Saúde

9 remédios caseiros para eliminar verrugas naturalmente

Saber como eliminar verrugas por meio de tratamentos e remédios é muito importante para se livrar dessas protuberâncias na pele.

Antes de aprender formas de como eliminar verrugas, precisamos entender melhor o que elas são. Como já dito anteriormente, as verrugas são resultado de um crescimento desordenado da camada externa da pele. Esse crescimento é desencadeado pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) que pode aparecer em qualquer pessoa, inclusive crianças.

Desse modo, essas pequenas protuberâncias na pele podem surgir em qualquer parte do corpo, mas principalmente no rosto, nos pés e mãos, na virilha e região genital. Elas podem aparecer sozinhas ou em grupos, coma possibilidade de se espalhar de uma parte do corpo para outra.

Geralmente as verrugas são inofensivas e não trazem grandes problemas de saúde, contando que não sejam localizadas nas partes íntimas, porque essas sim demandam um cuidado especial e acompanhamento médico. Caso contrário, elas podem desaparecer com o tempo, sem a necessidade de nenhum tratamento específico.

Além disso, as verrugas podem ser transmitidas para outros indivíduos. Mas isso só acontece através do contato direto com essas lesões. Ou seja, elas só são transmitidas caso o vírus HPV encontre algum ponto na pele para penetrar, como um arranhão, corte, ou outro tipo de ferida.

Sendo assim, dado o incômodo estético, a possibilidade de passar para outras partes do corpo e transmitir para outras pessoas, muita gente procura formas de como eliminar verrugas. Existem tratamentos para a sua remoção, que incluem remédios e procedimentos estéticos e até remédios caseiros. Mas isso depende do tipo de verruga.

Tipos de verrugas

Então, para ter como eliminar verrugas é preciso saber de que tipo se trata. Existem basicamente cinco tipos, classificadas a partir da sua morfologia e parte do corpo em que se encontra. Sendo elas:

  • Verruga plantar: afeta principalmente os pés, conhecida popularmente como “olho de peixe”, devido a sua aparência peculiar. Muito semelhante a um calo, esse tipo de verruga tende a ser amarelada e conta com vários pontinhos pretos no seu interior.
  • Verruga filiforme: tem um formato fino e alongado, surge principalmente no rosto e no pescoço, sendo mais comum em pessoas idosas.
  • Verruga comum ou vulgar: são aquelas que apresentam uma superfície rugosa, arredondada ou irregular, são firmes e possuem menos de 1 cm de diâmetro. Aparecem em várias partes do corpo podendo ser do tom de pele, cinza, amarela, marrom ou preta.
  • Verruga plana: com aparência plana, esse tipo de verruga tende a surgir em grupos, principalmente no rosto.
  • Verruga genital: esse tipo de protuberância surge na região íntima de homens e mulheres e podem aumentar o risco de desenvolver câncer, por isso são mais preocupantes e demandam avaliação de especialista. Quanto a sua aparência, são macias e de cor mais rosada.

Em todo caso, é sempre bom passar por uma avaliação do dermatologista que poderá te instruir melhor sobre o tipo de verruga e se ela está relacionada a alguma doença infecciosa. Além é claro de indicar o melhor tratamento dependendo do tipo e gravidade.

Tratamentos para eliminar verrugas

Hoje em dia, existem alguns tratamentos específico de como eliminar verrugas. De remédios a procedimentos estéticos, eles podem remover completamente a protuberância da pele. Contudo, devem ser recomendados e realizados por um dermatologista a partir das características da verruga. Os principais são:

1. Remédios

Existem alguns cremes e pomadas próprios para a remoção de verrugas, que  são à base de ácido acetilsalicílico ou ácido lático. Desse modo, o remédio deve ser aplicado diretamente sobre a verruga para assim eliminá-la. A aplicação pode ser feita em casa, seguindo as recomendações do dermatologista.

2. Crioterapia

A Crioterapia é o tratamento para remoção de verrugas mais comum e eficiente. Ele consiste no congelamento da protuberância através da aplicação de nitrogênio líquido que faz com que a verruga caia alguns dias depois da aplicação. No entanto, esse tratamento deve ser realizado em consultório e por um especialista, afim de evitar qualquer tipo de lesão, como uma queimadura por exemplo, devido a baixa temperatura do nitrogênio.

3. Cirurgia a laser

A cirurgia a laser se faz necessária no caso de muitas verrugas no corpo ou quando estão espalhadas por diversas áreas. Por se tratar de uma cirurgia, ela deve ser feita com anestesia local, uma vez que pode causar dor. O procedimento consiste na aplicação de um feixe de luz diretamente na verruga com a finalidade destruir o seu tecido.

