Saúde

Bulletproof Coffee: o que é, benefícios e como fazer

Você já ouviu falar do bulletproof coffee? O café que promete aumentar a energia, foco e ainda emagrecer é a febre do momento.

Todo mundo adora um cafezinho. Não é à toa que, ao redor do mundo, receitas e mais receitas de como prepará-lo da melhor forma possível surjam a cada ano. Há quem prefira sua versão clássica, já que um bom café passado não se recusa. Todavia, uma das maiores febres da atualidade quando se fala na bebida certamente é o “Bulletproof Coffee”. Ao pé da letra, o termo se traduz para “café blindado”, ou “café à prova de balas”. E o motivo certamente faz jus ao nome.

Quase um coquetel, o bulletproof coffee é uma mistura de café de boa qualidade e gordura e óleos saudáveis. A receita é direcionada ao público que deseja perder peso, viver mais e ainda turbinar o cérebro. Nesse sentido, além do café, a bebida leva manteiga sem gordura, de preferência ghee, e um óleo benéfico, como o de coco. Fácil e prático de se preparar, o tal café blindado é febre entre a maioria das celebridades e influencers focados em estilo de vida.

Apesar de todos os benefícios que o tal bulletproof coffee promete oferecer, boa parte de seu fundamento ainda não possui estudos aprofundados. Assim, é essencial buscar uma opinião profissional de nutricionista antes de se jogar na receita. Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o café, bem como seus benefícios, como funciona, contraindicações e modo de preparo.

O que é o bulletproof coffee?

Bulletproof Coffee
Fonte: Blog do Café

A receita é uma criação de Dave Asprey, um empresário de tecnologia americano radicado em Seattle. Ele é também fundador da empresa Bulletproof, e autor do livro “The Bulletproof Diet”. Por muitos anos, em busca de uma longevidade prolongada, Asprey passou décadas investigando sua própria biologia. Porém, em uma viagem ao Tibete, conheceu uma bebida típica da região composta da mistura de chá com manteiga do leite de iaques, um bovino da região.

Tais bebidas com café, manteigas e outras opções de gordura são uma tradição milenar de regiões como Tibete, Himalaia, Nepal, Etiópia e Vietnã. Seu fundamento é fornecer energia e calor para o corpo, por causa das temperaturas amenas das áreas. Nesse sentido, após uma longa caminhada, a energia de Asprey foi recuperada rapidamente, algo que o deixou intrigado. Após pesquisar mais a fundo, ao voltar para o ocidente, fundou sua empresa Bulletproof e desde então vem conquistando admiradores no mundo inteiro.

Como funciona

Na mistura de café, manteiga ghee e óleo de coco, a gordura saturada da manteiga suporta a queima lenta de gordura, e ainda é mais benéfica que a comum. Isso acontece pois sua produção vem de vacas que só se alimentam de capim, sem antibióticos. Além disso, ela não possui lactose, caseína ou qualquer toxina que possa prejudicar o organismo.

Por sua vez, os triglicérides de cadeia média do óleo promovem a termogênese pelo fato de terem rápida digestão e absorção. Assim, se acelera o metabolismo.

Por fim, o café ajuda a promover a queima de gordura, além de outros benefícios de suas propriedades. Ao usar um café livre de micotoxinas (toxinas produzidas por fungos) como indicado nas receitas, é possível evitar riscos à saúde e à função saudável do cérebro. São elas que fazem com que você sinta mais insônia, fadiga, indisposição e falta de concentração, por exemplo.

Benefícios do bulletproof coffee

Fonte: Wellness Play

Antes de mais nada, é importante entender que o bulletproof coffee foi inicialmente criado para promover aumento da atividade cerebral. Além disso, ele ajuda a manter o organismo bem alimentado para aguentar a demanda da atividade. Assim, pessoas que tomam o café regularmente afirmam ter a experiência de melhora no desempenho cerebral. Ou seja: o foco, a velocidade cognitiva e a resposta às diferentes demandas muda e muito.

