Beleza

Quanto custa aplicar botox? O que determina o valor do procedimento

Confira quanto custa aplicar botox e que que deve ser levado em consideração na hora de optar pelo procedimento para acabar com a rugas.

Atualizado em 30/09/2020

Uma coisa é fato, todos nós vamos envelhecer. Porém, os traços que mostram o envelhecimento, como as rugas, linhas de expressão, os chamados “pés de galinha”, podem acabar com a autoestima da pessoa.

Felizmente já existem procedimentos estéticos que prometem acabar ou pelo menos diminuir esses sinais, e aplicações de botox é um deles. No entanto, muita gente tem interesse nesse tipo de procedimento, mas fica em dúvida sobre quanto custa aplicar botox.

Como se trata de um procedimento estético, que inclui injeções ele só pode ser realizado em clínicas especializadas. Então, como qualquer outro tipo de procedimento, o preço varia muito de acordo com a cidade, a clínica, o médico, e principalmente o produto utilizado.

No caso do famoso botox, ele é feito a partir da aplicação da substância Toxina Botulínica na pele com o intuito de diminuir o sinais de expressão.

Sendo assim, o que irá definir quanto custa aplicar botox é justamente a qualidade e marca dessa substância e a quantidade utilizada no procedimento. Por isso, hoje iremos entender melhor o que irá determinar o valor do procedimento e uma média de preço para aplicar botox no rosto.

O procedimento estético

Instituto Barbosa

Antes de saber quanto custa aplicar botox, vamos conhecer mais sobre esse procedimento estético tão famoso e desejado. O botox é a melhor opção para quem procura diminuir as linhas de expressão e rugas que surgem com o tempo.

O diferencial desse procedimento é justamente a toxina botulínica, uma substância obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum, que é usada na medicina há muitos anos para fins estéticos.

A aplicação injetável dessa substância na pele bloqueia a liberação da acetilcolina, que um neurotransmissor que transmite os sinais elétricos do cérebro para os músculo. Desse modo, o músculo para de receber a mensagem de se contrair. Assim, a estagnação dos músculos evita a formação de novas rugas e deixa a pele mais esticada.

Aplicação de botox na pele

No geral, as injeções de botox não são dolorosas, mas isso varia dependendo da sensibilidade de cada paciente. Estamos falando de uma injeção com agulha, então, pode ser um tanto quanto desagradável quando penetra a pele. Por isso, é usado um gel anestésico antes do procedimento, para aliviar a dor e o incômodo.

A aplicação de botox não implica em nenhum efeito colateral muito grave, a não ser em casos que o paciente apresenta alguma alergia a substância. O que é esperado é um inchaço na região das injeções após o procedimento.

Os resultados são expressivos e podem ser notados já nas primeiras 48 horas após o procedimento, sendo melhor observado após a primeira semana. É notável a pele mais lisa e o desaparecimento das rugas. No caso dos pés de galinha, não é possível acabar com eles totalmente, mas o botox consegue suavizar bastante a sua aparência.

No entanto, os resultados vão diminuindo com o tempo e a partir de 4 meses, os efeitos do botox começam a desaparecer. Por isso, para manter os resultados por mais tempo, o ideal é fazer uma nova aplicação. Após a segunda sessão de injeção de botox, os resultados começam a ficar mais duradouros, chegando até a 7 meses.

Sendo assim, não se trata de um procedimento permanente. No caso de fazer uma aplicação e nunca mais fazer outra, os resultados desapareceram completamente, e as rugas e linhas de expressão voltam a ser como eram antes.

Então, agora vamos descobrir quanto custa aplicar botox e o que define o valor do procedimento.

Quanto custa aplicar botox?

Brazil USA

Como dito anteriormente, responder a pergunta de quanto custa aplicar botox depende de vários fatores. Desse modo, cada clínica pode ter uma tabela diferente, levando em consideração a taxa do médico, o tipo de toxina botulínica utilizada, o prestígio da clínica entre outros.

Mas o principal fator determinante desse preço é justamente a substância utilizada no procedimento e a quantidade de unidades que serão usadas. A partir disso pode se fazer um orçamento de quanto custa aplicar botox.

A quantidade de unidades de toxina botulínica depende das necessidades de cada paciente. Por exemplo, tem pessoas que buscam uma aplicação de botox apenas na testa, ou nos olhos (região dos “pés de galinha”), ou em todo o rosto. Além disso, a condição da pele do paciente também é determinante. Portanto, quanto mais pontos de aplicação, mais unidades serão usadas, consequentemente maior será o preço da aplicação.

Então, a partir disso, para saber quanto custa a aplicação de botox é necessário fazer uma avaliação presencial com um médico especializado nesse tipo de procedimento. No entanto, o procedimento levando em consideração a utilização de 50 unidades de toxina botulínica, pode variar entre R$ 1.768,34 a R$ 3.128,50. No caso isso se trata de uma estimativa, podendo variar de acordo com os fatores apontados acima.

Ressalvas

SER Cirurgia Plástica

Uma aplicação de botox não é um procedimento simples e barato. E por se tratar da sua estética, deve ser feito em um local de confiança e com produtos de qualidade, caso contrário, o resultado pode ser frustrante. Sabendo disso, fique atenta aquelas promoções com um valor muito abaixo do mercado.

Geralmente, quando se trata de um preço promocional muito barato é porque o produto utilizado na aplicação é de qualidade inferior, e muitas vezes nem legalizada. Pode ser também que a toxina seja diluída em excesso, para render mais, comprometendo a eficácia e durabilidade do procedimento. Tem também casos em que o produto não foi armazenado corretamente ou está vencido. E por fim, o médico responsável não tenha muita experiência, ou mesmo nenhuma especialização necessária para realizar o procedimento.

Portanto, seja qual for o motivo, o preço barato irá influenciar de forma negativa o seu resultado, comprometendo até a saúde do paciente. Sem contar que pode ser realmente frustrante, ficando com uma aparência diferente do que era esperada.

Então para não se arrepender depois, não leve apenas o preço da aplicação de botox em consideração. Busque fazer o procedimento em clínicas especializadas e de renome, e com profissionais qualificados. Procure ver resultados de clientes que já fizeram o procedimento para ter uma noção.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Tratamentos com Botox – Benefícios que vão além da beleza estética.

Fontes: Oh My Mag Lotten Eyes Dream Plastic

Imagem destacada: Marina Ceruti 

Imagens: Instituto Barbosa Brazil USA SER Cirurgia Plástica