Nesse caso, após a cirurgia deve-se tomar alguns cuidados com a ferida causada pela remoção, para evitar o risco de infeção. O mesmo vale para casos em que a verruga é cortada, no caso de excisão cirúrgica para remoção.

Como eliminar verrugas em casa

Além dos remédios e procedimentos estéticos, métodos caseiros de como eliminar verrugas também podem ser muito eficazes. No entanto, podem ser um pouco mais lentos, portanto, demanda um pouco mais de paciência para conseguir o resultado almejado.

1. Como eliminar verrugas com fita adesiva

A fita adesiva é uma das técnicas caseiras mais populares e simples para eliminar verruga, sendo recomendada até mesmo pela Associação Americana de Dermatologia. É um método rápido e eficiente para remover o excesso de pele da verruga sem recorrer a tratamentos com químicos.

Então, para eliminar a verruga basta colocar fita adesiva sobre a verruga por 6 dias e em seguida mergulhar a verruga na água por alguns minutos. Feito isso, passe uma pedra pomes ou lixa no local da verruga para remover a pele que já está morta. O processo deve ser feito várias vezes até que a verruga desapareça por completo.

2. Óleo de Melaleuca

O óleo de Melaleuca é um potente antiviral natural. Sendo assim, ele contribuiu para combater o vírus causador da verruga e se torna uma ótima opção natural para ajudar na remoção de verrugas. Para isso, basta aplicar uma gota do óleo essencial 2 ou 3 vezes por dia sobre a verruga e deixar agir por alguns minutos. Caso haja alguma irritação na pele, você pode diluir o óleo de Melaleuca em uma gota de óleo vegetal, como amêndoas ou de abacate e aplicar sobre a verruga.

3. Esmalte de unha

O esmalte de unha também pode ser um grande aliado de como eliminar verrugas. O ideal é usar o esmalte transparente, aplicando-o sobre a verruga. Desse modo, o produto diminui a quantidade de oxigênio que chega até a verruga, consequentemente fazendo com que as células morram e sejam eliminadas mais facilmente. Contudo, é importante consultar um dermatologista antes de aplicar o esmalte sobre a verruga para não ter nenhum risco.

4. Vinagre de maçã

O vinagre, especialmente o de maçã é uma substância bastante ácida e que contribui para a esfoliação química da pele. Sendo assim, pode ser usado para eliminar o excesso de pele da verruga. Para isso, basta molhar um pedaço de algodão com vinagre de maçã e aplicar sobre a verruga durante a noite. Para que o algodão não saia, pode usar um band-aid ou fita para prender.

OBS: esse método não pode ser usado em verrugas no rosto, por ser uma região mais sensível.

5. Alho

O alho é outro ingrediente muito bom para eliminar verrugas do corpo, devido as suas propriedades antissépticas. Nesse caso, basta amassar o dente de alho até formar uma pasta, em seguida aplique sobre a verruga e cubra com um algodão. Deixe agir durante a noite e retire na manhã seguinte. Repita a receita diariamente até que a verruga desapareça por completo.

6. Como eliminar verrugas com casca de banana

A parte do interior da casca da banana é rica em ácido salicílico, sendo uma forma natural de como eliminar verrugas. Para isso, basta esfregar a parte branca da casca da banana sobre a verruga algumas vezes durante o dia ou então, pregue-a com uma fita adesiva deixando agir por algumas horas. Faça isso todos os dias até que a verruga caia.

7. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem várias utilidades, para a saúde e beleza e também pode ajudar a remover verrugas. Para isso, misture o pó de bicarbonato com óleo de rícino e aplique sobre a verruga, cobrindo com gaze ou algodão em seguida. Deixe agir por alguns minutos e repita o processo duas vezes ao dia até que a verruga seja removida.

8. Babosa

A babosa, ou aloe vera como também é conhecida, é rica em propriedades antibacterianas e antivirais que podem ser usadas na remoção de verrugas. Desse modo, remova o gel da folha de babosa e aplique sobre a verruga, deixando agir por alguns minutos. Repita o processo todos os dias até que a verruga desapareça.

9. Como eliminar verrugas com limão

O limão, em resumo, também tem propriedades ácidas e pode ser usado para essa finalidade. Desse modo, molhe uma gaze ou algodão com o suco de limão e aplique sobre a verruga por alguns minutos pelo menos três vezes por dia. Faça isso diariamente até que remova a verruga. Lembrando sempre de não deixar a região exposta ao sol após aplicar o limão, para evitar de manchar a pele.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cravo no nariz – Causas, tipos, mitos e  formas de eliminar o problema.

Fontes: Tua Saúde Tua Saúde Ana Maria Braga

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você