Por outro lado, há quem diga que o café ainda ajuda no controle de peso, já que dá maior sensação de saciedade, bem como mais disposição para fazer exercícios físicos. Todavia, tudo isso depende do metabolismo de cada um, bem como seus hábitos de vida e dietas. Além disso, não existem provas concretas de que o bulletproof coffee realmente faça tudo isso. De forma geral, porém, o que pode se esperar da bebida é:

  • Melhora na concentração;
  • Aumento da memória;
  • Mais clareza mental;
  • Mais foco e produtividade;
  • Aumento da resistência corporal e energia;
  • Aumento da queima de gordura;
  • Menos cansaço.

Contraindicações

Bulletproof Coffee
Fonte: Bioanálise

Seja como for, o bulletproof coffee não deve ser consumido por quem não está acostumado a fazer jejum ou que tenha problemas gastrointestinais, por exemplo. Além disso, quem mais deve evitar a bebida são as gestantes, crianças, lactantes, hipertensos, pessoas com ansiedade extrema e insônia, com doenças inflamatórias intestinais, osteoporose e incontinência urinária. Da mesma forma, o café não deve entrar na dieta de quem já realiza aquelas de alto carboidrato. Acima de tudo, consulte um nutricionista antes de qualquer decisão.

Como fazer o bulletproof coffee

Fonte: GQ

De forma que o bulletproof coffee funcione do modo que deveria, é essencial que seu preparo também seja adequado. Assim, escolher um bom grão de café, uma boa manteiga e óleo de coco é fundamental. Cafés de baixa qualidade, por exemplo, possuem micotoxinas, que provocam uma série de riscos à saúde, enfraquecem o organismo e geram inflamações.

1 – Receita original

A receita original do bulletproof coffee é aquela indicada por Dave Asprey, seu criador. Assim, um dos ingredientes pode ser mais difícil de encontrar onde quer que esteja.

Ingredientes

  • 250ml de água;
  • 2 colheres e 1/2 de sopa de grãos especiais de café, moídos na hora;
  • 1 ou 2 colheres de Brain Octane;
  • 2 colheres e 1/2 de manteiga ghee ou sem sal.

Modo de preparo

Bata tudo em um mixer ou liquidificador por 20 ou 30 segundos e beba a mistura na hora.

2 – Receita nacional

A receita nacional é a mesma receita do bulletproof coffee, porém adaptada para produtos nacionais e de mais fácil acesso.

Ingredientes

  • 250ml de água;
  • 2 colheres e 1/2 de sopa de grãos especiais de café, moídos na hora;
  • 1 a 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou sem sal;
  • 1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem ou TCM.

 Modo de preparo

Da mesma forma, bata tudo em um liquidificador ou mixer por 20 ou 30 segundos, até que atinja uma consistência cremosa. Beba assim que estiver pronto.

O outro lado da moeda

Apesar de todos os benefícios supostamente milagrosos do bulletproof coffee, ainda não se sabe se a bebida realmente faz bem para a saúde. Nesse sentido, são necessários estudos para comprovar tudo aquilo que ela promete, já que só é possível confirmar a teoria com dados científicos.

Além disso, para aqueles que buscam inserir o café na dieta em busca do emagrecimento, é possível que nada aconteça do jeito que imagina. Afinal, enquanto um café preto tradicional possui praticamente 0 calorias, o bulletproof coffee pode chegar até as 270. A cafeína naturalmente aumenta o metabolismo e auxilia no foco. Adicionar gordura no café é um mal desnecessário dependendo de seu objetivo. No caso de determinadas quantidades de manteiga ghee e óleo de coco, é provável que a bebida fique cada vez mais calórica.

Tecnicamente, a mistura do óleo de coco e da manteiga ghee traria maiores benefícios na busca por perder alguns quilos. Todavia, o óleo de coco, por exemplo, quando consumido em excesso, pode trazer riscos. Na ideia de que o ingrediente aumenta a sensação de saciedade e possui efeito termogênico, ele rapidamente tornou-se uma febre. O mesmo vale para a manteiga ghee: ainda assim, ela segue sendo a opção mais saudável dentre os outros tipos de manteiga. Acima de tudo, porém, o excesso de gordura saturada deve ser evitado.

Fontes: Reviewcafe, Grão Gourmet, UCoffee, Dani Noce, Viva Bem

Imagens: Grão Gourmet, Blog do Café, Wellness Play, Bioanálise, GQ

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você