Receitas

Patê, como fazer? Origem, ingredientes e 9 receitas imperdíveis

O patê é uma receita antiga, presente em quase todas as datas comemorativas brasileiras. Sua facilidade, e sabor, facilmente agrada.

O patê, há séculos, é uma das receitas prediletas para dias comemorativos. Um dos seus pontos fortes é a facilidade, uma vez que é mais simples de fazer do que muitas outras delícias. Em resumo, quando o assunto é “agradar pessoas”, é a melhor pedida, ou seja, sucesso garantido.

O patê pode ser servido de várias maneiras, permitindo uma gama de acompanhamentos. Consequentemente, ele pode ser servido em casamentos, aniversários e reuniões íntimas. Além disso, ele é tão popular, que não se limita à apenas uma classe social. Ou seja, é um prato para todo mundo. 

Normalmente, é um tipo de opção para entradas. Além disso, ficam disponíveis como petiscos durante festas e encontros. Portanto, use e abuse desse artifício e mantenha o padrão receptivo da sua casa lá em cima.

Origem

Imagem: Receitas Nestlé

Não dá para imaginar uma vida inteira sem, ao menos, experimentar o patê. A receita é fruto das terras egípcias. tendo sido inventada pelos faraós, as margens do rio Nilo.

Primeiramente, o povo egípcio tinha o costume de amassar o fígado do pato e servir a pasta para como refeição. O método continuou de tal forma que a receita alcançou outros lugares do mundo.

A França foi, sobretudo, um desses locais. Portanto, por lá desenvolveram novas formas de cozinhar e servir o patê com novos ingredientes incrementados.

Além disso, sabe aquele delicioso pãozinho que acompanha o patê? Ele só foi descoberto, como acompanhante perfeito, em 1780.

Enfim, era comum a nobreza desafiar os grande mestres da cozinha a inventarem um prato s para impressionar os visitantes do reino. Aliás, comer sempre foi um bom motivo para reunir e festejar com as pessoas.

Festa em Versailles

Imagem: Rainhas Trágicas

A princípio, tudo começou com uma festa entre nobres, na cidade de Versailles. Em 1780, os festejos nos reinos eram constantes, sem hora para acabar. Após uma festa dada por Maria Antonieta e Luís XVI, o Marquês de Contades resolveu fazer um “after” em seu castelo.

Contades pediu para que o seu cozinheiro inventasse uma comida inédita para os seus convidados, pois não estava satisfeito com as receitas padrões disponíveis. Sendo assim, o cozinheiro do reino, Jean Pierre Clause, resolveu aprimorar  o prato feito a partir dos fígado de gansos picados.

Sua ideia inicial foi, sobretudo, fazer uma massa de pão para dispor os fígados amassados em forma de patê. Dessa forma sua brilhante ideia foi nomeada como “Foie en croûte”. O sucesso foi tão grande que até hoje temos o hábito de comer patê com os pãezinhos, torradas ou com outros tipos de massas como acompanhamento.

Posteriormente ao trabalho no castelo, o cozinheiro foi ao encontro do mestre Nicolas François Doyen. A soma dos saberes entre os dois aprimoraram ainda mais a receita de Foie en croûte, e ambos passaram a viver dela. Os hotéis da cidade requisitaram o prepara em seus buffets. Paris sofreu sobretudo uma grande mudança gastronômica.

Receitas

Imagem: Pianney

Graças a curiosidade dos grandes mestres da cozinha, o patê recebeu novas versões, com novos ingredientes. Hoje em dia, já se tornou possível encontrar receitas com frango, peixes, vegetais, atendendo desde os fiéis comedores de carne, até os adeptos ao veganismo.

O patê viajou o mundo e foi dos nobres castelos da frança e dos pratos dos faraós até chegar em nossas casas, popularizando-se. Apesar de toda nobreza envolvida, não há segredos, afinal, na hora de fazer a receita. E um dos maiores fatos a respeito do patê é que o sabor agrada de maneira idêntica de gregos a troianos.

Isso sem deixar a peteca cair, porque é um prato simples, rápido e fácil de agregar ingredientes e culturas em seu modo de fazer. Portanto, quase tudo combina com essa pasta amassada com maionese. Sobretudo a vantagem de todas é que hoje em dia pode ser servido geladinho.

Patê de frango 

Imagem: Guia da Culinária

Esta pasta feita de frango com maionese é a mais queridinha na hora de servir os convidados. Aliás, uma dica básica para a receita é que ela deve ser consumida na hora e evitando assim o armazenamento do alimento. Mas, se preferir, você pode deixar na geladeira por um tempinho para dar aquela geladinha e deixar a sensação mais gostosa.

