Saúde

Anis-estrelado, o que é? Utilidade, benefícios e como usar

O anis-estrelado é uma planta medicinal aromatizada que pode ser usada na culinária e também para o uso exterior como a pele.

Atualizado em 29/06/2020

O anis-estrelado é uma planta de origem chinesa e vietnamita, usada para incrementar a culinária. Suas propriedades medicinais contêm alto poder de cura. Portanto, se o seu interesse é cozinhar e manter a saúde em dia, o anis é a melhor opção para acrescentar na comida.

Essa pequena plantinha, em formato de estrela, é fonte de proteína, carboidratos, vitaminas A e C, fibras, cálcio, magnésio e até mesmo cobre. Imagine tudo isso agindo dentro do organismo. Para isso, existem várias receitas que garantem sabor e toda ação dessas propriedades no corpo.

No entanto, há uma outra espécie do anis no Japão, muito parecida com o anis-estrela, com ativos nada benéficos para a saúde. A Illicium japonicum é bastante tóxico. Então, não se esqueça de verificar de onde veio o produto, caso queira aderir ao uso.

Benefícios do anis-estrelado

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Horto didático

A princípio, além de muito nutritivo, o anis-estrelado é utilizado para diversos fins. Portanto, basta saber os seus benefício para melhor aplicar à sua necessidade. Por fim, identifique o que anda sentindo e as funções da planta, e defina como quer fazer uso dela, em quais horários e em como vai fazer isso.

Trata intoxicação de frutos do mar

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Cia do Mar

O anis-estrelado pode ser usado, caso aconteça alguma reação indesejada na ingestão de frutos do mar. Acredite ou não, existem muitos tipos de intoxicações, seja ela alimentar, medicamentosa ou acidental, por substâncias de não ingestão. A intoxicação através de comidas vinda do mar são graves, porque há animais com toxinas pesadas para o corpo.

É ai, sobretudo, que entra a ação do anis-estrelado, porque ele limpa o organismo. Com certeza, em uma situação de intoxicação, você pode ter reações como vômito e diarreia, acarretando uma séria desidratação e perda de nutrientes. A planta ajuda, portanto, não só na limpeza, mas também na reposição dessas vitaminas.

Anis-estrelado na digestão

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Bio Blog

Pela riqueza em fibras, a planta medicinal também estimula, através do aroma, a produção de enzimas digestivas. Essas pequenas substâncias estabelecem a função de absorção dos nutrientes na hora da digestão, está aí o porquê de sua importância.

Anis-estrelado na amamentação

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Magazine Luiza

O anetol é um composto presente na planta que é responsável por gerar aroma e sabor. Além dos agradáveis cheirinhos, o composto também está ligado à produção de leite materno e é uma substância predominante no anis. Portanto, para as mamães com recém-nascidos, a planta medicinal é indicadíssima, para manter a produção lá em cima.

Antibacteriano

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Coisas da Roça

Sua propriedade antibacteriana está presente nas fórmulas dos antissépticos bucais e nas pastas de dente. Além da boca, o anis também pode ser usado em tratamentos de feridas, graças a essa mesma propriedade antibactericida. Ela influencia positivamente na reconstrução da pele ferida, na cicatrização e, principalmente, em casos inflamatórios.

Anis faz bem para a pele

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Beleza e Saúde

Este remédio natural é fonte riquíssima de óleos voláteis. Portanto, está diretamente relacionado à hidratação da pele. A aplicação diária pode também atuar como um antioxidante, retardando o envelhecimento da pele.

Modo de usar

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Casa Clique

A princípio, as receitas com anis-estrelado são muito fácil de fazer. O conteúdo pode ser usado tanto para o consumo de chá, ou no meio da comida; quanto para o uso externo, como banhos, aplicação na pele, por exemplo. Portanto, separamos algumas receitas para você tentar fazer em casa e começar a incluí-lo na sua rotina.

Chá de anis-estrelado

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
nutriela
  • 1 colher de chá de anis-estrelado
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Primeiramente, aqueça a água até borbulhar. Assim que chegar a esse ponto, acrescente o anis e abafe a panela com uma tampa. Assim, após 10 minutos de infusão, sirva o chá em um recipiente de vidro. Então, é só adoçar a gosto.

Creme de anis-estrelado

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Ana Maria Braga
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 5 estrelas de anis quebradas (e mais para decorar)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Despeje o creme de leite na panela junto com o anis e deixe até borbulhar. Em seguida, coe o creme para retirar a planta e acrescente os ovos, o açúcar e o amido de milho. Então, mexa bem, em fogo baixo, até engrossar. Reserve.

A seguir, em outra panela, coloque a água e o açúcar. Deixe em fogo baixo, até formar uma calda. Então, distribua o creme em vasilhinhas e jogue a calda por cima. Está pronto para o consumo.

Banho de anis

Anis-estrelado - o que, para o que serve, benefícios
Nutricia

Por fim, o banho é simples de ser preparado. Se você tiver uma banheira em casa, despeje a água em temperatura agradável e acrescente o anis-estrelado. No entanto, caso não tenha a banheira, faça em um balde e se banhe com uma caneca.

Para mais receitas leia Chás para gripe – 7 receitas naturais para acabar com a doença

Fontes: Ana Maria Braga, Conquiste sua Vida, Blog Minerva, PFarma, Beleza e Saúde, Coisas da Roça, Green Me, eCycleBlog Minerva 2, Tua Saúde

Fontes de imagens: Horto didático, Cia do MAr, Bio Blog, Magazine Luiza, Coisas da Roça, Casas Clique, Nutriela, Ana Maria Braga, Nutricia