Saúde

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele

Algumas doenças podem causar manchas vermelhas na pele. Dessa forma, é importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico caso precise.

Diferente do que muitos acreditam, a pele é o maior órgão do corpo humano, e encontra-se na parte externa do corpo. Diante disso, é possível que apareçam manchas vermelhas na pele por diversos motivos. Por exemplo, reações alérgicas, picada de mosquitos, micose, ou doenças.

No entanto, as manchas vermelhas na pele também podem representar um sinal de câncer. Por isso, é imprescindível se atentar para todos os outros sintomas que podem surgir juntamente com as marcas. Por exemplo, coceira, febre, tosse e dores de cabeça.

Enfim, para esses casos é necessário recorrer a um atendimento médico para que as manchas e os demais sintomas sejam analisados. Dessa forma, será possível identificar as causas e o modo de tratamento adequado. Normalmente, os tratamentos são feitos com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo do que seja.

15 tipos diferentes de manchas vermelhas na pele

1 – Alergia

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
Tua Saúde

Um dos motivos mais recorrentes para o aparecimento de manchas vermelhas na pele é devido à presença de alergias. Ademais, elas podem surgir através do contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios.

Além disso, a intoxicação alimentar e as picadas de insetos também podem provocar reações alérgicas. Diante disso, podem surgir manchas com tamanho médio, de cor vermelha ou branca e com bastante coceira. E, também podem apresentar líquido ou inflamar. Mas, costumam desaparecer após 3 dias.

Por outro lado, em casos mais graves, as manchas vermelhas na pele podem acarretar em outros sintomas, como falta de ar e febres. Nesse caso, para aliviar esses sintomas da alergia é preciso consumir alguns medicamentos. Por exemplo, Loratadina, corticosteroides, como a Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan. No entanto, é melhor consultar um médico antes para entender quais foram as causas e o melhor tratamento.

2 – Micose

Dicas Online

As manchas vermelhas na pele também podem ser causadas por micoses. Ademais, elas podem surgir em diferentes partes do corpo, e ter vários tamanhos que afetam uma região bem delimitada do corpo. E, também podem sofrer descamação ou formar bolhas na região das manchas.

Por outro lado, a infecção pode acabar se espalhando pelo organismo. Diante disso, podem acarretar em outros sintomas, como coceira e ardor. Logo, para tratar essas micoses é preciso de remédios antifúngicos, ou antibióticos indicados pelo dermatologista.

3 – Zika Vírus

Tua Saúde

Entre os sintomas do Zika Vírus, um deles é o aparecimento de manchas vermelhas na pele, que se apresenta em pequenos pontos vermelhos levemente elevados. A princípio, essas marcas surgem na área do rosto, cerca de 3 dias após a picada do mosquito.

Posteriormente, se espalham pelo restante do corpo, durando cerca de 5 dias. Em suma, provocam coceira e dor muscular ou articular. Assim sendo, para tratar é preciso ficar de repouso, se hidratar e se medicar conforme recomendação médica. Por exemplo, Dipirona ou Paracetamol que aliviam os sintomas e o mal estar.

4 – Manchas vermelhas na pele: Eczema

Globo

A eczema consiste em uma inflamação da pele, mediante um agente que provoca irritação ou alergia. Por exemplo, plantas, bijuterias com níquel, medicamentos de uso tópico, cosméticos, tecidos sintéticos, detergentes e produtos utilizados em construção.

Logo, provocam manchas vermelhas na pele juntamente com bolinhas, coceira, ardor e queimação. Além disso, a pele pode ficar seca, áspera e inchada, tendo fissuras. Enfim, a Eczema é frequente em crianças, profissionais da saúde, auxiliares de limpeza, cabeleireiros e pedreiros.

Diante disso, o tratamento pode ser feito através de remédios anti-alérgicos, como Loratadina, aplicação de pomadas ou cremes corticoides.

5 – Rubéola

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
MD Saúde

Em suma, a rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, causada pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. Dessa forma, a doença causa pequenas manchas vermelhas na pele, que são planas e levemente elevadas.

Ademais, surgem no rosto e atrás das orelhas, e se espalham pelo corpo, durando cerca de 3 dias. Nesse aspecto, para tratar é preciso seguir recomendações médicas. Normalmente, o tratamento é feito com Paracetamol para controlar a doença.

6 – Psoríase

Globo

A Psoríase causa manchas com centro branco, bordas vermelhas ou rosas, secas. Ademais, essas manchas descamam e provocam coceira, tendo a chance de sangrar. Geralmente, surgem nos cotovelos, joelhos, nádegas e couro cabeludo.

Além disso, é comum que ocorre antes dos 30 anos ou depois dos 50 anos. Entretanto, não é contagioso e não está relacionado com fatores genéticos. Logo, para tratar é preciso recorrer a uma consulta com dermatologista.

Em resumo, é comum ser tratado com pomadas anti-inflamatórias. Ou também, evitar a exposição solar e consumo de alimentos industrializados. Nesse aspecto, é preciso priorizar o consumo de alimentos ricos em ômega-3 e betacarotenos.

7 – Manchas vermelhas na pele: Lúpus

Tua Saúde

Outra doença  que provoca manchas vermelhas na pele é o Lúpus. Ademais, elas são avermelhadas, podendo ser planas ou elevadas. Além disso, podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum ocorrer no nariz e bochechas.

