Uma coisa é fato: os molhos conseguem transformar qualquer ou quase todas as comidas. Se a comida tá boa, o molho consegue deixar melhor ainda, se tá ruim, o molho tem o poder de salvar. Sendo assim, um dos molhos mais tradicionais e adorados é o molho tártaro, que é muito usado em carnes.
Esse é um molho a base de maionese, picles ou pepino e limão. Ele é servido como acompanhamento de diversas comidas, mas principalmente em churrascos, com carne e lanches rápidos, como batata frita e anéis de cebola. Mas o céu é o limite na hora de usar o molho tártaro.
Enfim, a seguir vamos aprender a receita de molho tártaro simples, que é muito fácil de fazer. Em apenas 15 minutos você prepara esse molho que serve até 4 pessoas apaixonadas por molhos.
Aproveite para conferir também um truque com cubo de gelo na carne de churrasco.
Receita de molho tártaro simples
Ingredientes
Modo de preparo
- Primeiramente, para fazer seu molho tártaro, você precisa picar os seus picles ou pepinos e a cebola. O ideal é picar bem pequeno para incorporar bem ao molho.
- Em seguida, em uma tigela adicione a maionese, o picles picado, a cebola e a cebolinha, a mostarda e o suco de limão.
- Misture tudo muito bem e se necessário acerte o sabor com uma pitada de açúcar.
- Por último adicione a pimenta do reino a gosto.
- Como o ideal é servir o molho tártaro frio, leve o molho para a geladeira por uns 30 minutos.
Dicas para molho tártaro
- Esse molho em específico é muito leve e fresco, e que não vai pesar a sua refeição. Assim como a pasta de alho para churrasco, que inclusive tem receita aqui também.
- O molho tártaro pode ser servido com uma enorme variedade de pratos, mas normalmente ele acompanha carne assada, peixe frito, frango empanado, frutos do mar, legumes crus, e saladas. No entanto, você pode servir com o que preferir. Confira aqui 10 receitas de molho de salada.
- A receita mais tradicional inclui alcaparras. Se você quiser pode turbinar o seu molho incluindo esse ingrediente, mas é totalmente opcional.
- O limão é fundamental para garantir a acidez do molho.
- Aliás, há algumas versões do molho tártaro que substitui a maionese por creme de leite. Então, na falta de um, pode usar o outro.
- Além disso, esse molho também combina muito bem com hambúrguer caseiro, que já ensinamos a receita.
- Esse molho pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.
Curiosidades sobre o molho tártaro
- Esse molho é originário da cozinha francesa. Lá ele é conhecido como sauce tartare, e não vai maionese. No entanto, o molho tártaro logo se popularizou e acabou recebendo outros nomes e passando por algumas modificações da sua receita original.
- Por exemplo, na Inglaterra, esse molho conta com alcaparras, picles, suco de limão e endro. Já nos Estados Unidos o molho ganha uma versão agridoce, que inclui pasta de pepino, cebola e salsinha. Em outros lugares, o molho ganhou outros ingredientes, como ovo cozido e azeitonas.
- No início do século XX, esse molho era comumente servido com o steak tartare. Contudo, não se sabe ao certo se é o molho que dá nome ao prato, ou se o prato dá nome ao molho.
- Aliás, há quem diga que a origem do nome “tártaro” é devido ao nome de um grupo étnico da Ucrânia e Rússia, os Tártaros.
Enfim, o que achou dessa receita de molho tártaro? Aproveite para conferir também a receita de guacamole em 10 minutos.
Fontes: Tudo Receitas Cozinha Técnica