava os traços da mulher. Em 1910, após a popularização da sua invenção, Chanel inaugurou, em Paris, a Chanel Modes, boutique de Chapéus.

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Art Of Mike

Em outras palavras, a “21 rue Cambon” nunca mais foi a mesma depois da presença da modista. Seu objetivo sempre foi se instalar e mudar a história da moda a partir daquele local.

Deauville, aliás, estava no centro da visibilidade mundial, e a autenticidade de Chanel não passou despercebida. Nesse sentido, as pessoas que transitavam, as roupas dos seus amantes, os incômodos das mulheres, tudo foi fonte de inspiração aos seus 29 anos de idade.

Ascensão de Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
MissOwl

Posteriormente à sua conquista, Coco Chanel expandiu as suas criações a outros tipos acessórios. As camisas listradas, estilo marinheiro, os modelos esportivos, como os pijamas de praia; e a as calças longas, foram paulatinamente se instalando nos guarda-roupas das mulheres. Os elegantes colares perolados, os anéis e brincos, as jaquetas e demais objetos compunham e completavam os looks dando ar de elegância, seriedade e, acima de tudo, revolução.

A princípio, sua iniciativa não só beneficiou a alta sociedade e trouxe importantes mudanças, como também gerou empregos para centenas de pessoas na época. No entanto, não demorou muito para que o cenário de guerra se estabelecesse e obrigasse Chanel a encontrar novas maneiras de manter-se ativa, para contornar a situação.

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Thing Link

O inicio da Primeira Grande Guerra, em 1915, mudou os esquemas de circulação da cidade e a elite se retirou para outros lugares. Mesmo assim, a estilista não deixou a peteca cair e partiu para uma mansão com Capel. Lá, organizou o espaço e contratou cerca de 60 funcionários para dar continuidade à sua missão inovadora.

Reviravolta

Então, a realeza espanhola se instalou na região durante a guerra. Coco Chanel estabeleceu contato com os imigrantes e conseguiu apoio financeiro. Seu amante a ajudou também a manter a produção em alta por meio de um empréstimo. O resultado do esforço foi o lançamento da Maison de Couture, e suas peças voltaram a dominar o mercado.

Apesar de lidar com uma sociedade altamente machista, a principal conquista de Chanel neste período tão difícil para todo mundo foi sua independência financeira. Em apenas 1 ano, o seu sucesso alcançou as revistas de moda e se proliferou ao ponto de aumentar o seu patrimônio e realizar o maior dos seus sonhos.

Portanto, em consequência de seu trabalho e dedicação, a estilista conseguiu sanar suas dividas. Em contrapartida, dos 60 funcionários, a “Coco Chanel” passou a abrigar 300 trabalhadores em suas lojas e confecções.

No pós-guerra, inclusive, ela abrigou muitos imigrantes de todo o mundo. Os russos foram os principais influenciadores na ampliação dos produtos da Coco Chanel nos diversos nichos da estética.

Nº 5 Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Minha Tia Tinha

A princípio, a ambição da estilista cruzou fronteiras e abriu as portas do século XIX com novas caras e estilos. Sem se abster das oportunidades e com muita coragem, a modista se relacionou com os aristocratas russos na cidade de Biarritz. A partir dessa relação, ampliou os seus conhecimentos e pode saber um pouco mais da moda russa, propondo algumas trocas.

Chanel se mostrou uma verdadeira mulher de negócios. Tanto que seu nome está marcado na história há inúmeras décadas.

Portanto, sua ousadia resultou na encomenda do Perfume Nº 5, da Coco Chanel; fabricado pelo respeitado perfumista Ernest Beaux. Desde então, seus produtos dominaram ainda mais as ruas de Paris. Casacos, vestidos, saias, blusas e chapéus Chanel se valorizaram e se tornaram, sobretudo, sinônimo de sofisticação.

Coco Chanel em Veneza

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Miss 7

Infelizmente, um trágico acidente de carro cruzou o caminho de Capel e abalou completamente a vida de Chanel. Paris agora era fonte de lembranças tristes, que passaram a assolar a vida da estilista com a perda do seu fiel amante. Com o intuito de fugir um pouco da realidade e tentar esquecer a tragédia, Coco resolveu se mudar para Veneza e explorar o potencial da capital em busca de novas inspirações.

Os estudos das cores de Tintoretto e o signo de leão, presentes na vida da cidade, passaram a se manifestar em suas obras. Em quase todas as suas criações, lá estava o símbolo marcado.

