Biografias

Twiggy, quem é? História, influência e estilo da ícone fashion dos anos 60

Twiggy é uma modelo, estilista, atriz e cantora que deixou a sua marca no mundo da moda, sendo considerada a primeira top model do mundo.

Para quem gosta e se interessa por moda, é impossível não à conhecer. E até quem não está por dentro do mundo fashion, com certeza já viu o seu rosto em algum lugar, seja em um anúncio publicitário, filme, ou na capa de um álbum clássico. Conhecida popularmente como Twiggy, Lesley Lawson é uma modelo, atriz e cantora britânica, considerada a primeira top model do mundo.

Ela surgiu no mundo da moda no início da década de 1960, e se tornou um ícone fashion atemporal. Na época, Twiggy, recebeu o título de “o rosto de 66” e ditou a moda daquele tempo. Isso devido ao seu estilo único, composto por cílios longos, corte de cabelo curtinho, e roupas extravagantes. Além disso, a sua silhueta magérrima, foi responsável por estabelecer o padrão de beleza magro, visto nas passarelas até hoje.

Não resta dúvidas que Twiggy revolucionou o conceito de moda da sua época. E mesmo hoje, afastada das passarelas como modelo, Lesley Lawson continua sendo uma referência marcante de estilo e elegância para jovens modelos.

Por isso, hoje iremos conhecer um pouco mais da história dessa top model e como ela se tornou um ícone fashion.

Biografia

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
The World of Wonder Report

Lesley Hornby, seu nome de batismo, nasceu no dia 19 de setembro de 1949, em Londres, na Inglaterra. Vinda de uma família de classe média britânica, a qual o seu pai era um carpinteiro e sua mãe uma vendedora de lojas.

Na adolescência, a jovem Lesley tinha uma aparência extremamente magra, cabelos curtos e loiros, olhos grandes e marcados com rímel. Naquela época, o padrão de beleza era totalmente oposto, com mulheres mais voluptuosas. Sendo assim, a sua magreza chamou a atenção do fotógrafo Justin Villeneuve, que a descobriu quando ela tinha apenas 16 anos.

O fotógrafo, conhecido como Nigel John Davies resolveu então investir na carreira de modelo da garota. O que mudou completamente a vida de Lesley Hornby, que se tornou o “rosto de 66”.

O nome Twiggy, é na verdade um apelido dado a ela quando chegou ao estrelato devido a sua aparência extremamente magra. Na época, a modelo era chamada de “Twig”, palavra inglesa que significa literalmente graveto. Então, ela resolveu utilizar esse apelido para fazer a sua marca no mundo da moda.

Então, não demorou muito até Twiggy se tornar um sucesso internacional, muito popular na Europa e nos Estados Unidos. Isso é explicado pelo fato de que a modelo contrapunha tudo que existia na moda feminina da época. No caso, as mulheres com mais curvas e adeptas do estilo pin up da década de 1950, como Marilyn Monroe, por exemplo.

Inclusive, Twiggy foi responsável por ajudar a moldar o estilo autêntico londrino, visto nas passarelas até os dias de hoje.

Influência na moda

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Vogue

O seu estilo andrógeno foi uma novidade que conquistou as mulheres da época. Desse modo, as pernas finas, os olhos grandes e marcados, o uso de vários cílios postiços e delineador, cabelo curto, e uma aparência doce e infantil se tornou a nova tendência. O que resultou em uma onda de regimes e dietas para chegar ao seu estilo magérrimo.

Ao olhar para as passarelas dos dias de hoje é perceptível a influência que a modelo teve sobre os padrões de belezas. Twiggy se tornou uma ícone fashion de sua época, não apenas por ter sido a primeira top model, mas principalmente por mudar o padrão da moda.

Indo contra a maré das mulheres com curvas mais generosas, Twiggy surgiu como uma nova referência de formas femininas. Ou seja, ela transformou esses padrões, e colocou em foco a silhueta reta. Além disso, ela ajudou a estabelecer o conceito minimalista da moda, onde menos é mais.

A top model deixou um grande legado na moda, e vem sendo propagado por uma nova geração de modelos. Nomes como Cara Delevingne, Jourdan Dunn e Karlie Kloss exibem um estilo mais livre, casual e minimalista, que lembra o de Twiggy.

Estilo

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Vogue

Quanto ao estilo, Twiggy apostava em roupas curtas, sapatos de salto baixo e muitas cores. Inclusive, ela expandiu o conceito de minissaia, que além de uma simples peça de roupa, passou a ser usada como uma forma de expressar rebeldia e feminilidade.

E mais do que isso, além das suas escolhas de looks, a sua aparência considerada andrógina, abriu as portas para a alfaiataria unissex. Até porque na época não era muito comum roupas para ambos os gêneros. Mas a modelo conseguiu lançar um novo estilo de se vestir, algo que unia o visual boyish e girlie e muita ousadia.

Aliás, essa que foi uma tendência atemporal, visto que esse estilo unissex, minimalista, unindo diversos estilos diferentes permanece na moda até os dias atuais.

Muito além da moda

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
IMDB

Então, a partir disso, não resta dúvidas do seu legado na moda, no entanto ela foi além das passarelas. Com o sucesso e visibilidade alcançada no mundo fashion, ela decidiu ir além e se aventurou também no mundo da música e do cinema.

Sendo assim, como cantora,  ela lançou o single Beautiful Dreams, gravado pela gravadora Ember Records em 2008. E então, no ano seguinte, lançou um álbum completo, chamado Gotta Sing Gotta Dance. Desse modo, ela aproveitou a atenção do álbum, e lançou ainda um guia de estilo, baseado na sua vivência como modelo e mulher. Twiggy – A Guide to Looking and Feeling Fabulous Over Forty é  um guia de moda destinado a mulheres acima dos 40 anos de idade.

Já no cinema, ela teve uma carreira mais duradoura e muito mais importante. Como atriz ela começou no musical The Boyfriend. Depois disso participou de alguns filmes, como Club Paradise, de 1986 e Madame Sousatzka de 1988.

Durante essa época, ela se dividia entre o cinema e a moda. Nas passarelas e também atrás delas, atuando também como estilista.

Twiggy nos dias de hoje

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Hull Live

Atualmente, a ex-modelo mantém os mesmos cabelos loiros e a elegância. No entanto, o tempo passou. mas o seu rosto continua o mesmo, porém agora com alguns sinais da idade, o que é totalmente normal. Hoje, Twiggy se dedica à carreira de estilista.

Seus trabalhos mais importantes incluem uma coleção de roupas para a rede Littlewoods, com uma pegada clássica e formal para mulheres acima dos 40. Mas ela não se limita, além disso, também lançou coleções mais descoladas para um público mais jovem.

Assim como a sua grife, Twiggy London que vende desde roupas de moda básica, quanto roupas mais ousadas. Além é claro, de acessórios de todos os gêneros.

Mas o seu maior mérito, com certeza, é unir o estilo o qual ela ficou famosa com as mudanças que ocorrem frequentemente nesse universo. Desse modo, ela consegue aliar o clássico com o moderno de uma forma memorável.

Curiosidades sobre Twiggy

E então, para finalizar, vamos conferir algumas curiosidades sobre a vida e carreira da ex-modelo.

Ela estampou a capa do sétimo álbum do cantor David Bowie em 1973.

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60

Como atriz, ganhou um prêmio Globo de Ouro, por sua atuação no musical The Boyfriend.

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Pinterest

Twiggy conquistou tamanha popularidade nos Estados Unidos, que teve até uma coleção de bonecas Barbie em sua homenagem.

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Pinterest

Ela assinou diversas coleções como estilista.

Twiggy - A supermodelo britânica ícone fashion dos anos 60
Daily Maill

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás aproveite para conhecer também a modelo de 15 anos considerada sósia de Gisele Bündchen. 

Fontes: Letras Lofficiel R7 Vila Mulher Farfetch Harper’s Bazar 

Imagem destacada: RG

Imagens: The World of Wonder Report Vogue IMDB Hull Live Pinterest  Pinterest  Daily Maill 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você