Barriga inchada, o que causa e como se livrar do inchaço?

A barriga inchada é extremamente desconfortável e, as vezes, pode até causar dores. Descubra o que pode causar isso como por fim ao problema.

Com certeza, você já deve ter sofrido algumas vezes com a barriga inchada. O desconforto é inegável e algumas vezes parece que vamos explodir.

Existem várias coisas que causam o inchaço na barriga. Felizmente, apenas algumas pequenas mudanças no dia a dia já ajudam a evitar o inchaço.

Porém, existem situações em que a barriga inchada é apenas um dos sintomas que a pessoa sente. Nesse caso, o melhor a se fazer é buscar um médico, pois possivelmente o inchaço é apenas um alerta de que existe um problema maior.

Por trás da barriga inchada

Descubra como por fim a barriga inchada

As causas do inchaço são várias! Pode ser que você esteja com problemas de digestão, com gases, prisão de ventre ou próxima da menstruação. Nesse post aqui você entende melhor o assunto.

E não pense que para por aí, a má alimentação também pode estar causando o inchaço. Alimentos que contém muito sódio, fritos e doces podem cooperar para que sua barriga fique inchada.

Como se livrar do inchaço

Descubra como por fim a barriga inchada

Coma sem pressa

Para cada uma das causas, existe uma forma de tratar. Por exemplo, para sofrer menos com os gases, você precisa comer devagar, para não correr o risco de engolir ar.

Coma em pequenas porções

Além disso, procure não comer grandes quantidades, já que isso também coopera para a maior produção de gases. O recomendado é que as refeições sejam realizadas a cada 3 horas, dessa forma você não precisa comer exageradamente e não corre o risco de ter gases.

Não beba enquanto come

Ingerir líquidos enquanto come também não é recomendado. Os líquidos vão tornar o processo de digestão mais lento. Por isso, aguarde ao menos 30 minutos após a refeição para ingerir algum líquido. Assim você não interfere no processo digestivo.

Descubra como por fim a barriga inchada

Coma mais fibras

Agora se o seu problema é a prisão de ventre, existem algumas coisas que podem te ajudar. Procure ingerir alimentos fibrosos (como aveia, trigo, alimentos integrais) e ingerir muita água. Se você mantiver o organismo hidratado, isso facilita o processo de digestão.

Beba chás diuréticos

Mas, vamos supor que seu inchaço não é evitável, uma vez no mês a menstruação chega e com ela a sensação de ser um balão. Calma, você pode resolver isso tomando um chá diurético que ajuda na diminuição do inchaço. Você pode usar gengibre, canela ou chá verde para preparar o chá. Todos ingredientes muito fáceis de serem encontrados.

Cuidados gerais

Descubra como por fim a barriga inchada

Como você pode perceber, são várias as formas e também os métodos de tratar o inchaço. No entanto você deve ter percebido algumas regras gerais.

A ingestão diária de água, para garantir a hidratação do corpo e seu bom funcionamento. Uma alimentação saudável que evite frituras, comidas salgadas e frituras.

E nós não poderíamos deixar de mencionar a prática de exercícios físicos. Eles ajudam na melhora dos movimentos peristálticos e ajudam a combater o inchaço.

Outra forma de combater a barriga inchada é aprendendo a técnica que ensinamos nesse outro post: Como fazer drenagem linfática em casa e se livrar da retenção de líquido.

Fonte: Tua Saúde, Luftal.

Imagens: Caras, Alto Astral, Desafio Transforma, H&B, Nit.


Outras postagens

4 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários