18 doenças que causam manchas vermelhas na pele

Algumas doenças podem causar manchas vermelhas na pele. Dessa forma, é importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico caso precise.

Manchas vermelhas na pele podem ter várias causas, incluindo alergias, infecções, doenças autoimunes e reações a medicamentos. Elas podem ser um sinal de um problema de saúde subjacente ou simplesmente uma reação benigna da pele.

É importante prestar atenção às características das manchas vermelhas, como tamanho, forma, cor e coceira, para ajudar a determinar a causa e obter o tratamento adequado, se necessário. Caso os sintomas persistam e se agravem, é fundamental procurar um médico para averiguar a causa e iniciar o tratamento. Além disso, não é recomendado a automedicação, independentemente do tipo de mancha vermelha.

18 doenças que podem causar manchas vermelhas na pele

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre as doenças que podem resultar nas manchas vermelhas na pele.

1. Psoríase

Como as manchas são:

A Psoríase causa manchas com o meio branco, bordas vermelhas ou rosas, e secas. Aliás, essas manchas descamam e provocam muita coceira, podendo resultar até em sangramento. Geralmente, surgem nos cotovelos, joelhos, nádegas e couro cabeludo.

O que fazer:

O primeiro passo é marcar uma consulta com dermatologista. Sendo assim, o médico irá indicar o melhor tratamento, que pode incluir  pomadas anti-inflamatórias. Além disso, também é recomendado evitar a exposição solar e consumo de alimentos industrializados.

2. Alergia

Como as manchas são:

No caso de reações alérgicas, podem surgir manchas com tamanho médio, de cor vermelha ou branca e com bastante coceira. Também podem apresentar líquido ou inflamar. Mas costumam desaparecer após 3 dias.

Aliás, esse é um dos motivos mais recorrentes para o aparecimento de manchas vermelhas na pele. Geralmente elas aparecem devido ao contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios.

O que fazer:

Para aliviar os sintomas da alergia pode ser necessário o uso de certos medicamentos. Como, por exemplo, Loratadina, corticosteroides como a Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan. No entanto, é melhor consultar um médico antes para entender quais foram as causas e o melhor tratamento.

3. Micose

Como as manchas são:

No caso das manchas causadas por micoses, elas podem surgir em diferentes partes do corpo, e ter vários tamanhos. Ainda assim, no geral afetam uma região bem delimitada do corpo. Além disso, também podem sofrer descamação ou formar bolhas na região das manchas.

O que fazer:

Para tratar micoses é preciso de remédios antifúngicos, ou antibióticos indicados pelo dermatologista.

4. Rosácea

Como as manchas são:

A Rosácea ocasiona manchas vermelhas na pele, normalmente nas bochechas, testa e nariz. Ademais, essas manchas também podem ser vistas em pequenos vasos na pele. Elas colaboram para que a pele fique sensível, quente e com inchaço. Diante disso, podem durar semanas ou meses, desaparecendo com o tempo.

O que fazer:

O tratamento envolve o uso de sabonetes e hidratantes neutros, que vão ajudar a amenizar a vermelhidão da pele. Além disso, o dermatologista também pode receitar antibióticos ou anti-inflamatórios.

5. Eczema

Como as manchas são:

A eczema consiste em uma inflamação da pele, mediante um agente que provoca irritação ou alergia. Logo, provocam manchas vermelhas na pele juntamente com bolinhas, coceira, ardor e queimação. Além disso, a pele pode ficar seca, áspera e inchada, tendo fissuras.

O que fazer:

Diante disso, o tratamento pode ser feito através de remédios antialérgicos, como a Loratadina, bem como a aplicação de pomadas ou cremes corticoides.

6. Sarna

Como as manchas são:

Manchas vermelhas na pele, especialmente nos dedos das mãos e dos pés, podem ser causadas pela sarna. Além disso, essas manchas também podem aparecer nas axilas, provocando bastante incômodo e coceira. Aliás, a coceira persistente pode levar ao surgimento de úlceras na pele.

O que fazer:

Sendo assim, o tratamento é realizado através de cremes e pomadas recomendadas pelo dermatologista. Por exemplo, Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina.

7. Dermatite atópica

Como as manchas são:

No caso da dermatite atópica, as manchas vermelhas na pele provocam muita coceira, especialmente durante a noite. Além disso, elas podem descamar, e conter um líquido que futuramente formará uma crosta. Aliás, devido à coceira extrema, é possível que a pele sofra ferimentos, e ocorra um aumento da espessura na região.

O que fazer:

O tratamento envolve o uso de cremes e pomadas com corticoides, receitadas por um dermatologista.

8. Brotoeja

Como as manchas são:

Em suma, a brotoeja consiste em manchas avermelhadas, erupções e bolinhas que atingem principalmente crianças e bebês. Além disso, elas provocam ardor e coceira, e normalmente atingem a região peitoral, coxas, rosto, pescoço e costas.

O que fazer:

Diante disso, não é preciso um tratamento específico. No entanto, é indicado que a região afetada fique livre de calor. Além disso, é bom que compressas frias sejam aplicadas no local afetado para aliviar os sintomas.

