Saúde

Celulites, o que são, como se forma e 7 dicas para elimina-las de vez

Como a celulite se forma e porquê ela existe em nosso corpo? O que, exatamente, ela é? E o melhor: 7 dicas para acabar com elas de vez.

Atualizado em 18/04/2019

As celulites, vulgo, casca de laranja, é também chamada na ciência por Lipodistrofia Ginóide. Ela se trata de um tipo de preenchimento de gordura que ocorre entre a pele e as fibras musculares, assim então conhecida por celulite.

Elas surgem com o acúmulo de gorduras, águas e toxinas, que são agravadas pela má circulação nas células. Por isso as deixam mais “cheias”, provocando então desníveis e nódulos na nossa pele.

Cerca de 90% das mulheres têm celulites.

Nas mulheres a presença das celulites é maior pois, as fibras que separam as células das gorduras formam um padrão em forma de favo de mel, visando que qualquer aumento de gordura infle muito fácil a pele.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

A ocorrência de celulites em homens é menor, pois suas fibras correm horizontalmente, o que formam um padrão cruzado impedindo ondulações.

As celulites causam um desconforto nas pessoas, consequentemente diminuindo a autoestima e a confiança com o seu próprio corpo.

E para melhorar o astral das pessoas que querem acabar com as “inimigas”, listamos 7 dicas para eliminá-las de vez do seu corpo.

7 dicas para eliminar as celulites do seu corpo:

1- Descobrir qual tipo de celulite é a sua, pois ela possui 4 graus.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

Grau 1 – Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.

Grau 2 – Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.

Grau 3 – Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor no local.

Grau 4 – Vários nódulos, celulite “dura”. Inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.

2- Beber bastante água.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

A água ajuda a eliminar as celulites. Portanto ela ajuda a eliminar as toxinas e as gorduras fazendo com que os nutrientes cheguem mais fácil até a pele.

3- Escolher o que comer.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

Prefira alimentos ricos em fibras e hortaliças. O intestino também tem que funcionar bem, pois o intestino preso reflete em problemas de circulação linfática.

4- Diminuir alimentos ricos em sal (sódio) ou açúcar, frituras, bebidas açucaradas ou gaseificadas e bebidas alcoólicas.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

Os alimentos ricos em gorduras boas também transformam-se em gorduras trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios.

Todos esses processos inflamatórios, são desencadeados pelo o que você come, portanto podem piorar a aparência da sua pele.

5- Praticar mais exercícios físicos.

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

A celulite é causada pelo acúmulo de gorduras, e a melhor forma para se livrar delas é fazer com que o organismo as eliminem.

Os exercícios físicos ajudam a eliminar gorduras localizadas e proporciona também uma melhora na circulação.

6- Opte por massagens, automassagens com esponja vegetal ou drenagens linfáticas

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

Elas também ajudam a eliminar as celulites. Melhoram a circulação sanguínea e diminuem as toxinas do organismo.

7- Tratamentos estéticos

Celulites, 7 dicas para você elimina-las de vez do seu corpo

Se mesmo com as 6 dicas a cima suas celulites, ainda estão aí te causando desconforto.

Portanto o melhor a se fazer  é procurar por tratamentos estéticos mais eficientes como: endermologia, manta térmica radiofrequência, mesoterapia, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos (ultrassom estético), gesso liporedutor, criolipólise, subcisão, lipocavitação, ondas acústicas, corrente russa, e outras.

As mais conhecidas entre as mulheres são a carboxiterapia e a lipocavitação.

A carboxiterapia foi criada inicialmente para tratar úlceras na pele. O procedimento utiliza a injeção de dióxido de carbono que melhora a circulação sanguínea e a oxidação dos tecidos.

E isso faz com que as feridas fechem mais rapidamente.

Já a lipocavitação é um tratamento estético que utiliza o ultrassom para reduzir a gordura localizada em qualquer área do corpo que tenha acúmulo de gordura.  E isso faz reduzir os furinhos da pele.

Gostou das dicas a cima? Então venha conferir outras dicas de beleza: 7 dicas valiosas para acabar com a flacidez do seu corpo

Fontes: Minha Vida, Mundo Boa Forma

Imagens: Emagrecimento na saúde, Saúde na comida, Salve a voiva, Vix, Deposit Photos, Prod Digital, Beleza e Saúde, A revista da mulher