Moda

Street Style, o que é? Como usar e tendências da moda das ruas

O street style é uma tendência inspirada pelo que as pessoas estão vestindo no seu dia a dia e que tornou a moda muito mais democrática.

Atualizado em 30/08/2020

Quando falamos em moda e todo esse universo, logo pensamos em passarela, looks deslumbrantes e extravagantes. Contudo, esses looks nem sempre cabem em todas as ocasiões, e essas tendências acabam sendo exploradas apenas nos editoriais de moda. Mas se tem uma tendência que está sempre em alta, é o street style, que é justamente o oposto do que é visto nas passarelas. O street style, ou estilo das ruas é exatamente o que as pessoas estão usando na sua vida.

O street style é a moda da vida real, aquela que acontece todos os dias em todos os lugares. E não por acaso que essa tendência revolucionou o mundo da moda, deixando-a mais divertida e democrática. Estamos falando de um estilo que vem do cotidiano, onde as pessoas tem a liberdade para ousar e se expressar como realmente são, e criar o sua própria estilo. A inspiração do street style é individual e plural, e vem do conforto e comodidade, sem deixar de ser bonito.

Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sobre o street style, e como essa tendência revolucionou a moda.

Street Style

Etiqueta Única

O termo inglês street style é muito usado nesse universo da moda, e significa exatamente o estilo das ruas. Ou seja, é a tendência de looks usados por pessoas comuns no seu dia a dia. Contudo, nem por isso deixa de ser looks estilosos e principalmente cheios de personalidade.

Inclusive, uma palavra que define bem o conceito de street style é personalidade, uma vez que cada pessoa tem o seu próprio estilo, resultado de várias influências diferentes.

O street style começou a chamar a atenção dos fashionistas nos últimos anos, ainda mais com a popularização das digitais influencers. Hoje com a internet, é muito mais fácil compartilhar diversos looks cotidianos que são verdadeiras produções.

Além disso, essa tendência que não é nova, mas que tem sido cada vez mais explorada ultimamente é uma forma de libertação. Segundo aquela premissa de que quem faz a moda é você. E isso cabe muito no estilo de rua, uma vez que a autenticidade é o que define o seu estilo.

E não se engane, a moda street style não se limita apenas a peças confortáveis, mas sim a uma união de cores, texturas, acessórios e tudo mais que a criatividade permitir. É uma forma de se expressar e valorizar os seus gostos pessoais.

E isso está diretamente ligado as tendências contemporâneas e das passarelas, mas de uma forma personalizada e adaptada. Não basta só apostar em peças estilosas, mas sim saber como usar isso de forma original e que condiz com quem você é.

Tendência que revolucionou a moda

OPAQUE

E essa tendência de estilo mais urbano e natural, conseguiu mudar o mundo da moda, levando suas influências para as passarelas do mundo todo. Isso mesmo, a moda de rua conseguiu consagrar muitas tendências que chegaram as passarelas, como o top cropped, a saia midi, gargantilhas e tantas outras.

Além disso, hoje em dia os sites especializados em moda street style estão muito em alta, servindo como fonte de inspiração. Até porque fica mais fácil se identificar com pessoas comuns, enquanto estão vivendo a sua rotina e usando uma roupa totalmente personalizada.

E isso chamou a atenção dos estilistas e das grifes que começaram a olhar  para o que está fazendo sucesso nas ruas. É uma forma de prever as tendências que virão, e também como uma forma de medir o que foi ou não adotado das propostas exibidas nas passarelas e editorias.

Desa forma, tanto as passarelas quanto as ruas estão em sintonia, tornando a moda cada vez mais acessível e democrática.

Como usar o Street Style

Style Report

Não tem muito segredo, muito menos regras para aderir ao street style. Até porque, como dito anteriormente, se trata de um estilo individual das pessoas no seu dia a dia. Sendo assim, a ideia é que as pessoas possam usar roupas e acessórios que expressem a sua personalidade e gosto pessoal. E isso inclui looks mais confortáveis que cabem em todas as ocasiões.

Contudo, isso não significa que o estilo esteja livre padrões. É preciso tomar alguns cuidados para que o look fique harmonioso. Nesse estilo, o que mais faz sucesso é a mistura de cores e estampas, de modo que as peças e acessórios conversem entre si.

Além disso, se trata de uma tendência atemporal e acessível, ou seja, você pode aderir ao estilo em qualquer época ou estação do ano. Fugindo um pouco daquelas regras ditadas pela moda.

Para escolher o seu estilo, a dica é se conhecer bem e o que você gosta. Ou seja, observar quais tendências combinam mais com você, quais os estilo que você mais gosta e principalmente, quais peças do seu guarda-roupa você não viveria sem. No caso das mulheres, as peças chaves desse estilo são os shorts curtos, o jeans que nunca sai de moda, vestidos, jaquetas de couro, camisetas, tênis e etc.

Mas o mais importante, é não ter medo de ousar e ser quem é. Essa tendência te da a liberdade para usar e abusar da criatividade.

Tendências do Street Style

E para finalizar, vamos conhecer as tendências do street style para a próxima temporada para você se inspirar. Confira o que vai estar em alta.

Couro

Street Style - A moda das ruas que revolucionou o mundo da moda Street Style - A moda das ruas que revolucionou o mundo da moda Street Style - A moda das ruas que revolucionou o mundo da moda Street Style - A moda das ruas que revolucionou o mundo da moda

Cardigan

Cores vibrantes

Xadrez 

Acessórios combinando

Calças com modelagem ampla

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também dicas de como combinar maxi vestidos.

Fontes: OPAQUE Alice Ferraz Meninas e Sapatos L’officiel Ana Garmendia

Imagem destacada: Trendy Lisbon

Imagens: Etiqueta Única OPAQUE Style Report Blog da Thais Vogue Pinterest Le Fashion Fashion Jackson Digitale Têxtil L’officiel Dicas Três Lagoas Oi Pati L’officiel Capricho Resolva Meu Look Pinterest FFW Oi Pati Purepeople