Receitas

Farinha de trigo, quais são os tipos e as diferenças entre entre eles?

A farinha de trigo é a rainha da maioria das receitas. Mas você sabe escolher a mais adequada para o seu tipo de receita? Pois isso faz toda diferença.

Falou em receitas logo vem a cabeça a farinha de trigo. Ela é um dos principais ingredientes da cozinha ocidental. Mesmo que tenha sido rotulada como a vilã da saúde dos tempos atuais, sem dúvida, não deixa de ser a queridinha. Isso porque todos sabem que não é o ingrediente maléfico, e sim a quantidade dele.

Você desconfia que o glúten não te faz bem? Veja 7 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten.

Seja como for, a rainha dos pães e bolos nunca perde a cena. E por isso, esse post é dedicado todinho a ela. Aliás, você sabia que existem vários tipos de farinha de trigo?

Conheça os diferentes tipos de farinha de trigo, isso vai mudar sua receita

Pois é, saber diferencia-las e escolhe-las para cada receita faz toda diferença como resultado no sabor e textura. Afinal, o que muda é desde a cor da farinha até o teor de glúten, absorção de água e quantidade de ferro. E claro, cada tipo é indicada para uma receita. Contudo, no Brasil é produzido apenas um tipo.

Tipos de farinha de trigo

Farinha de trigo branca tipo 00

Conheça os diferentes tipos de farinha de trigo, isso vai mudar sua receita

Esse tipo de farinha é ideal para preparo de bolos e tortas. Isso porque deixa a massa leve e aerada. E com a vantagem de ser digerida mais facilmente pelo organismo. Essa farinha super refinada e 100% natural, é feita com grãos de trigo mais fracos. Sendo assim, tem menor teor de glúten e absorve mais água.

Mas como nada é perfeito, infelizmente esse tipo de farinha não é produzida no Brasil. Porém, pode ser encontrada no Canadá, Itália e Argentina.

Uma dica valiosa para quem quer uma farinha semelhante a essa e não tem acesso,é misturar 2 colheres de amido de milho em uma xícara de farinha de trigo tipo 1.

Farinha de trigo branca tipo 0

Conheça os diferentes tipos de farinha de trigo, isso vai mudar sua receita

A farinha tipo 0 é indicada para preparação de pães, pizzas e massas como o macarrão. Isto porque ela possui um teor maior de glúten que a farinha tipo 00. Outro fator que modifica a textura e volume da massa, é o fato dela ter mais ferro.

Farinha de trigo tipo 1

Conheça os diferentes tipos de farinha de trigo, isso vai mudar sua receita

A farinha de trigo tipo 1 ou especial, é a comum encontrada nos mercados brasileiros. Também é indicada no preparo de pães. Porém, neste tipo de farinha acontece uma mistura de grãos de trigo fracos e fortes, ou seja, com pouco e muito glúten. Normalmente ela é branqueada quimicamente quando não é orgânica.

Agora que você já conhece os tipos de farinhas, aprenda também a interpretar os pesos e medidas das receitas. Coloque o que aprendeu neste post em prática com essa receita do melhor pão de ló do mundo.

Fonte: Tudo gostoso

Fotos: Freepik, guia da cozinha, o cla da pizza

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você