Saúde

Alergia a absorvente – Causas, sintomas, prevenção e tratamentos

A alergia a absorvente é uma resposta inflamatória na pele resultante ao contato com substancias dos absorventes descartáveis.

Já sentiu algum incomodo diferente ao usar absorvente? Basicamente, se você sentir certo incomodo na região intima após contato com o produto, existe uma possibilidade de você ter alergia a absorvente. Ou seja, alergia a algum de seus componentes.

Fibras de celulose, poliacrilato de sódio, adesivos termoplásticos, polietileno, fibras de polímeros com extrato de algodão e papel siliconado são alguns componentes presentes nos absorventes.

Além disso, essa alergia também pode ser chamada de dermatite de contato. Apesar de inconveniente, ela geralmente não atinge muitas mulheres.

Mesmo assim, nunca se esqueça que todo cuidado ainda é pouco. Pois, dependendo do grau da alergia, o problema pode ser tornar sério e, talvez, seja necessário o uso de remédios fortes para tratamento.

Causas

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Portal do Zacarias

Em primeiro lugar, alergia a absorvente está diretamente associada aos componentes citados anteriormente. Apesar disso, existem outros fatores que também podem ocasionar a alergia.

O aumento da temperatura e da umidade no local ou a cola presente nos adesivos, principalmente no modelo tradicional com abas; são grandes exemplos de possíveis causas. Outro exemplo são as fragrâncias muito comuns no produto ou, até mesmo os géis.

Um grande vilão desse problema é o glifosato. Em suma, trata-se de um agrotóxico, muito utilizado na plantação de algodão. É comum que ele esteja presente nos absorventes descartáveis. Dito isso, é indicado que você esteja sempre em alerta e observe os componentes presentes nos rótulos.

Por fim, lembre-se que o autodiagnóstico não é indicado. Tanto nesta alergia, como em qualquer outra doença, use a informação adquirida para ter um norte, mas nunca deixe de procurar auxilio médico. Só um especialista será capaz de fazer um diagnóstico preciso e encontrar a verdadeira causa.

Sintomas da alergia a absorvente

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Korui

Antes de mais nada, vale ressaltar que você não precisa apresentar todos os sintomas a seguir, necessariamente, para ter o problema. Apenas um deles já pode indicar alergia a absorvente. Além disso, o problema pode se manifestar em toda a região intima ou apenas em uma parte, como também se mostrar de diversas formas.

Sobretudo, tal alergia pode surgir a qualquer momento. No entanto, em caso de suspeita, procure imediatamente um ginecologista e pare de usar o produto.

Conheça os sintomas mais comuns:

  • Vermelhidão na virilha e na vulva;
  • Coceira na vagina;
  • Ardência;
  • Pápulas (brotoejas);
  • Lesões acompanhadas por umidade, com a sensação da pele do local estar ‘desmanchando’;
  • Descamação e alteração na coloração da pele.

Prevenção

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Pinterest

Sim, é possível se prevenir. Uma ótima dica é dar preferência aos absorventes sem fragrância e cheiro. Também é interessante que ele seja 100% algodão. Além disso, use roupas íntimas de algodão para reduzir o atrito.

Por fim, sempre troque os absorventes com frequência. Dessa forma você evita o risco de irritação, alergias e até mesmo sérias inflamações.

Tratamentos

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Femme

Primeiramente, é importante lavar o local com água fria abundante, evitando o uso de papel higiênico. Bem como evitar o excesso de sabonetes, preferindo os indicados para higiene íntima, que são os mais adequados.

Em segundo lugar, existem pomadas que auxiliam na alergia. No entanto, elas são indicadas apenas pelos médicos. Então, em caso de sintomas, marque sua consulta para iniciar imediatamente o tratamento.

Sobretudo, nos dias da menstruação, opte por outros métodos para absorver o sangue.

Por quais métodos posso substituir?

1- Coletor Menstrual

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Violeta

Certamente, usando o coletor ou copo menstrual, você ainda estará ajudando o meio ambiente, deixando de lado os absorventes descartáveis que lotam os aterros sanitários de todo o país. Ele é o método mais indicado para quem tem alergia a absorventes comuns, já que são produzidos com material hipoalergênico.

2- Calcinha absorvente

Alergia a absorvente- sintomas, como evitar e melhores tratamentos
Animi

A calcinha absorvente também evita reações alérgicas, porque não possui nenhum ingrediente irritante. O melhor de tudo é que essas calcinhas podem ser reutilizadas. Elas diminuem o calor e a umidade, e minimizam a probabilidade de desenvolvimento de fungos e bactérias na região vaginal.

3. Absorvente de pano

Os absorventes de pano também são uma solução para o problema. Por serem feitos com tecidos à base de algodão, reduzem o atrito. Além disso, a fibra do pano permite que a pele fique mais arejada. Contudo, o ideal neste caso é que a troca de absorvente ocorra com maior frequência.

Gostou da matéria? então leia também: Absorvente interno – como colocar, como tirar, riscos e dúvidas frequentes

Fontes: Korui Ecycle Tua saúde

Imagens: Animi Violeta Femme Pinterest Portal do Zacarias Uol Korui

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você