Ingredientes

  • 1 peito de frango
  • 300 g de maionese
  • 1 cenoura
  • meia lata de milho verde
  • 200 g de presunto

Modo de preparo

Primeiramente você vai temperar o peito de frango como preferir. Deixe marinar por um tempinho na geladeira enquanto organiza os restante dos ingredientes. Após o tempo, corte o frango em cubos e cozinhe até ficar bem macio. Feito isso, jogue-o no liquidificador juntamente com a maionese, bata e reserve.

Rale a cenoura e escorra a água em conserva da lata de milho. Por fim, misture ambos ao conteúdo batido e sirva, se quiser, com pães, ou torradas. Contudo, nada a impede de misturar com outras coisas que vier em sua mente. O céu é o além quando o assunto é inovar na cozinha.

Patê de azeitona

La Violetera

Quando dizemos que o patê é a receita perfeita para agradar todas as pessoas, não é brincadeira. É possível fazer inúmeras receitas com diversos ingredientes para todos os estilos de vida. A pasta a base de azeitona é ótima para servir como opção para os amigos ou familiares que não comem carne.

Além disso essa é uma forma de dizer, entre linhas, o quão importante é o seu convidado para você. Dessa forma não espero menos do que a satisfação da visita e não esqueça dar essa chance para outras pessoas experimentarem o novo estilo de se fazer patê.

Ingredientes

  • 300 g de azeitona verde sem caroços
  • 400 g de maionese
  • 250 g de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha verde (picada)

Modo de preparo

Prepare-se a princípio para se espantar com a facilidade do preparo desta receita! Antes de tudo, escorra o líquido da azeitona em conserva. Jogue-as, juntamente com a maionese, o creme de leite e a cebolinha, no liquidificador e bata até virar uma pasta. Sirva com o acompanhamento que preferir.

Patê de atum

Dicas de Mulher

Separe aí 20 minutinhos do seu dia para preparar a receita mais gostosa de patê que você já provou! Inegavelmente, entre as opções de patê existentes, o de atum é o que tem maior saída. Pode até fazer um teste! Fique olhando para a mesa e veja o quanto as pessoas preferem a receita mais do que as outras. E o melhor de tudo é a facilidade para fazer, dê uma olhada.

Ingredientes

  • 1 lata de atum
  • 2 colheres de maionese
  • sal a gosto
  • meia cebola ralada

Modo de preparo

De fato, receita mais simples não há! Separe portanto sua lata de atum, abra e despeje em uma vasilha. Acrescente sobretudo a cebola ralada, as duas colheres de maionese e a pitadinha de sal. Amasse bem com um garfo, misture e está pronto o seu patê. Passar no pão, ou na torrada é uma boa pedida.

Para incrementar jogue por cima uma cebolinha picada, isso se for do seu gosto, ou dos seus convidados. Aproveite, acima de tudo, para variar nos enfeites e deixe mais chamativa a decoração do seu prato. Por fim, deixe à disposição dos convidados e reponha quando necessário.

Patê de queijo

Na mira

Queijo hoje, queijo amanhã, queijo sempre! E claro que a receita de patê de queijo não poderia ficar de fora dessa lista. Este modo de preparo é ótimo para agradar aquele amigo vegetariano que sempre acaba deslocado das festinhas. Portanto o primeiro passo é correr lá na feira e comprar um queijo fresco mais gostoso que encontrar e seguir o passo a passo a seguir.

Ingredientes

  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 200 g de queijo minas
  • 1 creme de leite gelado
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher (chá) de salsa picada

Modo de preparo 

Antes de tudo, experimente o seu queijo para ver se não está com a mão muito pesada no sal. Feito o teste pique as 200 g em cubinhos. Disponha tudo posteriormente em uma tigela e amasse bem com um garfo. Vá aos pouquinhos acrescentando os outros ingredientes e continue amassando. Quando por fim se formar uma pasta sirva para os seus convidados.

Patê de sardinha

Divina Cocina

Ainda na família dos peixes há também a receita feita a partir da sardinha. Assim como o patê de atum esta receita é bem rápida e simples de se fazer. Com 5 minutinhos e alguns pãezinhos já estará salva a sua reunião com os amigos. Portanto guarde bem essa dica para aquelas horas de surpresa onde recebemos recebemos um convidado sobretudo inesperado. 

Ingredientes

  • 2 latas de atum com óleo 
  • 4 colheres de maionese
  • cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Coloque a sardinha em um vasilha de tal forma que dê para amassar. Deposite também a maionese e o cheiro verde e vá amassando com um garfo. Assim que virar uma pasta homogênea passe na torrada e coma. Já está pronta a receita. Aliás, aproveite este momento final para impressionar e garante um bom acompanhamento para o seu patê.

