Moda

Estilos universais – Quais são e quais deles combinam com você?

Sabia que, no mundo da moda, existem os chamados estilos universais? Saiba mais sobre eles e descubra quais representam seu modo de vestir.

Atualizado em 25/01/2020

Apesar das inúmeras tendências que aparecem e somem das passarelas (e lojas), na moda existem algumas estilos universais. Ou seja, estilos que compreendem a maneira que todo mundo se veste.

Claro que uma pessoa pode gostar de mais de um estilo na hora de se vestir, mas existe sempre uma preferência predominante. Afinal, estilos nada mais são do que a sua marca pessoal.

Portanto, quem se conhece e sabe de quais estilos gosta, não fica escrava de tendências. E, assim, acaba gastando menos dinheiro com modismos. Afinal, quem nunca comprou aquela peça que todo mundo estava usando, mas que acabou ficando nada a ver com a forma como você se veste?

Por isso, vale a pena investir e se preocupar com a questão. Aliás, investir, nesse caso, não necessariamente significa gastar muito dinheiro e só usar roupas que estão em alta. Por isso, antes de você correr para o provador e pegar aquela peça que não gostou, mas quer comprar por estar na moda, pare para refletir um pouco e ler esse post.

Certamente, iremos lhe dar conselhos e sugestões que te deixarão livres de qualquer padrão e estereótipos com os quais você não concorde. Inclusive, hoje você vai descobrir o quanto a moda pode ser democrática.

Isso porque, assim que você conhece os estilos universais e entende qual é o seu, você percebe que tem a liberdade de comprar o que quiser. Ou seja, vai sempre escolher aquilo que faz você se sentir bem, confortável e que realmente combina com a sua personalidade. Mesmo que não seja uma tendência.

Enfim, seja você e ame-se acima de qualquer padrão e estilos impostos por aí.

11 Estilos para você se inspirar

1- Natural ou Casual

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Pinterest

Sabe aquele estilo básico, que você usa para ir à padaria, supermercado ou ao shopping? Pois é, este é chamado de estilo básico. Ou seja, um estilo com roupas mais despojadas, descontraídas, práticas, leves, e bem mais confortáveis.

Basicamente, nesse estilo, aquelas roupas mais soltas e o sapato sem salto são super bem vindos. Além do mais, são comuns as roupas com cores mais neutras e abertas. E, certamente, peças jeans ou de malha, tênis, rasteirinhas e mochilas.

Contudo, também caem super bem xadrez e listras, que também combinam muito com peças básicas.

2- Estilo conservador

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Monalisa

Basicamente, esse estilo é também conhecido como estilo tradicional. Sobretudo, conta com roupas mais sérias, formais e com poucos detalhes. Como, por exemplo, blazer, calça social, xadrez, sapatos fechados, scarpins e blusas sem decotes.

De modo geral, pessoas que combinam com este estilo optam por roupas com qualidades e caimentos melhores. Estampas, contudo, são pouco usadas, a não ser as mais tradicionais e básicas possíveis. Como, por exemplo, risca de giz, espinha de peixe e xadrez.

3- Refinado ou Clássico

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Patrícia Camargo

Se você achou que o estilo anterior era o que se usava roupas chiques, você está enganada. Pois, esse sim é o estilo mais elegante e refinado de todos. Inclusive, nesse estilo é comum se usar roupas mais clássicas, modernas, sofisticadas e claro, luxuosas.

De modo geral, as mulheres que aderem a esses estilos mais elegantes preferem estampas mais discretas. Inclusive, aqui a frase de destaque é “menos é mais”.

Nesse caso, são muito usadas peças de alfaiataria e atemporais, blazer de corte moderno, jeans premium, blusas de seda. Ou outros tecidos mais nobres, junto com salto alto e delicado.

Sobretudo, fazem parte do estilo clássico roupas com cores sólidas, acessórios discretos, combinações monocromáticas e peças de roupas atemporais.

4- Romântico ou Ladylike

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Patrícia Camargo

Sabe aquele primeiro estilo da cantora Taylor Swift? Se sim, então você deve ter uma noção sobre como é um estilo romântico.

Basicamente, nesse estilo, como você já deve imaginar, são usadas roupas mais leves, doces e meigas. Além de peças soltas e fluídas no corpo.

Além do mais, é bem comum roupas com detalhes de babados, rendas, bordados e laços. Ou então, com detalhes mais infantis, como cores candy colors, tons pastéis, bolinhas, borboletas, flores. Sobretudo, nesse estilo, os acessórios são mais delicados, e são praticamente um mantra o uso de sapatilhas, vestidos e saias.

