Dicas & Truques

Preenchimento labial – O que é, como é feito, contraindicações, valores

Todo preenchimento labial é igual? É feito com Botox? Será que dá para reverter o procedimento? Existem contraindicações no preenchimento labial? Entenda

Atualizado em 07/08/2019

Já ouviu falar sobre o preenchimento labial? Você conhece sobre? Bem, se você não souber como é realizado pelo menos você deve conhecer alguma das atrizes que já realizou esse procedimento. Como por exemplo, a Megan Fox e a Kylie Jenner.

Sobretudo, esse procedimento gera muitas polêmicas justamente pelo fato de que em alguns casos, ele modifica bastante a boca da pessoa. Enfim, se você pretende fazer preenchimento labial ou têm dúvidas e curiosidades sobre esse assunto, nós iremos lhe mostrar mais detalhes.

O que é o preenchimento labial?

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Primeiramente, vale destacar que o preenchimento labial não é considerado uma cirurgia. Na verdade, ele se trata de um procedimento estético minimamente invasivo.

E, por conta disso, ele não necessita de um centro cirúrgico para ser feito. Ou seja, ele pode ser feito em um consultório médico.

Sobretudo, esse procedimento é feito com uma agulha, ou então uma cânula, que é um tubo plástico. Assim sendo, é introduzido uma substância, a qual nós iremos abordar ainda nesse texto. A finalidade desse procedimento é de delinear o contorno, aumentar o volume ou até mesmo projetá-los.

Tipos de preenchimento

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Desde já, vale destacar que existem três tipos de preenchimento labial. Dentre eles estão os temporários, os semi-permanentes e os permanentes.

Inclusive, o mais recomendado pelos especialistas é o preenchimento labial temporário, feito com ácido hialurônico (AH).

Temporários

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Primeiramente, esse tipo de preenchimento, como já dissemos, pode ser feito com o ácido hialurônico. Basicamente, esse ácido é um material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo.

Além do ácido hialurônico, esse tipo de procedimento pode ser feito com gordura autógena. Essa gordura, aliás, pode ser retirada do nosso próprio corpo, como por exemplo, das regiões como culote e face interna do joelho. Ou então, pode ser obtida através da lipoaspiração.

Contudo, fazer esse procedimento com a gordura pode não ser tão positivo assim. Basicamente, ao utilizar a gordura, o corpo absorve 30% a 40% do enxerto, mantendo somente o que restar.

Depois, porque se a pessoa ganhar peso a gordura também pode aumentar. Isso porque as células de gorduras são vivas e também podem aumentar de tamanho. Ou seja, poderá ocorrer o aumento excessivo dos lábios.

Semi-permanentes

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

A cima de tudo, vale destacar que esse tipo não é o mais indicado para usar nos lábios.

Nesse caso, é feito com hidroxiapatita de cálcio e poli lactona. Contudo, esses componentes podem provocar a formação de granulomas e nódulos.

Permanente

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Basicamente, essa é feita por substâncias sintéticas, como o silicone, PMMA ou metacrilato. Inclusive, essas substâncias não são nem produzidas e nem absorvidas pelo nosso organismo. E, por isso, podem provocar reações imediatas ou tardias.

Aliás, alguns especialistas não indicam preenchimento com as substâncias PMMA e hidrogel. Pois, ambas são produzidas a partir do plástico e do acrílico. Ou seja, materiais que não são absorvidos pelo nosso corpo e que podem causar graves complicações.

Reações inflamatórias e infecções crônicas difíceis de tratar pode ser algumas das consequências em médio e longo prazos.

Quem pode e quem não pode fazer?

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

A priori, o procedimento é mais indicado para pessoas maiores de 18 anos. Porém, pessoas menores de idade também podem realizar esse procedimento. Mas, nesse caso, precisam estar acompanhadas de seus responsáveis.

Assim sendo, é mais comum ir atrás desse procedimento:

  • Pessoas com pouco volume labial, que não se sentem satisfeitas com isso
  • Pessoas que estão incomodadas com os sinais de envelhecimento
  • Pessoas com patologias orais que passaram por algum processo dentário e acabou perdendo volume na projeção do lábio.

Vale ressaltar que antes de realizar o procedimento, o especialista avaliará o seu estado de saúde. Além do mais, ele avaliará se você pretende fazer o procedimento por estética ou por querer corrigir algum defeito nos lábios.

Contraindicações

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

O preenchimento labial é contraindicado em casos de:

  • Alergia ao ácido hialurônico
  • Pessoas com doenças auto-imunes
  • Feridas ou herpes nos lábios
  • Doença oncológica
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • Gravidez
  • Pessoas com pneumonia ou alguma infecção.

Como é feito o preenchimento labial?

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Antes de tudo, devemos ressaltar que você deve procurar um médico especialista e com certificado de cirurgião plástico, dermatologista ou cirurgião dentista. É imprescindível que seu preenchimento labial seja feito com uma equipe multidisciplinar para que você consiga um resultado com harmonia facial.

Sobretudo, antes de realizar o procedimento, procure qual produto será aplicado. Inclusive, na ficha médica, ele escreve o produto usado e a área a ser tratada.

Assim sendo, o preenchedor costuma ter um número de lote na seringa. Tanto é que é indicado o médico guardar esse selo no prontuário do paciente.