Patê de milho

Cruzeiro do Sul

O milho ocupa um espaço importante na cultura brasileira. Mais de 800.000 hectares são ocupados para sua produção. E é por isso que não poderia falta a receita de patê de milho para completar essa tradição. O consumo do ingrediente é originado dos povos indígenas brasileiros e não poderia se perder na hora de inovar essa mistura.

Uma dica valiosa é aproveitar a receita com outros tipos de acompanhamentos, por exemplo: bolachas, pão sírio, torradas de diversos sabores e temperos. Por fim, você pode até mesmo apelar afinal para os pães de forma agridoces. Vai ficar uma delícia a mistura de gostinhos.

Ingredientes

  • 1 lata de milho
  • leite
  • maionese
  • sal a gosto

Modo de preparo

Jogue primeiramente o milho com a maionese no liquidificador e bata. A pasta formada será muito cremosa e para soltá-la é necessário ir colocando aos poucos o leite. Após isso veja se já pode retirar tranquilamente do recipiente e deposite em outra vasilha. Tempere com sal até o ponto que desejar e sirva com pãezinhos. 

Patê de cenoura

Guia da Cozinha

Parece mentira, mas este o patê mais gostoso do Brasil! Sem contar que não tem ingrediente mais saudável do que uma cenourinha ralada com azeitona. Alô vegetarianos de plantão dá só uma olhadinha nessa receita de patê perfeita para fazer em casa e substituir aquela janta convencional de cada dia.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • azeitona
  • maionese
  • 2 cremes de leite
  • 1 alho
  • 1 cebola
  • cheiro verde, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo

A princípio pegue um tigela confortável para ralar a cenoura. Rale-as e deixe ali para juntar aos outros ingredientes. Coloque portanto o creme de leite, o alho amassado e a cebola picadinha com a maionese e misture bem. Tempere a gosto e jogue por cima a cenourinha ralada e reserve na geladeira.

Quando estiver gelado jogue por cima o cheiro verde e o seu patê já está pronto para servir. Agora é só aproveitar a explosão de sabores e deixar afinal os seu convidados confortáveis para experimentar o patê de cenoura. 

Patê de calabresa 

Cyber Cook

É provável que entre a lista de receitas acima esta é mais complicadinha de fazer. No entanto, não menos gostosa que as outras. Separe um tempinho a mais se quiser surpreender o pessoal na hora da reunião. Não é preciso mais do que a receitinha de patê de calabresa para completar o banquete da noite e aproveitar para jogar conversa fora. 

Ingredientes

  • 1 creme de leite
  • 1 vidro de maionese
  • 2 linguiças calabresa
  • 1 cebola
  • Dente de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo

Prepare primeiramente a panela coloque-a a fogo e despeje o colhe de azeite. Frite as linguiças em cubo para facilitar a vida nos próximos passos. Quando perceber que já está no ponto acrescente a cebola e alho, refogue mais um pouquinho e desligue. Depois que já estiver frio o conteúdo da panela jogue posteriormente os ingrediente fritos no liquidificador e bata.

Fique de olho, porque vai virar uma pasta bem cremosa que será despejada em outro recipiente. Feito isso, coloque a maionese e o creme de leite. Misture mais um pouco e deixe gelar. Logo após sirva com pães, ou torradinhas. O seu prato já está pronto!

Patê de tomate seco 

Chubby Vegan

Acima de tudo, antes de decidir qual é a melhor opção e a mais marcante receita de patê dê só uma observada nessa feita a partir do tomate seco. Se acaso você pensou que este ingrediente era restrito a pizza é porque nunca provou a pasta com um pão sequinho. Não tem segredo para fazer e leva só alguns instantes.

Ingredientes

  • creme de leite
  • 200 g de ricota amassada
  • 5 tomates secos 
  • sal a gosto

Modo de preparo

A princípio, bata todos os ingredientes no liquidificador ao mesmo tempo. A mistura vai ficar bem homogênea. Fique de olho nesse ponto para desligar o aparelho. Por fim, deposite numa vasilha bem bonita, decore seu arredor com pães e pronto, sirva e fique tranquila, porque você não vai decepcionar as visitas.

Por fim, leia mais sobre receitas incríveis como estas em Panqueca de banana com aveia – Como fazer a receita fácil

Fontes: Tudo Gostoso, Gshow, Tudo Gostoso 2, M de Mulher, Terra, Sociedade Nacional de Agricultura, Tudo Gostoso 2, Tudo Gostoso 3, Tudo Gostoso 4, Receitas Agora, Receitas Nestle, Sococo, Caminho do Vinho, Terra 2

Fontes das imagens: Guia da Culinária, La Violetera, Dicas de Mulher, Na Mira, Divina Cocina, Cruzeiro do Sul, Guia da Cozinha, Cyber CookChubby Vegan, Receitas de Pesos, Guia da Cozinha 2,

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você