O terninho com saia e todo o talento escomunal de Chanel, assim, ganharam espaço. Assim, como sempre, dominaram o estilo local. As novas nuances e adaptações, em suma, deram o ar enraizado nos modelitos e logo as pessoas de Veneza compraram sua ideia.

Maquiagem Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Pinterest

Ainda ambiciosa pelo mundo da estética, Coco Chanel resolveu ir mais a fundo e criou o linha de maquiagens, com batom e pó compacto da marca. Logo depois desta criação, ela lançou mais uma loja, a “Parfums Chanel Society”. Com efeito, conquistou, afinal, a indústria cosmética.

Os boatos, aliás, correram tão longe que a estilista foi requisitada para produzir figurinos em Hollywood e vestir as celebridades do cinema norte-americano.

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Savoir Flair

Em 1935, com o auge de sua carreira e com as estrelas do cinema divulgando suas finas criações, Chanel empregou mais de 4.000 funcionários para conseguir suprir as demandas de suas lojas.

A maior de suas paixões continuou sendo o trabalho e sua altivez voraz a fez batalhar em suas obras por vários anos de sua vida. De fato, na vida é como a  própria Chanel dizia: “a força se consegue com fracassos e não com sucessos”.

Mesmo com a vinda da Segunda Guerra Mundial, algumas lojas se mantiveram e a modista deu a volta por cima. Na primeira oportunidade, já em 1954, a reabertura do seu Ateliê de costura arrebatou a mulherada mais uma vez. Tudo isso só se tornou possível graças à multiplicidade, e à capacidade de renovação e de reinvenção de Chanel.

E, aos seus 71 anos de idade, todas essas qualidades permaneceram vivas e mantiveram as bases da sua personalidade.

Para sempre Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Pinterest

Coco Chanel, portanto, superou todas as barreiras sociais, financeiras e patriarcais com muito vigor, sendo assim até o final de sua vida. Em 1971, a estilista faleceu em seu apartamento, no Hotel Ritz de Paris, durante uma noite do mês de janeiro. Seu legado é, até hoje, consumido e reproduzido por seus fiéis seguidores do mundo da moda e por todas as clientes eternas da marca.

A frase “Sou contra a moda que é passageira. Não consigo imaginar que se jogue roupa fora só porque é primavera” dita por Chanel é a maior prova da suas existência.

Mesmo com o passar do tempo, todos os anos, a modista recebe uma grande homenagem. Em suma, estilistas de todos os gêneros reconhecem a sua história e não deixam passar em branco a sua contribuição para a ciência estética.

Frases marcantes de Coco Chanel

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Westing

Desbravar sua época e derrubar preconceitos, sem dúvidas, não poderia ter sido concretizados sem uma personalidade marcante. O seu estilo não foi só sua manifestação profissional de técnicas de costura, mas também uma forma de exposição dos seus pensamentos e ideais diante das barreiras sociais da época.

Separamos, por fim, algumas das corriqueiras frases ditas pela estilistas que foram o motivo para que ela se tornasse tão conhecida e respeitada pela elite, pela moda e por mulheres do mundo inteiro. Sua falas são inspiradoras e nos inspiram força para encarar o dia e protagonizar mudanças.

Frase 1

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Badalo

“Não me importa o que pensa de mim. Eu não penso em você.”

Frase 2

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Veja

“Elegância é quando o interior é tão bonito quanto o exterior”.

Frase 3

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Pult 24

“Um homem pode ser o que ele quiser, mas ele permanecerá sendo apenas o acessório da mulher”.

Frase 4

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Be My Guest

“A moda é arquitetura: é uma questão de proporções”.

Frase 5

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Metropoles

“Não é o aparecimento, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. E, certamente, não é a roupa, é a classe.”

Frase 6

 

Cocco Chanel - biografia, carreira, fatos curiosos e influência na moda
Domestika

“A moda não é algo que existe apenas nos vestidos. A moda está no céu, na rua, a moda tem a ver com as ideias, a maneira como vivemos, o que está acontecendo.”

Por fim, saiba mais sobre produtos da Coco Chanel leia Bolsa chanel – Origem, estilos e dicas para identificar versões falsas

Fontes: Firstfifteen, EOB, Stylight, Super Interessante, eBiografia, Peguei Bode,

Fontes de imagens: Etiqueta Única, Super Interessante, Les Cultivores, Art Of Mike, Miss Owl, Think Ling, Minha tia Tinha, Miss 7, Pinterest, Savoir Flair, Westing, Badalo, Veja, Be My Guest, Metropoles,