Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda e tipos de estilo

É normal confundir estilo com moda, apesar de estarem relacionadas, são duas coisas diferentes nesse e em outros contextos.

Estilo, essa é uma palavra que usamos muito para nos referir a uma enorme variedade de coisas, dentro da moda, da música, da arte, da arquitetura e tantas outras. Mas definir exatamente o que é, e conceituar essa palavra é uma tarefa um tanto complexa, já que ela pode ser muitas coisas e ter um significado subjetivo para cada pessoa.

Quando se fala em estilo no universo da moda, é comum tentar atribuí-lo a seguir tendências, vestir roupas consideradas estilosas e caras. Mas será que é isso mesmo? Se parar para pensar a fundo sobre isso, é bem provável que você chegue a conclusão de que é estilo uma expressão da própria personalidade através das vestimentas, do que qualquer outra coisa. Apesar, que muitas vezes isso possa estar relacionado as roupas tendências da moda.

A explicação para ser tão difícil conceituar o que é estilo é que se trata de uma ideia subjetiva. Contudo, apesar de ser algo pessoal, dentro desse universo fashion é possível encontrar alguns parâmetros que determinam o que é e o que não é estiloso, além dos próprios estilos de roupa.

Por isso, nessa matéria você irá entender melhor o conceito e definição e a diferença entre estilo e moda, além da definição dos principais estilos usados na moda.

Definição de estilo

Femingos

Antes de falar mais sobre estilo dentro da moda, é importante conhecer a definição dessa palavra. A começar, que ela tem origem no termo latim stilus, que é derivado do idioma grego. Essa palavra pode ser usada em diversos âmbitos, para se referir ao desenho, forma ou aspecto de uma coisa.

No campo da arte, essa palavra pode ser usado para definir um movimento artístico, como o estilo barroco, por exemplo. Desse modo, as características de uma obra ou autor é usada para unificar ou distinguir outras obras e autores. O mesmo acontece na arquitetura e decoração, quando se tem, por exemplo, um prédio em estilo francês que contempla um mesmo padrão de características dentro da arquitetura francesa.

Na música, estilo é um caráter próprio que o músico atribui ao seu trabalho. Então, quando esse caráter se generaliza em outras obras de outros artistas, o estilo se transforma em um gênero musical. E mais do que isso, também pode se referir a um conjunto de características que faz referência a uma manifestação cultural, como o estilo hippie, por exemplo.

Já no universo da moda, o estilo é tido como uma forma de expressão dominante em determinada época e lugar. Portanto, o seu conceito está tão ligado as tendências. Por exemplo, um indivíduo que se veste com roupas que estão em evidência no momento atual da moda é considerado estiloso.

Mas é exatamente isso que causa tanta controvérsia sobre o que é e o que não é estilo. Porque se for só isso, o que é chamado de tendência faria com que todas as pessoas se vestissem exatamente igual umas as outras. Em contrapartida, estilo é definido como individualidade e exclusividade na hora de se expressar pelo modo de se vestir.

Diferença entre moda e estilo

Blog da Efe2

E é justamente nesse ponto que entra a diferença entre estilo e moda, apesar de que muita gente costuma achar que são a mesma coisa. Além de ser duas palavras distintas, os seus conceitos também são diferentes, mesmo que muitas vezes elas possam se relacionar.

Moda

Estilozzo

A começar pela palavra moda, também de origem do latim modus e que significa “modo” e “comportamento”. Já no conceito atual de moda, ela está mais relacionada ao mercado e a oferta. Portanto é um ponto de referência que está em constante mudança. Prova disso é que a cada estação surge novas tendências, criadas para atender o maior número de consumidores.

Sendo assim, devido a enorme preocupação por “estar na moda”, as pessoas acabam se tornando refém de tendências e do consumismo. E é justamente nesse ponto que as pessoas costumam confundir os moda com estilo. Enquanto a moda de modo geral tende a ser versátil e descartável, o estilo é algo mais estável e diz mais sobre a pessoa do que sobre as tendências.

Portanto, é possível definir a moda como o reflexo do comportamento social. Sendo assim, ao dizer que alguém “está na moda”, a referência é de que ela veste as roupas das tendências atuais, mesmo que essas peças não combinem propriamente com a sua personalidade.

