Receitas

Conheça os tipos de cebolas, como usá-los e as diferenças entre eles

Você sabia que existem vários tipos de cebola? E saber para qual tipo de prato cada uma combina faz toda diferença no sabor.

Você já deve ter reparado que existem vários tipos de cebola. O que você ainda não sabe, entretanto, é o quanto pode mudar o sabor do seu prato escolhendo a cebola certa.

Ao caminhar pela feira ou pelo supermercado normalmente estão lá a tradicional cebola amarela e a roxa, normalmente usadas em sanduíches gourmet. Mas, depois que você der uma olhadela na lista que o Área preparou para você, vai começar a perceber que existem várias outros tipos a venda.

Seja você um mestre cuca na cozinha, ou um projeto de iniciante na cozinha, este post vai dar um saborzinho diferente nos seus preparos. Confira:

Principais tipos de cebola

1. Cebola Amarela ou Pera

Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Em suma, esta é a mais tradicional na mesa dos brasileiros, e a mais vendida nos mercados. Ela, afinal, tem como característica o sabor mais intenso e ácido. Seu tamanho também costuma ser maior que o dos outros tipos de cebola. Ela é indicada para refogados, assados, molhos e ensopados.

2. Cebola branca

Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Apesar da casca branca, esta é muito semelhante à cebola amarela. Seu sabor, contudo, é intenso e ácido. Ela também é indicada para molhos e refogados. Inclusive, se você pretende acentuar o gosto da cebola e dar aquela encorpada a um caldo, esse é o tipo ideal.

3. Cebola roxa

Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Basicamente, este é o tipo de cebola mais utilizado nos Estados Unidos. Ela é ideal, por exemplo, para ser comida crua, em saladas e sanduíches. Contudo, ela se difere no precinho um pouco mais alto que as outras, e o sabor é menos ácido e mais adocicado. Caso você queira preparar um vinagrete, guacamole ou a cebola caramelizada, use essa!

Além disso, estudos comprovam que a cebola roxa traz muitos benefícios à saúde. Por exemplo, é composta por antocianinas, um tipo de antioxidante para o organismo. Ou seja, entre várias outras coisas, atua contra o envelhecimento precoce.

4. Cebola doce ou Vidalia

Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Sabe aquela cebola empanada? A famosa “onion rings“? Então, é esta a cebola usada para fazer aquela delícia! Até porque seu sabor é super adocicado, com alto teor de água. Em resumo, ela também é típica dos Estados Unidos, e sua principal característica é seu formato achatado.

5. Cebola Pérola ou bebê ou Chalotas

Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Esta é uma pequena cebola, usada para fazer aperitivos e refogados com carne. Em suma, também é adocicada é muito usada para fazer  conservas, compotas e pratos delicados. É muito usada, sobretudo, na culinária francesa. O corpo é alongado, de aroma sutil e derrete por completo ao ser cozida.

Você vai precisar dessa dica após cozinhar com as cebolas: Como acabar com o cheiro de cebola e de alho das mãos.

Fonte: Daiene calmon

Imagens: Gazeta do povocozinha da lbo

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávio
Flávio
25 de agosto de 2022 15:36

Explicou e não explicou


Escolhidas para você