Além disso, é mais recorrente em mulheres. Por fim, o tratamento é feito através de remédios corticoides e imunossupressores recomendados pelo médico.

8 – Rosácea

Tua Saúde

A Rosácea ocasiona manchas vermelhas na pele, normalmente nas bochechas, testa e nariz. Ademais, essas manchas também podem ser vistas em pequenos vasos na pele.

Em síntese, essas manchas colaboram para que a pele fique sensível, quente e com inchaço. Diante disso, elas podem durar por semanas ou meses, desaparecendo com o tempo.

No entanto, é possível que elas retornem após um tempo, juntamente com outros sintomas. Logo, para o tratamento é preciso usar sabonete e hidratantes neutros, que controlem a vermelhidão. Ou também, o dermatologista pode recomendar antibióticos ou anti-inflamatórios.

9 – Manchas vermelhas na pele: Sarna

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
Tua Saúde

As manchas vermelhas na pele, especialmente nos dedos das mãos e dos pés, pode ser causadas pela Sarna. Além disso, essas manchas também podem aparecer nas axilas, provocando bastante incômodo e coceira.

Desse modo, a coceira intensa pode gerar o desenvolvimento de úlceras na pele. Ademais, isso é mais recorrente em crianças e bebês.

Logo, o tratamento é realizado através de cremes e pomadas recomendadas pelo dermatologista. Por exemplo, Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina.

10 – Brotoeja

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
Tua Saúde

Em suma, a brotoeja consiste em manchas avermelhadas, erupções e bolinhas que atingem principalmente crianças e bebês. Ademais, elas provocam ardor e coceira, e normalmente atingem a região peitoral, coxas, rosto, pescoço e costas.

Ademais, representa uma inflamação da pele, gerada pelo bloqueio da eliminação do suor. Ou também, devido excesso de roupas, e permanência em lugares quentes e úmidos.

Diante disso, não é preciso um tratamento específico. No entanto, é indicado que a região afetada fique livre de calor. Além disso, é bom que compressas frias sejam aplicadas no local afetado para aliviar os sintomas.

11 – Manchas vermelhas na pele: Catapora

R7

A Catapora é uma doença bastante conhecida por deixar manchas vermelhas na pele. Entretanto, essas manchas variam conforme a fase da doença. Isto é, primeiramente são pequenas bolinhas por todo corpo, provocando coceira.

Posteriormente, aparecem bolhas cheias de líquido, que ao estourar formam crostas. Portanto, é imprescindível seguir uma orientação médica nesse caso. Diante disso, o Paracetamol e Iodopovidona podem ser indicados para evitar que as bolhas infeccionem.

12 – Sarampo

Segredos do Mundo

O Sarampo representa pequenas manchas vermelhas na pele, levemente elevadas. No entanto, essas manchas não provocam coceira, mas se espalham com facilidade pelo corpo. Inicialmente, elas surgem no rosto.

Em seguida, se espalham pelo tronco e nos braços. E, podem vir juntamente com febres. Por isso, para tratar é preciso que tenha repouso, hidratação e o uso do Paracetamol.

13 – Manchas vermelhas na pele: Câncer de pele

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
Tua Saúde

Manchas vermelhas na pele podem ser um sinal de câncer de pele. Ademais, elas variam conforme o tipo de câncer que a pessoa apresenta. Entretanto, normalmente elas são pequenas, com formatos irregulares, que aumentam ao longo do tempo.

Além disso, existem casos em que essas manchas sangram. Por outro lado, algumas manchas podem ser planas, extensas, ou terem uma superfície áspera.

Logo, para tratar é preciso de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, variando conforme cada caso. Portanto, é essencial que consultas médicas e exames sejam realizados o quanto antes. Dessa forma, com um diagnóstico precoce o tratamento pode ser mais eficaz contra a doença.

14 – Dermatite atópica

Globo

A Dermatite atópica apresenta manchas vermelhas na pele que provocam muita coceira, especialmente durante a noite. Além disso, elas podem descamar, e conter um líquido que futuramente formará uma crosta.

Por outro lado, devido a coceira extrema, é possível que a pele sofra ferimentos, e ocorra um aumento da espessura da pele no local. Nesse aspecto, no tratamento deve-se usar cremes e pomadas com corticoides.

15 – Manchas vermelhas na pele: Urticária

15 doenças que causam manchas vermelhas na pele
MD Saúde

Por fim, outra razão para o aparecimento de manchas vermelhas na pele é devido à urticária. Em suma, a urticária é uma irritação da pele, marcada por “vergões”, lesões avermelhadas, coceira e um leve inchaço.

Ademais, ela pode surgir em várias partes do corpo, e em qualquer pessoa de qualquer idade. Diante disso, essa doença atinge 20% da população pelo menos uma vez na vida. Em suma, medicamentos, exposição a temperaturas extremas, ou alimentos podem causar a urticária.

E, além das manchas vermelhas, também ocorre inchaços nas pálpebras, lábios, língua e garganta. Logo, pode prejudicar a respiração. Portanto, procurar ajuda médica é fundamental, para que o médico indique o tratamento adequado.

Então, se você gostou do conteúdo desse post, leia também: Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você