9. Esclerodermia cutânea

Como as manchas são:

Pode surgir uma única mancha vermelha ou várias, que eventualmente podem ficar mais duras e com o centro esbranquiçado e as bordas vermelhas. Então, com o passar do tempo, as manchas podem ficar mais escuras.

O que fazer:

O tratamento da doença é feito por meio do uso de corticoides em pomada ou comprimidos, receitados pelo seu médico.

10. Zika Vírus

Como as manchas são:

Já as manchas causadas pelo Zika Vírus surgem como pequenos pontos vermelhos levemente elevados e com coceira. A princípio, essas marcas aparecem na área do rosto, cerca de 3 dias após a picada do mosquito.

O que fazer:

Desse modo, para tratar a doença é preciso ficar de repouso, se hidratar e se medicar conforme recomendação médica. Por exemplo, com Dipirona ou Paracetamol, que aliviam os sintomas e o mal estar.

11. Rubéola

Como as manchas são:

Essa doença causa pequenas manchas vermelhas na pele. Elas são planas, mas algumas podem parecer levemente elevadas. Desse modo, podem se juntar e formar uma mancha ainda maior e com coceira. Elas surgem primeiramente no rosto e atrás das orelhas, e se espalham pelo corpo, durando cerca de 3 dias.

O que fazer:

O tratamento consiste basicamente em seguir recomendações médicas. Geralmente, o tratamento é feito com Paracetamol para controlar a doença.

12. Lúpus

Como as manchas são:

No caso das manchas causadas pelo Lúpus, elas são avermelhadas, planas ou elevadas. Além disso, podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no nariz e bochechas. Aliás, as manchas podem lembrar o formato de uma borboleta. 

O que fazer:

Desse modo, o tratamento é feito através de remédios corticoides e imunossupressores recomendados por um médico especialista.

13. Câncer de pele

Como as manchas são:

As manchas causadas por câncer variam conforme o tipo de câncer que a pessoa apresenta. Entretanto, normalmente elas são pequenas, com formatos irregulares, que aumentam ao longo do tempo. Em casos específicos, as manchas podem ser bem grandes e apresentar aspereza.

O que fazer:

Dependendo do tipo de câncer de pele, pode haver diferentes tratamentos como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Portanto, é essencial que consultas médicas e exames sejam realizados o quanto antes. Dessa forma, com um diagnóstico precoce o tratamento pode ser mais eficaz contra a doença.

14. Má circulação

Como as manchas são:

Nesse caso as manchas, além de vermelhas, também podem ter uma cor mais amarelada ou marrom, sendo mais comum nas pernas e tornozelos. Além disso, geralmente essas manchas também acompanham outros sintomas, como coceira, inchaço, formigamento e dor.

O que fazer:

Nesse caso, o tratamento deve ser feito sob orientação de um médico angiologista, que poderá indicar o uso de meias de compressão para melhorar a circulação na região. E, dependendo do caso, também pode ser necessário o uso de pomadas e antibióticos orais. Mas o básico é não ficar muito tempo sentado ou em pé, e sempre que possível, deixar as pernas elevadas.

15. Sarampo

Como as manchas são:

Pequenas manchas vermelhas na pele, levemente elevadas. Nesse caso, essas manchas não provocam coceira, mas se espalham com facilidade pelo corpo. Elas surgem no rosto e, em seguida, se espalham pelo tronco e nos braços.

O que fazer:

No caso do sarampo, o tratamento envolve repouso, hidratação e o uso do Paracetamol. Claro, sempre com recomendação médica.

16. Catapora

Como as manchas são:

As manchas de catapora variam conforme a fase da doença. Ou seja, no começo são pequenas bolinhas por todo corpo, provocando coceira. Posteriormente, aparecem bolhas cheias de líquido que, ao estourar, formam crostas.

O que fazer:

Sendo assim, é imprescindível seguir uma orientação médica. Diante disso, o Paracetamol e Iodopovidona podem ser indicados para evitar que as bolhas infeccionem.

17. Erisipela

Como as manchas são:

A erisipela é caracterizada por manchas avermelhadas com bordas irregulares e levemente elevadas. Em casos mais graves, as manchas também podem vir acompanhadas de bolhas na pele, bem como do escurecimento na área.

O que fazer:

O tratamento nesse caso é feito por meio de antibióticos que podem ser indicados por um dermatologista.

18. Líquen plano

Como as manchas são:

Manchas caracterizada por placas vermelhas ou roxas, que vêm acompanhada de coceira e tem uma superfície brilhante e com listras brancas. Aliás, essas manchas podem aparecer principalmente na região do pulso, tornozelo e costas.

O que fazer:

O tratamento nesse caso é feito por meio de corticoides e antialérgicos em pomadas ou comprimidos. Mas sempre com recomendação médica.

Enfim, se você gostou do conteúdo desse post, pode se interessar também por esse outro: Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo.

Bibliografia:

  • MICHAEL, Y.; SHAUKAT, N. M. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Erysipelas. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532247/>. Acesso em 22 mar 2023
  • ARNOLD, D. L.; KRISHNAMURTHY, K. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Lichen Planus. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526126/>. Acesso em 22 mar 2023
  • ODONWODO, A.; BADRI, T.; HARIZ, A. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Scleroderma. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537335/>. Acesso em 22 mar 2023

Fontes: Tua Saúde Boa Consulta Medprev 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.