Procedimento

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Voltando ao assunto de como é feito o procedimento, é importante que você saiba que cada tipo é feito de uma forma diferente. Como por exemplo, se o seu caso for com ácido hialurônico, antes de tudo, eles irão aplicar uma anestesia sob os lábios do paciente. Ela pode ser injetável ou tópica.

Primeiramente, sem a anestesia você provavelmente sentirá um desconforto, e um pouco de dor. Agora se houver a anestesia, é comum que os pacientes não sintam nada, apenas a pressão da mão do profissional.

Após alguns minutos da anestesia, é injetado o produto com uma agulha ou microcânula. Normalmente, o produto já vem dentro de uma seringa de 1 ml, junto com agulhas.

O resultado será de acordo com o gosto do paciente. Por exemplo, pode ser para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios.

Agora, quando o procedimento é feito com enxerto de gordura – retirada da própria pessoa – deve-se preparar a gordura antes do procedimento. Logo depois, ela poderá ser injetada com microcânula, após a anestesia local nos lábios.

Durabilidade

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Bem, como já dissemos, o procedimento com ácido hialurônico é o mais recomendado. Sobretudo, esse tipo de procedimento dura, em média, de seis a 12 meses.

Porém, esse tempo estimado dependerá da marca do produto. Pois, existem produtos que apresentam uma tecnologia para aumentar a durabilidade. Portanto, o mais indicado é se informar com o profissional que realizará o procedimento.

Quanto custa um preenchimento labial?

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Com certeza, o custo desse procedimento desperta curiosidade. Contudo, antes de mais nada, é preciso dizer que o preço pode variar muito. Até porque tudo modifica dependendo do médico, das técnicas utilizadas, da marca do produto, da região e de outros fatores.

Assim sendo, o preenchimento labial varia d R$ 1.000,00 à R$ 5.000,00.

Mas, como você já deve imaginar, nem sempre o mais barato é o melhor. É importante que você busque por especialistas experientes nesse tipo de procedimento e que, a cima de tudo, ele use produtos de alta qualidade. Portanto, tenha cuidado.

Pós-procedimento

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Primeiramente, devemos destacar que acontece depois do procedimento pode variar de pessoa para pessoa. Porém, no primeiro dia, é comum ocorrer inchaço nos lábios. Até porque se tiver sido feito com o ácido, ele terá o poder de atrair água.

Ou seja, isso poderá aumentar o volume dos lábios mais que o esperado. Mas, calma, com o passar dos dias esse efeito vai desaparecendo.

Sobretudo, vale destacar que não é com todo mundo que ocorre esse inchaço intenso. Como já dissemos, isso vai de pessoa para pessoa.

Além disso, para que não ocorram complicações, quem passa pelo preenchimento labial deve seguir as seguintes recomendações:

  • Não manipular (tocar), massagear ou comprimir a área tratada;
  • Evitar o uso de maquiagem no dia da aplicação;
  • Evitar fazer esforço físico;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Não aplicar cremes e pomadas na região no período de 48 horas;
  • Evitar fazer procedimentos estéticos como microagulhamento, limpeza de pele e peeling por 30 dias.

Caso você se pergunte, o que fazer. Nós indicamos que você use apenas gelo nos lábios após o procedimento. Além do mais, deve ser feito de uma forma que não aperte o preenchimento recém-feito.

Reversão do preenchimento labial

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Sim, é possível reverter a cirurgia. Portanto, caso você não esteja gostando mais do resultado, você pode ir atrás de um médico.

Porém, vale entender um pouco mais sobre esse procedimento de reversão.

Reversão de temporários

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Esse tipo de reversão é feita com a enzima hialuronidase, a qual degrada o ácido hialurônico.

No entanto, existem pontos negativos desse tipo de procedimento. O principal é que toda vez que essa substância é usada, além de destruir o produto injetado, ela também degrada o ácido hialurônico natural do organismo.

Reversão de semi-permanentes

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Já, nesse caso, é um pouco mais complicado. Pois, os preenchimentos labiais semi-permanentes costumam durar cerca de dois anos. Ou seja, se houver algum tipo de problema, não tem como fazer uma reversão de forma imediata.

Geralmente, o médico é quem decide o que pode e o que não pode ser feito.

Reversão de permanentes

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Nesse caso, como é permanente, não é possível remover o material injetado nos lábios.

Agora, se o paciente realmente quiser, ele terá que remover com procedimento cirúrgico. E isso pode ou não deixar sequelas.

Diferença entre preenchimento labial e botox

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

Primeiramente, botox e preenchimento labial são dois tipos de procedimentos completamente diferentes um do outro.

Basicamente, o botox é utilizado para o tratamento de rugas e linhas de expressão. Ou seja, quando aplicado, ele provoca o relaxamento do músculo que causa a ruga.

Por outro lado, como já explicamos, o preenchimento labial é utilizado para dar volume na boca, ou então corrigir o contorno da região.

Antes e depois de algumas famosas

O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações O que é o preenchimento labial, quanto custa, contraindicações

O que achou da nossa matéria?

Confira mais conteúdos: Antes de colocar silicone você precisa saber dessas 10 verdades

Fontes: Minha vida

Imagens: Ativo saúde, Borboletas na carteira, Vanessa Thiesen, Veja, Veja, Piauí, NG Revista, Youtube, Joly day, Estrelando, Dr. Leandro Grangeiro, Daniel Pinheiro Machado, Plástica do sonho, Leonardo Dalo, iBahia, Perfetto odontologia, Dental arte, Book Bel, Mônica aribi