5- Sexy

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Vestido do dia

Primeiramente, esse estilo não é para qualquer. Pois, para usá-lo, você precisa ter personalidade, ser uma mulher forte e muito poderosa. Sobretudo, esse estilo preza mais a sensualidade do que o conforto. Além do mais, ele procura sempre valorizar o corpo, evidenciando sempre alguma parte provocante.

Basicamente, as roupas desse estilo são mais justas, com decotes acentuados, fendas, recortes, salto agulha, roupas com transparência. Ou então, saias mais curtas e justas.

Além do mais, o estilo sensual preza muito pelo preto ou por estampas com cores vermelhas, azul, verde esmeralda, dentre outras cores mais fortes.

6- Dramático Urbano

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Suellen Sartorato

Sabe aquele estilo mais minimalista e ultra moderno? Então, é justamente esse.

Basicamente, nesse estilo, as mulheres preferem explorar mais roupas com referências geométricas e contemporâneas. Além do mais, preferem peças mais largadas e rebeldes.

Sobretudo, as mulheres que preferem esse estilo são aquelas que gostam mais de roupas na cor preta, que usam poucos acessórios, e roupas mais exóticas. Enquanto as peças chaves são jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, gola alta, jaqueta de couro, peças com design marcante, coturno e outros sapatos pesados.

7- Criativo ou Cool

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Patrícia Camargo

Basicamente, o estilo criativo é aquele que procura misturar um pouco de cada estilo. Ou seja, é a junção de todos os estilos. Sobretudo, conta com produções mais ousadas, que misturam peças-chave e de estilos bem diferentes dos tradicionais.

Inclusive, o estilo criativo preza por muitas sobreposições, misturas de elementos diferentes, cores e texturas, toques étnicos e peças vintage. Ou seja, não existe uma peça chave.

Portanto, como você já percebeu, esse estilo é mais independente. Pois, ele cria a sua própria moda. E por isso, é mais usado por mulheres com estilos próprios e originais, e que não ligam para as tendências da vez. E sim, gostam de roupas com as quais se sentem bem.

8- Glam

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Vestido do dia

Primeiramente, para entender bem como é esse estilo, é melhor saber que o principal objetivo dele é ficar glamourosa e com roupas bem chamativas. Ou seja, preza por peças de roupas dignas das atrizes de Hollywood.

Portanto, são peças mais luxuosas e aparentes, com detalhes em taxas, correntes, peles, paetês, e muito brilho.

9- Boho Chique

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fontes: Dicas de mulher

Sabe as roupas do Festival Woodstock? Aquele estilo hippie? Pois é, esse é o estilo boho, e ele procura modernizar o estilo hippie.

Ou seja, usa os mesmos critérios. Porém, com peças mais modernas.

Sobretudo, esse estilo não aceita padrões e muito menos roupas clássicas. Na verdade, ele prega mulheres com mentes livres e adeptas ao estilo nômade.

Por isso, as roupas e os acessórios são cheios de influências hippies e ciganas. Como, por exemplo, peças com estampas étnicas, bordados, coloridos, penas, franjas, estampas tribais e roupas mais soltas e livres.

10- Rocker

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Fashion B

Basicamente, esse estilo, como o próprio nome diz, prioriza peças mais rockeiras. Como, por exemplo, peças no preto, com couro, coturnos, tachas, correntes e camisas de banda.

Além do mais, é comum também misturar roupas masculinas em looks femininos. Um exemplo clássico é aquela camisa xadrez grande e larga na cintura.

11- Activewear ou esportiva

Estilos- Inúmeras opções para você se inspirar e inovar no novo visual
Fonte: Fabiana Scaranzi 

Basicamente, nesse estilo, você pode usar moletom e sua legging que ficará legal. De modo geral, é um estilo mais livre, descontraído, despreocupado com tendências e, de certo modo, preguiçoso.

Aqui, as mulheres não se preocupam em usar roupas luxuosas, acessórios clássicos e muito menos salto alto. Apesar disso, as mais ousadas adoram uma calça jogging com salto.

Porém, são mais usadas peças esportivas, moletom, camisetas e calças largas.

Enfim, encontrou o estilo ou os estilos que se parecem com você e sua personalidade?

Vem conferir mais matérias do Área de Mulher: High-low: O que é, como usar e principais looks dessa tendência

Fontes: Super ela, Myps, Dicas de mulher

Imagem de destaque: Upper bag