Casa & Decoração

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

Que o minimalismo está em alta todo mundo já sabe, agora, que ele vai além de estilo e pode ser levado para a vida, é uma novidade para muita gente!

Atualizado em 31/10/2018

O minimalismo surgiu através de movimentos artísticos do século 20 que questionavam a sociedade de consumo e seus excessos. E hoje, vemos muitas pessoas aderindo ao estilo minimalista. Mas daí surge o questionamento: Ser minimalista custa caro?

O estilo minimalista tem se feito presente principalmente em decorações e na moda. Mas o minimalismo vai além disso. É mais um pensamento que pode ser levado para a vida. Descubra como o minimalismo pode te ajudar.

Recentemente a Netflix disponibilizou um documentário com o nome “Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes”.

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

O documentário apresenta a vida de pessoas minimalistas em diversas esferas e como essas pessoas vivem após abrir mão dos excessos da vida.

Entenda como o minimalismo muda sua vida:

1. Valorizar pessoas ao invés de coisas

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

O minimalismo traz uma reflexão acerca das coisas que realmente importam. É comum vermos em nosso meio pessoas que valorizam mais as coisas que possuem do que as pessoas que convivem com elas. E isso é uma realidade da era em que vivemos.

Aconteceu uma desordem nos valores, “valorizam mais as coisas que as pessoas”, talvez você já tenha escutado algo desse tipo por aí, e isso é fruto do excesso de produtos. O minimalismo ensina que mais importante que os bens materiais são as pessoas que nos rodeiam, e que, valorizar essas pessoas é que nos faz bem.

2. Viver mais leve

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

Um desejo de grande parte das pessoas é viver a vida com menos preocupações. Mas, o minimalismo transmite que ter uma vida mais leve é o resultado de escolhas certas, de dizer não para os excessos e viver com o essencial.

É não se preocupar com as contas feitas para adquirir aqueles bens que nem serão úteis. E isso inclui, inclusive, ter menos tarefas para fazer, e focar nas que são indispensáveis.

3. Consumir de forma consciente

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

Algumas pessoas têm a percepção de que para ser minimalista precisa abrir mão de tudo que possui e viver sem nada, mas, não é isso.

O minimalismo está ligado com a felicidade, e para isso, são necessários coisas que proporcionam isso em um certo grau. Ser minimalista não significa não comprar nada, mas, comprar fazendo escolhas certas e que serão totalmente úteis.

Você não precisa se desesperar, com o minimalismo você aprenderá a hora certa de ir às compras e quais coisas levar.

4. Otimizar as tarefas de casa

4 formas como o minimalismo pode mudar sua vida

Ter uma casa enorme parece o sonho de milhares de pessoas. Mas, por outro lado, diversas pessoas, no mundo todo, estão largando suas mansões para viver em espaços bem menores.

E os resultados são muitos, como ter um espaço menor para limpar, menos móveis para limpar e organizar.

E então, o minimalismo faz seu estilo? Ou você gosta de mais “informações” na decoração? Não deixe de comentar!

Agora, se você gostou desse papo, provavelmente vai gostar de conferir ainda: Tendências em decoração 2019: as cores que vão (re)vestir sua casa.

Fonte: Yogui

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf