Bolo pão-de-ló tradicional

O bolo pão-de-ló tradicional tem uma massa bem fofinha, sendo ideal para ser servido na hora do lanche e até mesmo como bolo de festa.

Você vai adorar essa receita de bolo pão-de-ló tradicional, pois é um bolo com uma massa bem fofinha, aerada e muito leve. Além disso, é uma receita clássica da confeitaria e muito versátil, podendo ser usada na preparação de bolos recheados para festas, rocamboles, pavês, entre outros.

Mas, para que a massa fique fofinha e saborosa é preciso ficar atento ao modo de preparo, que faz toda a diferença para não resultar em uma massa pesada. Enfim, o tempo de preparo é de apenas 30 minutos, com ingredientes bem simples e fáceis de serem encontrados. E o rendimento é de 30 porções por receita.

Receita de Bolo pão-de-ló

Ingredientes

  • 1 xícara de leite quente;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 gemas;
  • 3 claras em neve;
  • 1 colher de fermento em pó químico.

Modo de preparo do bolo pão-de-ló

  1. Primeiro, bata as claras em neve na batedeira, até que fique bem consistente;
  2. Acrescente o açúcar e as gemas e continue batendo;
  3. Em seguida, adicione a farinha de trigo e continue batendo;
  4. Enquanto isso, aos poucos, vá colocando o leite quente e continue batendo até obter uma massa homogênea;
  5. Desligue a batedeira, junte o fermento em pó e as claras em neve, misture delicadamente a massa, fazendo movimentos circulares de baixo para cima com uma colher de pau;
  6. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo;
  7. Despeje a massa na forma e bata algumas vezes com a assadeira em uma superfície dura para eliminar bolhas de ar na massa. Caso contrário, elas podem se expandir e causar a quebra da massa do bolo pão-de-ló ao ser desenformado;
  8. Por fim, leve ao forno em temperatura alta por 10 minutos, passado esse tempo abaixe a temperatura do forno para média e deixe por mais 20 minutos para terminar de assar.

Dicas

  1. Uma dica importante para que a massa do bolo pão-de-ló fique no ponto certo é acrescentar o leite aos poucos, assim a massa não fica muito líquida;
  2. O bolo pão-de-ló pode ser servido no lanche, no café da manhã acompanhado de um delicioso cafezinho, ou até mesmo recheado com ganache de chocolate, brigadeiro ou frutas;
  3. Além dos recheios, o pão-de-ló também combina bem com alguma calda de sua preferência;
  4. Outra dica é tomar cuidado ao desenformar o bolo, pois ele pode quebrar. Portanto, espere o bolo esfriar para desenformar;
  5. Para saber se o bolo está completamente assado, use um palito para espetar diferentes partes da massa. Então, se o palito sair limpo, o bolo está assado.

Então, essa receita não é maravilhosa? Para mais receitas como essa, leia também: Bolo de casamento, dicas e 50 imagens para te inspirar.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
4 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Sílvio Ferreira
Sílvio Ferreira
21 de abril de 2022 01:18

“1 colher de fermento…”
Colher de sopa, sobremesa, chá?
“Primeiro, bata as claras em neve na batedeira, até que fique bem consistente;
Acrescente o açúcar e as gemas e continue batendo;”, mais abaixo diz: “junte o fermento em pó e as claras em neve, misture delicadamente a massa, fazendo movimentos circulares de baixo para cima”.
Afinal, é para acrescentar e BATER o açúcar e as gemas às claras em neve e continuar BATENDO ou, ao final juntar as claras em neve e misturar (sem bater)?
Faltou um pouco de atenção e capricho na “receita”.

Adriana
Adriana
6 de setembro de 2022 23:38
Responder para  Sílvio Ferreira

Verdade está bem mal explicado a receita 🤦‍♀️

Maria das Dores
Maria das Dores
29 de outubro de 2022 02:04
Responder para  Adriana

Tbm Fiquei sem entender essa parte da clara

Marcia
Marcia
26 de outubro de 2022 08:05

Foto linda… essa massa deve ficar maravilhosa 😍