Estilo

Para muitos, estilo é a forma como a pessoa mostra a sua autenticidade e personalidade, por meio das roupas, do modo de agir, de se comportar, de falar e se expressar. Então, nesse sentido, estilo nada mais é do que a identidade da pessoa, exposta nas suas roupas, acessórios, estilo de cabelo e etc, provando que se trata de um conceito subjetivo.

Portanto, estilo está mais ligado ao poder de escolha e gostos individuais de uma pessoa do que o que está bombando nas passarelas. Embora essas tendências ainda possam influenciar os seus gostos, o estilo individual não é pautado apenas nisso, mas sim no reflexo da sua própria personalidade.

No entanto, isso não quer dizer que estilo é uma coisa estática que nunca muda ou evolui. Assim como as estações, as pessoas também passam por mudanças na vida, que modificam o seu comportamento, gosto, objetivos, referências e até idade.

Então, sabendo disso, entende-se que uma pessoa que adota um estilo único transparece uma imagem de credibilidade e autoconfiança. Portanto, ter estilo não significa apenas usar as roupas tendências, mas sim usar peças que refletem a essência e personalidade. E às vezes isso é usar roupas tendências, por que não?

Tipos de estilos

E para terminar, conheça as principais características de alguns dos estilos mais usados na moda. Lembrando que não existe regra e você pode muito bem ter um ou vários estilos ou até mesmo unir vários em um só, o seu. Confira:

Clássico

estilo
Olha Isso

O estilo clássico ou tradicional é aquele que preza por peças de roupas mais conservadoras e discretas, quase sempre numa mesma paleta de cores. A maior vantagem é que a maioria das peças são atemporais e podem ser usadas em qualquer estação. O ponto alto são os cortes retos e alfaiataria, tecidos de algodão, linho e cetim, e cores mais neutras, como branco, bege e cinza. As peças que não podem faltar nesse estilo são camisas sociais, blusas minimalistas, calças e saias de alfaiataria, blazer e terno.

Casual Chic

Acorda, Bonita

O casual chic tem como principal característica a versatilidade. Nesse estilo, as produções pedem por peças chaves, que podem ser usadas em várias ocasiões, como o trabalho e um happy hour com os amigos depois do expediente. Sendo assim, o Casual Chic consegue unir as peças clássicas, como uma camisa social e um blazer com peças mais modernas, como um jeans ou calça de couro. A paleta de cores por sua vez preza pelos tons neutros que são mais fáceis de fazer combinações.

Moderno

estilo
Escola de Style

Já o estilo moderno e urbano une o útil ao agradável, peças tendência que contemplam a personalidade da mulher da mulher moderna. Sendo assim, as peças chaves desse estilo traduzem a vanguarda da moda, com camisas sociais, blusas personalizadas, jeans e couro. Inclui peças estampadas, cores vivas e diversas texturas.

Básico

estilo
Pinterest

O estilo básico minimalista preza por roupas funcionais, assertivas e principalmente atemporais. Sendo assim, o básico pede por peças versáteis e que funcionam bem com tudo, como camisa branca, calça jeans, blazer e claro, uma jaqueta. Ou seja, peças que rendem vários looks diferentes com um mesmo item em comum.

Romântico

A Mulher

O estilo romântico transparece graça e feminilidade por meio de peças delicadas, florais, estampadas e em tons pastéis. Não pode faltar peças leves, soltas e fluídas, na maioria vestidos e saias. Bem como calças e shorts de cintura alta, blusas com destaque na gola e mangas e cintura marcada. Rendas, fitas e babados são o charme desse estilo.

Sexy

estilo
Escola de Style

Como o nome sugere, o estilo sexy esbanja sensualidade em peças que valorizam o corpo da mulher. Roupas curtas, decote, estampas, saia lápis e claro, um salto alto são usados para destacar a autoconfiança e o glamour da mulher. Assim como a paleta de cores vivas e chamativas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também E-girl, o que é? Origem do estilo, Tik Toc e como aderir a ele.

Fontes: Conceito El Cabriton Cruzeiro do Sul Principessa Escola de Estilo

Imagens: Feira Shop Femingos Blog da Efe2 Estilozzo Olha Isso Acorda, Bonita Escola de Estilo Pinterest A Mulher

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.