Alimentos que regulam o intestino – Quais são eles e benefícios

Os alimentos que regulam o intestino estão mais próximo da rotina do que imaginamos. Basta investir na dieta saudável e manter a saúde.

Não há sensação pior do que a proporcionada pela prisão de ventre. É para aliviar as tensões na região da barriga que os alimentos que regulam o intestino existem. Muitas pessoas não sabem o porquê sofrem com esses males, mas boa parte dos casos estão associados ao mal hábito alimentar.

Por isso separamos uma gama de frutas e verduras que atuam diretamente no sistema digestivo. Há um padrão de vitaminas em comum que permeiam estes alimentos. Essa substâncias são incrivelmente capazes de transformar a saúde do intestino para melhor e contribuir para o bem estar.

Normalmente as pessoas mais afetadas pela prisão de ventre são as mulheres. Vários fatores a incluem neste ranking, não se desespere. Tudo tem uma solução. Além disso, não subestime o poder da prisão de ventre. Parece simples, mas esse problema pode alterar até as áreas psíquicas do organismo.

Benefícios dos alimentos que regulam o intestino

Tudo Gostoso

Se for apostar em alimentos que regulam o intestino com certeza você deve investir no tipos fibrosos. As frutas, verduras e legumes que tratam o sistema digestivo são riquíssimos em fibras. A propriedade em específico auxilia o tráfego intestinal e melhora a evacuação das fezes.

Mesmo atuando prontamente para solucionar um problema, as fibras dever sem parte do cardápio diário mesmo não havendo a prisão de ventre. A melhor das maneiras se evitar uma constipação é a prevenção. Os fiozinhos presentes nos alimentos são ótimos na retenção de líquidos, o que é ponto positivo para o intestino.

O líquido retido na substância faz com que crie uma camada de gel nas paredes intestinais. Dessa forma, a captação da água vai aumentar o bolo fecal e melhorar o trânsito intestinal. Além disso, há outro benefício importante que é o estimulo a produção de bactérias benéficas para o órgão.

Frutas, verduras e legumes que soltam o intestino

Mundom

Tendo em vista todos os benefícios citados acima, agora é hora de entender quais são os alimentos que regulam o intestino. O menu do dia é bem fácil de variar e o hábito saudável irá transformar a dua vida. Bem estar, autoestima e sensação de alívio são os principais sentimentos adquiridos com uma alimentação saudável.

Ante de tudo, para prossegui saiba que as fibras também são perfeitas aliadas para a saúde do coração e do sistema respiratório. Apesar de ser prontamente indicada para o intestino há outras exclusividades em relação a sua composição. Portanto fique de olho nas dicas a seguir e estabeleça a sua rotina.

Mamão

Tão Feminino

Na top list das frutas mais incríveis na tratamento do intestino o mamão ocupa, acima de tudo, o primeiro lugar. Este laxante natural é super indicado pelos nutricionistas quando o assunto é regular o intestino. Claro que o seu maior ponto forte é a presente de 1,8 g de fribas, mas seus benefícios não param por ai.

Fonte de vitamina A, C e complexo B este alimento é importantíssimo para o sistema neurológico. Suas propriedades são indicadas para melhorar também a visão, a pressão arterial a anemia, além de melhorar consideravelmente a saúde da pele.

Manga

Bahia Informa

Há a princípio várias maneiras de se usar este alimento que regula o intestino em diversos tipos de receitas. Pura, na salada, sucos ou doce a manga é uma das mais abundantes em fibras. A junção aquosa e fibrosa da fruto vai melhorar diretamente o sistema digestório. Portanto o fluxo intestinal só tende a ganhar com a sua ingestão.

O efeito laxante produzido é resultado dos 2,9 g presentes em sua composição. Ela é capaz de influenciar na prevenção do câncer, no fortalecimento da imunidade, na proteção da pele contra o sol e, principalmente, no combate a prisão de ventre.

Ameixa

Boutique das Ervas

Não podemos esquecer da ameixa quando o assunto é provocar um efeito laxante no organismo. É muito comum encontrar essa frutinha nas festas de fim de ano, mas o ideal mesma é que ela seja consumido o ano inteiro. Outra maneira de encontrá-la é no formato ressecado como na imagem acima.

Pois bem, não importa em qual estado ela esteja, a ingestão desse alimento é fundamental para o alívio da prisão de ventre. Há uma peculiaridade em relação a ameixa, a fruto possui sobretudo uma  chamada fibra pectina presente em sua fórmula. Portanto além de soltar o intestino ela vai promover uma ação desintoxicante para o corpo.

Portanto, se estiver se sentindo mal use bem deste fruto e dê uma boa limpada no organismo. Mas, lembre-se, fibras desassociadas do consumo da água não produz o efeito estimado contra a prisão de ventre.

