Beleza

Rugas – Com se formam, tipos, como prevenir e os melhores tratamentos

Cedo ou tarde, a pele do nosso rosto começa a demonstrar os sinais do tempo com o aparecimento de rugas. Mas, existem formas de retardá-las.

Atualizado em 26/11/2019

Um sinal claro de que você está envelhecendo é o aparecimento de rugas no rosto. Com toda a certeza, esse é um problema comum e que incomoda muita gente. Afinal, as pessoas desejam ter sempre uma aparência jovem, de menos idade.

Sobretudo, as rugas aparecem quando o seu organismo perde substâncias que mantém a elasticidade e o preenchimento natural da pele. Os responsáveis por isso são o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico.

Portanto, não há como nunca ter rugas. Mas existem cuidados com o nosso corpo e tratamentos que podem retarda-las ou suaviza-las. Primeiramente, é preciso ter conhecimento de qual tipo de ruga você tem.

Tipos de rugas

1 – Rugas dinâmicas

 

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: 1.bp.blogspot

Decerto você já ouviu alguma vez falar em linhas de expressão. As linhas de expressão são rugas que só aparecem quando você força algum movimento no seu rosto. O mais conhecido são as linhas que aparecem na testa quando franzida.

Contudo, esse tipo de marca no rosto ainda não é profundo, por isso é mais fácil de tratá-las.

2 – Rugas estáticas

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: img.vixdata.

Em contraste com as linhas de expressão, esse tipo de marca no rosto aparece mesmo quando você não está fazendo nenhum movimento facial. Ela é profunda, por isso é tão visível. Também são conhecidas como “bigode chinês” ou “linhas de marionete”.

No entanto, existem maneiras de prevenir ambos os tipos de rugas que envolvem alimentação e uso de protetor solar.

Como prevenir o aparecimento de rugas

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: greenmoxie

São várias as causas do aparecimento de rugas. Entre eles, estão a poluição, a alimentação, tabagismo e o estresse. Mas em 90% dos casos, o que causa o surgimento dessas marquinhas indesejadas são os raios ultravioleta.

Por consequência de, ao longo da vida, sempre estarmos expostos aos raios solares e a poluição a nossa pele envelhece progressivamente. A luz solar é um fator que agride muito a nossa pele. Por conta disso, é necessário sempre protegermos o nosso rosto usando filtro solar e cremes antioxidantes. Esses dois produtos vão agir protegendo a sua pele e renovando-a.

Mas também é necessário lavar bem o rosto e hidratá-lo diariamente. Ter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para manter a sua saúde e evitar problemas.

Contudo, nada vai funcionar na sua pele se você não tiver uma alimentação balanceada. Existem alimentos como laranja, mamão, cenoura, damasco, vegetais escuros, ovos, frutos do mar e chá verde que atuam retardando o envelhecimento das células. Além do mais, fuja de uma alimentação com muito açúcar ou gordurosa, pois eles auxiliam no aparecimento de rugas.

Os tipos de tratamento

Ademais, dependendo do tipo da sua ruga você encontra tratamentos mais leves ou mais complexos. Então, listamos os tipos mais comuns de tratamento e para qual ocasião ele é mais indicado.

 Cremes anti-rugas

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: avovo

Sobretudo, esta opção de tratamento é indicado para quem tem marcas de expressões faciais ou como prevenção.

Procure sempre os cremes que apresentam vitamina C e E. Isso porque, além de renovarem a pele e protegerem contra a poluição e os raios solares, eles também estimulam a produção de novas células. Estas, por sua vez, aumentam a concentração de colágeno e elastina, que garantem a firmeza e a elasticidade da pele.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: clinicabergmann

Este procedimento consiste em reconstruir e rejuvenescer a pele preenchendo rugas e sulcos. Um dos mais conhecidos, esse tratamento também pode ser usado para preencher os lábios e dar um maior volume a eles.

Assim como renova a pele do rosto, ele também hidrata. Porque tem a capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado.

Peeling de cristal

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: drilnersouza

Esse peeling promove uma esfoliação mais intensa na pele, porquanto também estimula uma maior produção de colágeno no rosto.

Ele é indicado não só para tratar de rugas, mas como também para cravos, manchas e estrias corporais.

Laser

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: espacosauderio

Este tipo de tratamento estimula a produção de colágeno ao fazer micro-perfurações na pele. Com isso, ele proporciona uma melhora no aspecto das rugas e ajuda o rosto a ter mais elastina.

Contudo, ele não é indicado para todo mundo. Pessoas bronzeados ou que tem algum tipo de doença que se deva evitar a luz não podem realizar esse procedimento, porque ele pode vir a causar manchas.

Eletrolifting

Rugas - como prevenir e quais os melhores tratamentos
Fonte: static.wixstatic

O eletrolifting é uma técnica francesa que consiste em corrigir a flacidez da pele utilizando-se de estímulos elétricos. Com a eletricidade, ele produz novas fibras com a finalidade de aumentar o colágeno e a elasticidade da área em que foi aplicado.

Sobretudo, esse tratamento é utilizada em estrias, rugas e marcas de expressão. Antes de fazer qualquer procedimento, contudo, é aconselhado consultar um dermatologista.

Para saber mais sobre alimentos que causam rugas, acesse 4 alimentos que dão muitas rugas e que você consome todos os dias.

Fonte: DermaClub MinhaVida  DermaClub

Fonte da imagem de destaque: guiadafarmacia