Farinha de trigo: quais são os tipos e as diferenças entre eles?

Todo mundo usa farinha de trigo nas receitas, mas você sabia que existe diferentes tipos dela? Confira quais são e as melhores utilidades:

A farinha de trigo é um tipo de pó proveniente da moagem do grão de trigo. Esse tipo de farinha é o mais produzido no mundo inteiro, sendo o ingrediente principal de vários preparos, como pães, bolos, massas e tantas outras receitas.

Além disso, a farinha de trigo também é muito comum, sendo encontrada facilmente em supermercados. Ela é obtida por meio da moagem do grão de trigo, que pode ser o comum ou de outras espécies, como o trigo Triticum. 

A farinha de trigo mais utilizada por aqui é a farinha branca, mas você sabia que existem outros tipos e classificações da farinha de trigo? A seguir vamos conhecer cada uma delas e para que tipo de receita elas são indicadas.

Tipos de farinha de trigo e seus usos

O que determina o tipo de farinha de trigo é o grão. Confira quais grãos de trigo originam os três tipos de farinha:

1. Farinha branca

A farinha branca que é a mais comum e também a mais usada, é obtida a partir da moagem apenas do endosperma do trigo. Sendo assim, essa farinha proporciona um sabor mais suave e contém muito glúten, o que faz com que o pão fique mais macio. No caso de pessoas com intolerância a glúten, a farinha de trigo branca deve ser evitada.

2. Farinha integral

Já a farinha de trigo integral,

é feita a partir da moagem do grão de trigo completo, incluindo seu farelo, o endosperma e o gérmen. Desse modo, essa farinha não é tão leve e suave quanto a branca. Além disso, por não passar por um processo de refinamento, ela mantém todos os seus nutrientes, incluindo as fibras e vitaminas.

3. Farinha de semolina

Por último, entre os tipos de farinha temos a farinha de semolina, que é feita a partir de um trigo de diferente espécie, o chamado Triticum durum. Então, nesse caso temos uma farinha com textura granulada, que é um pouco mais grossa do que a branca, e é mais indicada para usar para fazer massas frescas.

Classificação das farinhas de trigo

Além do tipo de farinha de trigo, tem também as classificações, que são definidas pelo Regulamento técnico de identidade e qualidade da farinha de trigo, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

1. Farinha de trigo branca tipo 00

Essa farinha é a mais refinada de todas, 100% natural e feita a partir dos grãos de trigo mais fracos. Sendo assim, a farinha tipo 00 tem um menor teor de glúten e ao mesmo tempo absorve mais água. Portanto, essa farinha é mais indicada para usar no preparo de bolos e tortas, porque ela proporciona uma massa mais leve e aerada.

2. Farinha de trigo branca tipo 0

Já a farinha do tipo 0 contém um pouco mais de glúten do que a primeira. Mas além disso, outro fator que diferencia as duas é que a farinha tipo 0 é branqueada de forma natural, e tem mais ferro. Sendo assim, ajuda na textura e no volume das massas preparadas com ela. Portanto, a farinha tipo 0 é indicada para fazer pães, pizzas e macarrão.

3. Farinha de trigo tipo 1

Agora a farinha tipo 1 é uma das mais comuns e mais versáteis de todas. Essa farinha é obtida por meio da mistura de grãos de trigo fracos e fortes, ou seja, com pouco e muito glúten. Além disso, ela também passa por um processo de branqueamento natural.  Sendo assim, também é muito indicada para usar em receitas de pães.

4. Farinha de trigo tipo 2

Essa farinha, diferente das demais, possui um tom mais amarelado. Isso porque ela é produzida a partir da parte mais externa do trigo. Portanto, é o tipo de farinha que conta com a maior quantidade de nutrientes. Então, ela é ótima para o preparo de biscoitos, cookies e pães mais leves, como o pão de ló, que inclusive temos receita aqui no site. 

Como escolher a melhor?

E então, agora que você já sabe que existem vários tipos e farinha de tipo e como é cada um deles, vem a dúvida, como escolher a melhor para a minha receita? Antes de mais nada, você deve se atentar as informações da embalagem, para saber sobre a grossura da farinha e o tipo de moagem. 

Tenha em mente que quanto mais grossa a moagem, mais integral é o tipo de grão. Portanto, os grãos da farinha são maiores, e isso pode resultar em uma massa mais pesada e grossa. Sabendo disso, a dica é escolher uma moagem de média para fina, que são indicadas no rótulo como T55 ou T65. 

Essas numerações indicam que a farinha de trigo escolhida tem uma moagem mais fina, e por isso é mais indicada para uso em receitas de pães, bolos e massas mais leve.

Agora se a receita que você vai fazer pede uma farinha mais grossa, que proporcione uma textura mais pesada para a massa, busque farinhas com numeração T150. 

O que é a força da farinha de trigo?

Além do tipo e classificação da farinha de trigo, tem ainda a chamada força do glúten, ou valor W. Essa força de glúten está ligada a quantidade de proteínas, no caso, gliadina e glutemina que estão presentes na farinha. 

Uma farinha considerada forte tem o poder de absorver mais água, ou seja, a massa fica com uma hidratação maior e mais resistente, e por isso irá crescer mais. Porém, não é possível saber o o valor W das farinhas vendidas no mercado, uma vez que não há uma padronização na produção em grande escala.

Sendo assim, o teor proteico que aparece no rótulo da embalagem não diz respeito a força do glúten. Na verdade, ao dividir o peso da porção pela quantidade de proteína, a maioria das farinhas terão um teor de proteína de 10%.

LEIA MAIS: 

Aprenda a interpretar e fracionar os pesos e medidas da culinária

5 dicas para substituir ingredientes básicos em sua receita

6 receitas de bolo de cenoura sem farinha de trigo

Farinha de coco, o que é? Conheça os prós e contras do consumo

Como fazer pão low carb de farinha de linhaça fofinho e saboroso

Receita do delicioso pão de queijo fit, sem leite, sem ovo, sem glúten

Fontes: Tudo Gostoso Deliway Amo Pão Caseiro Alimente-se Bem 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
3 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] 2 xícaras de farinha de trigo (confira os tipos e diferenças da farinha de trigo) […]

trackback
21 de janeiro de 2023 01:01

[…] 1/2 quilo de farinha de trigo (conheça os tipos de farinha de trigo) […]

trackback
21 de janeiro de 2023 05:16

[…] 1/2 quilo de farinha de trigo (conheça os tipos de farinha de trigo) […]