É muito comum nos depararmos com algumas manchas escuras na pele, principalmente causadas pela exposição excessiva à luz solar ao longo do tempo. Essas manchas aparecem porque os raios solares estimulam a produção de melanina.
Além disso, alterações hormonais, uso de medicamentos e outros fatores influenciam os melanócitos que dão origem às manchas na pele. Mas você sabe quais são os principais tipos de mancha e como tirá-las?
Como remover manchas na pele
1 – Manchas na pele causadas pela acne
As espinhas são muito comuns especialmente em adolescentes, e é muito comum aparecer manchas na pele, especialmente depois de tratamento da acne grave.
Um jeito de uniformizar a pele é passar óleo de rosa mosquetá, de 2 a 3 vezes ao dia sobre a cicatriz, se protegendo muito bem do sol.
Também é importante manter a oleosidade da pele controlada. Se você não tem mais acne nem cravos são indicados tratamentos para clarear a pele através de creme com ácido, peeling e outros, além de microagulhamento e tratamentos estéticos.
Procure um médico dermatologista antes de utilizar qualquer produto na sua pele, não arrisque manchar ainda mais!
Saiba como escolher o perfume ideal para cada tipo de pele
2 – Manchas de diabetes
Essas manchas surgem em pessoas com resistência a insulina ou diabetes. Geralmente ao redor do pescoço, pregas cutâneas, axilas e por baixo das mamas. Não é muito comum, mas elas também podem aparecer em pessoas com câncer.
Para tirar essas manchas é preciso consultar um dermatologista, que irá prescrever cremes clareadores e identificar a causa. No caso de manchas provocadas pelo excesso de peso é preciso que a pessoa emagreça, para facilitar o processo.
3 – Micose ou pano branco
Também conhecido como micose de praia, o pano branco surge devido uma infecção causada por fungo. Fazendo com que apareçam várias manchas pequenas e esbranquiçadas na pele. Com o passar do tempo, a micose se espalha pela pele.
Nesse caso, o ideal é aplicar um creme antifúngico, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área afetada é muito grande, pode haver necessidade de tomar um antifúngico, sempre sob indicação médica.
10 milagres do uso da clara de ovo na pele e nos cabelos
4 – Manchas de sol
É muito comum ver pessoas de pele clara ou morena com manchas de sol. Especialmente por falta do uso de protetor solar. As partes mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço.
Elas começam a aparecer, mais ou menos, por volta dos 40 anos de idade, mas também podem aparecer em pessoas mais novas. Esse tipo de mancha pode ser retirada com esfoliação, de 2 em 2 semanas.
Se o número de manchas for grande é recomendado ir ao dermatologista. É importante fazer exames regulares, porque elas podem apresentar riscos de câncer de pele. Existem tratamentos como o uso de clareadores e estéticos, como laser, luz pulsada e peeling.
5 – Melasma
São manchas escuras que aparecem no rosto, próximo às maçãs do rosto e testa. Elas são muito comuns durante a gravidez e menopausa, porque estão diretamente ligadas às alterações hormonais.
Para amenizá-las você pode usar protetor solar com fator de proteção máximo diariamente e evitar tomar sol por longos períodos, além de evitar fontes de calor, como carros quentes estacionados e usar o forno.
Outro jeito é passar cremes ou pomadas para clarear a pele. A hidroquinona também ajuda, mas não deve ser usada por mais de 4 semanas. Produtos como Vitanol A, cremes com ácido e Adapaleno também podem ser usados.
Lembrando que é sempre importante consultar um dermatologista.
6 – Manchas vermelhas
Podem ser causadas pelas mais diversas alergias. Para tratar esse tipo de mancha é preciso usar creme à base de corticóides, 2 vezes por dia, até que os sintomas diminuam. Para identificar a causa da alergia é preciso consultar um especialista, para evitar contato com a causa.
Qual o segredo da pele das asiáticas?
7 – Manchas provocadas por queimadura
Caso você suje sua pele com o suco do limão e fique exposto ao sol logo em seguida, sem lavar bem a pele antes, é bem provável que apareçam fitofotodermatites.
Essas manchas podem ser retiradas com creme hidroquinona, de 3 a 4 vezes por dia. Além de evitar passar perfumes, cosméticos e outros produtos na região. Para que o tratamento seja mais eficaz, é importante passar protetor solar.
Dependendo do grau do machucado é de extrema importância consultar um médico, pois a queimadura pode ser grave.
Dicas para uma maquiagem perfeita para pele madura
Fonte: Tua Saúde