As celulites, vulgo, casca de laranja, é também chamada na ciência por Lipodistrofia Ginóide. Ela se trata de um tipo de preenchimento de gordura que ocorre entre a pele e as fibras musculares, assim então conhecida por celulite.
Elas surgem com o acúmulo de gorduras, águas e toxinas, que são agravadas pela má circulação nas células. Por isso as deixam mais “cheias”, provocando então desníveis e nódulos na nossa pele.
Cerca de 90% das mulheres têm celulites.
Nas mulheres a presença das celulites é maior pois, as fibras que separam as células das gorduras formam um padrão em forma de favo de mel, visando que qualquer aumento de gordura infle muito fácil a pele.
A ocorrência de celulites em homens é menor, pois suas fibras correm horizontalmente, o que formam um padrão cruzado impedindo ondulações.
As celulites causam um desconforto nas pessoas, consequentemente diminuindo a autoestima e a confiança com o seu próprio corpo.
E para melhorar o astral das pessoas que querem acabar com as “inimigas”, listamos 7 dicas para eliminá-las de vez do seu corpo.
7 dicas para eliminar as celulites do seu corpo:
1- Descobrir qual tipo de celulite é a sua, pois ela possui 4 graus.
Grau 1 – Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.
Grau 2 – Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.
Grau 3 – Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor no local.
Grau 4 – Vários nódulos, celulite “dura”. Inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.
2- Beber bastante água.
A água ajuda a eliminar as celulites. Portanto ela ajuda a eliminar as toxinas e as gorduras fazendo com que os nutrientes cheguem mais fácil até a pele.
3- Escolher o que comer.
Prefira alimentos ricos em fibras e hortaliças. O intestino também tem que funcionar bem, pois o intestino preso reflete em problemas de circulação linfática.
4- Diminuir alimentos ricos em sal (sódio) ou açúcar, frituras, bebidas açucaradas ou gaseificadas e bebidas alcoólicas.
Os alimentos ricos em gorduras boas também transformam-se em gorduras trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios.
Todos esses processos inflamatórios, são desencadeados pelo o que você come, portanto podem piorar a aparência da sua pele.
5- Praticar mais exercícios físicos.
A celulite é causada pelo acúmulo de gorduras, e a melhor forma para se livrar delas é fazer com que o organismo as eliminem.
Os exercícios físicos ajudam a eliminar gorduras localizadas e proporciona também uma melhora na circulação.
6- Opte por massagens, automassagens com esponja vegetal ou drenagens linfáticas
Elas também ajudam a eliminar as celulites. Melhoram a circulação sanguínea e diminuem as toxinas do organismo.
7- Tratamentos estéticos
Se mesmo com as 6 dicas a cima suas celulites, ainda estão aí te causando desconforto.
Portanto o melhor a se fazer é procurar por tratamentos estéticos mais eficientes como: endermologia, manta térmica radiofrequência, mesoterapia, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos (ultrassom estético), gesso liporedutor, criolipólise, subcisão, lipocavitação, ondas acústicas, corrente russa, e outras.
As mais conhecidas entre as mulheres são a carboxiterapia e a lipocavitação.
A carboxiterapia foi criada inicialmente para tratar úlceras na pele. O procedimento utiliza a injeção de dióxido de carbono que melhora a circulação sanguínea e a oxidação dos tecidos.
E isso faz com que as feridas fechem mais rapidamente.
Já a lipocavitação é um tratamento estético que utiliza o ultrassom para reduzir a gordura localizada em qualquer área do corpo que tenha acúmulo de gordura. E isso faz reduzir os furinhos da pele.
Gostou das dicas a cima? Então venha conferir outras dicas de beleza: 7 dicas valiosas para acabar com a flacidez do seu corpo
Fontes: Minha Vida, Mundo Boa Forma
Imagens: Emagrecimento na saúde, Saúde na comida, Salve a voiva, Vix, Deposit Photos, Prod Digital, Beleza e Saúde, A revista da mulher