Uva

Life Style Ao Minuto

A boa e velha uva também está na lista de alimentos que regulam o intestino. Há muitos fatores que levam a prisão de ventre e a uva é campeã quando o assunto é eliminar toxinas que potencializam a constipação. Seu efeito laxativo possibilita a melhor absorção do sistema digestório e libera o viabiliza o tráfego intestinal.

Atenção mulherada! O consumo de cerca de 40 gramas dessa frutinha, seja qual for o seu tipo,  traz certa de 6% do necessário na ingestão de fibras diária. Portanto, quer se ver livre dessa sensação de mal estar, mal humor e dores abdominais invista na dieta a partir da vinha.

Repolho

Super Interessante

Primeiramente é importante destacar que o repolho é fonte de mais de 10 tipos de nutrientes. Todos as substâncias em um só alimento capaz de transformar a saúde de vários órgãos do corpo humano, inclusive do intestino. Este inocente vegetal guarda cerca de 2 gramas de fibras em sua composição.

Sua fibra é bem peculiar quando o assunto é aumentar o bolo fecal no trânsito intestinal. Graças a sua estrutura ela não é facilmente quebrada, portanto soma na hora de produzir as fezes. É facílimo acrescentar o repolho na dieta. Saladas, sopas, cozidos de peixes, dentre outras opções aceitam prontamente sua inclusão no prato.

Couve

Alimentos que regulam o intestino - quais são eles e seus benefícios
Huffpost

O vegetal mais querido quando o assunto é o feijão tropeiro também é rico em fibras e vai liberar o seu intestino.  A couve é um vegetal perfeito quando passamos por um disenteria. Sua propriedade é repositora para a flora intestinal regulando o funcionamento digestório regulando o tráfego fecal.

Além de tudo, o alimento possui pouquíssimas calorias portanto é, acima de tudo, indicada para a dieta quando o intuito é perder peso. Vitamina C, B e colágeno não vai faltar ao aderir a couve no dia a dia, é só ir se habituando e apreciando o resultado no organismo.

Chia

Viva Bem

Os grãos também são perfeitos quando o assunto é manter o intestino funcionando. A chia, por exemplo, é uma pequena semente capaz de reter uma quantidade maior de água e que ajuda muito no tráfego intestinal. Ela é bem fácil de ser incrementada nas receitas e possui valor nutricional extremamente grande para uma semente.

O interessante é que além se auxiliar no processo digestivo a chia acaba com o mal estar da azia. Suas fibras ajudam também a dar aquela reduzida no colesterol, no açúcar do sangue prevenindo, por fim, o organismo contra doenças respiratórias e do coração.

Linhaça

Salutar Natural

Falou em começar a dieta, falou em linhaça. Os pequenos grãos são abundantes em proteínas e podem substituir a ingestão de vários tipos de alimentos prejudiciais a saúde. Outro ponto positivo é sobretudo a capacidade de regular o intestino e acabar de vez com a prisão de ventre. São 3 g de fibras disponível para a sua refeição.

Se fizer o uso certinho deste alimento é provável que suprirá a quantidade diária necessária de fibras para o corpo. Acima de tudo, temos também o bônus do consumo para as pessoas que desejam investir numa dieta para perder peso. Saibam que o intestino regulado com seu trânsito normal é parte primordial para conseguir perder os quilinhos.

Feijão

Colher de Sopa

Comer feijão é uma tradição vinda desde o século XVIII e desde então todos nós ganhamos com seus valores nutritivos. Dentre os benefícios do grão, estar entre os alimentos que regulam o intestino é um dos seus pontos fortes. A primeira informação que temos é que o alimento é rico em ferro e ótimo para combater a anemia, mas saibam que ele é também fonte abundante de fibras alimentares.

Não se contenha na hora de comer aquele arroz e feijão diário. A rotina alimentar a partir do vegetal vai garantir o tráfego regular do intestino. Aliás, sua ingestão vai com certeza dar muito mais energia e aliviar as dores advindas da prisão de ventre.

Por fim, leia mais sobre o intestino em Diuréticos naturais, quais são? Quando ingerir e como agem no organismo

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde 2, Jasmine, eCycle, Tua Saúde 3, Tua Saúde 4, Libbs, Alto Astral, Fiber Mais, Minha Vida, eCycle 2, eCycle 3, Terra, Viva Bem, Panda na Cozinha,

Fontes de imagens: Tudo Gostoso, Mundom, Tão Feminino, Bahia Informa, Boutique das Ervas, Life Style Ao Minuto, Super Interessante, Huffpost, Viva Bem, Salutar Natural, Colher de Sopa, Vitta, Taeq, Class News, Mercado Livre, G1


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários