Cabelo quebrado – Por que isso acontece e como tratar

Os cabelos quebradiços são decorrentes de um monte de fatores. O cabelo quebrado pode ser resolvido e prevenido seja qual dor o tipo de fio.

Em algum momento da vida é possível que se depare com os fios quebradiços. Cabelo quebrado é sinal de que a nutrição dos seus fios precisam urgente de atenção, sobretudo cuidados especiais. Então, o primeiro passo é saber identificar quando a cabeleira está com essas características e partir para o ataque no tratamento capilar.

No geral, o aspecto é bem fácil de compreender. Basta dar uma olhada na vivacidade do seu cabelo. Se estiver deixando a desejar e com uma textura seca e áspera é a deixa para escolher um dos métodos de revitalização a seguir. Quem não quer ter o cabelo lindo, cheiroso e hidratado a todo momento?

Cabelo quebrado: por que isso acontece?

Tatiana Gabi

Esse fenômeno acontece primeiramente pela falta de líquidos nos fios quebradiços. Ou seja, quando o cabelo se encontra bem ressecado é bem possível que vá começar a se quebrar. Normalmente os tipos pintados, quimicamente tratados ou crespos são os que mais se deparam com essa ação, pois são mais fáceis de perder nutrientes.

Existe ainda outros hábitos que prejudicam e muito a saúde do seu cabelo e pode deixá-lo quebradiço. O ato de prendê-lo ainda molhado é um desses erros que muitas mulher cometem e acabam se deparando com o cabelo quebrado. Os nós que se forma facilmente nos fios secos são os maiores vilões para o rompimento.

São a partir desses segmentos que a quebra acontece. Mais um informação importante é que se acaso as hidratações não estiver funcionando isso significa que você ter uma doença chamada tricorrexe nodos. A caracterização desse problema se dá através de pequenos nódulos brancos do decorrer dos fios e dificulta e muito a pentear e fica bem mais quebradiço.

Com tratar os fios quebradiços?

Cabelo quebrado - Por que isso acontece e como tratar
Fonte: Freepik

Então, já que até aqui já sabemos o porquê do cabelo quebrado e suas principais características o jeito mesmo é começar a tratar o problema e cortar este mal pela raiz. Existe uma gama de opções e cada um deve ser feita da forma correta e a iniciar primeiramente pelo primeiro tópico.

Para tudo e deixa o cabelo respirar

(Ins)piradas

Se você ama fazer mudar a cor do seu cabelo, pintar de cores variadas, descoloris, alisar, fazer escovinhas é hora de dar uma pausa e deixar o seu cabelo quebrado respirar. Pode parecer um tempo difícil, mas o seus fios quebradiços precisam e muito desse intervalo de recuperação. Portanto segura a onda e curta um pouquinho o seu estado natural.

Reconstrução capilar

CB

Deu enfim a pausa tão pedida? Então agora é hora de partir para alguns tratamentos capilares bem eficazes para recuperar a saúde do seu cabelo quebrado. Os estudo estéticos evoluíram ao ponto de dar respostas imediatas ao problema. No geral, se o problema é falta de líquido no cabelo e dificuldade de prender os nutrientes uma das opções abaixo tem a solução.

Cauterização

Fernanda Belissimo

Quando falamos sobre fios quebradiços nós estamos dizendo que há um possível alteração na fibra capilar. São essas pequenas partículas que conseguem guardar em cada fiozinho a quantidade de água necessária para manter os cabelos saudáveis. Assim a cauterização vem para selar e ajudar a cicatrizar e possibilitar a emoliencia do fio.

Essa reconstrução básica é feita por um profissional qualificado da área que irá aplicar cremes com as substâncias mais ausentes nos cabelos quebrados. Os produtos que fazem sobretudo essa função reconstrutora tem elementos que penetram bem mais fácil do que qualquer outro tipo de de creme comum.

Ou seja, apostar na cauterização para tratar o problema é o mesmo que ter resultado instantâneo e hidratação prolongado dos fios quebradiços. Portanto anota aí essa opção e avalie com muito carinho antes de buscar ajudar de um especialista da área.

Selagem

Mercado livre

A busca pelos cabelos sedosos é o ideal de todas as mulheres. Imagine o tanto que é decepcionante quando o cabelo está quebrado e não tem mais aquela vivacidade de todos os dias. Pois é, para isso é que serve a selagem. Ela age dentro dos fios quebradiços a base de queratina.

Quando o tratamento é feito o produto atua principalmente dentro da estrutura capilar. Ou seja, ela trata, cura e revitaliza de dentro para fora. A princípio, após usar da opção indicada, prepare-se para fios brilhosos, hidratados, soltos e muito saudáveis.

Botox capilar

La Opinión

Se você pensou que botox era feito somente para a pele do rosto, se enganou. Existe também essa alternativa bem interessante para recuperação do cabelo quebrado. Os fios quebradiços são resultantes da ausência de nutrientes e água na fibra capital. No geral é aí que entra, literalmente, o botox.

O produto produz o preenchimento dos fios. Ao passar pela sessão de recuperação os cabelos são novamente injetados com brilho, leveza, saúde, sem frizz acabando completamente com as pontas duplas e com os famosos nós que quebram os fios.

Evite procedimentos quentes

All Thing Hair

Parece difícil, mas habitar-se a lavar o cabelo na água fria é mais vantagem do imagina, principalmente quando os fios estão quebradiços. A água quente tem a capacidade de abrir mais e mais os poros do cabelo e isso é sobretudo prejudicial, porque o estado seco precisa que os nutrientes fiquem e não se esvaiam com os poros abertos.

Ao contrário do fenômeno, a água fria é capaz de selar a cutícula do fios e ajudar no processo de nutrição do cabelo quebrado. Isso também vale para as chapinhas, escovas, secadoras e outros procedimentos que precisam ser aquecidos para obter resultado.

Uso de óleos no cabelo quebrado

Alto Astral

Sabe aquele bom e velho óleo de coco, argan, azeite ou outro que do seu conhecimento? Pois é, eles são os melhores amigos da revitalização do seu cabelo. Sua ação é poderosíssima e vai deixar bem mais saudáveis e hidratados. Eles agem tão profundamente que até mesmo os nutrientes e líquidos permaneceram por mais tempo no cabelo.

Normalmente os óleos criam uma camada importante emoliente para manter a água da fibra. Isto é, a falta dessa barreira de proteção é maior causadora dos fios quebradiços. No geral, o melhor mesmo é manter o uso nas receitas caseiras de hidratação e ficar bem longe desse fenômeno chata de desanimador dos fios.

No mais, leia mais dicas para manter a cabeleira hidratada em Hidratação caseira, o que é? Para o que serve e receitas

Fontes: CBM, Tua Saúde, Dicas de Mulher, Renata Fraga, Beleza na Web, Minha Vida, G.Hair, G1

Fontes de imagens: Tatiana Gabbi, N1, (ins)piradas, CB, Fernanda Belissimo, Mercado Livre, La Opinión, All Thing Hair, Alto Astral, Doux Clair,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.