Saúde

6 dicas para emagrecer muito mais rápido

A mudança de hábitos pode ser muito eficiente para ter um emagrecimento rápido sem prejudicar a saúde; saiba como!

A mudança de hábitos é a forma mais eficaz de ter um emagrecimento rápido, afinal, o ganho de peso está muito ligado ao estilo de vida. Ou seja, dependendo da sua disciplina e paciência, você pode perder até 2kg por semana. No entanto, isso vai depender também do seu peso inicial e das estratégias escolhidas.

Leia também: Flacidez na barriga – o que causa e como eliminá-la

Além disso, é importante lembrar que ficar conferindo os resultados na balança todos os dias gera ansiedade e pode dificultar o processo. Nesse sentido, adote o hábito de verificar se engordou ou emagreceu apenas uma vez por semana, sempre no mesmo horário. Considere também o período menstrual, que pode deixar as mulheres mais inchadas, o que reflete na balança.

10 remédios caseiros para cólica menstrual 

Enfim, confira a seguir 6 dicas para emagrecer muito mais rápido:

1 – Coma devagar, mastigando bem os alimentos

O hábito de comer devagar, além de ser mais prazeroso, também ajuda o estômago a enviar sinais de saciedade ao cérebro. Desse modo, o órgão entende que já recebeu comida suficiente, o que não acontece com quem tem o costume de comer muito rápido. Portanto, sinta a comida e aprecie a refeição.

Lembre-se sempre que respeitar a saciedade é um dos pontos chave para emagrecer mais rápido. Além disso, foque em saciar o estômago com alimentos ricos em nutrientes e fibras, como frutas, verduras e carnes. Dessa forma, o metabolismo funcionará melhor e você não sentirá fome por um longo período.

2 – Beba muita água durante o dia

Antes de tudo, beber muito líquido diminui a fome e reduz a retenção, afinal, quanto mais água você ingere, mais toxinas que prejudicam o emagrecimento rápido são emininadas. Ou seja, durante o processo é essencial ingerir bastante água entre as refeições. Além disso, o hábito manterá você muito mais hidratada.

Tente beber: água, água de coco, chás e sucos naturais sem açúcar;

Evite beber: refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, bebidas alcoólicas e achocolatados.

A quantidade de água diária recomendada varia entre 1,5L e 3L.

Beber água emagrece? Como se hidratar + ingredientes aromatizantes pra água

3 – Pratique atividades físicas

Praticiar atividades físicas regularmente pode te ajudar a perder muitas calorias. Sendo assim, não se preocupe tanto com o tipo de exercício em si, mas com a constância. Além disso, também é válido adotar hábitos que te façam se movimentar mais no seu dia a dia, como:

  • subir as escadas ao invés de usar o elevador.
  • ir a pé ou de bicicleta para lugares próximos.
  • levar o seu pet para passear.
  • dançar.

Ou seja, o importante é não ficar parada. Tente praticar alguma atividade física que você goste pelo menos três vezes por semana.

4 – Coma de tudo, mas diminua a quantidade

Primeiramente, é importante destacar que cortar tudo que engorda não te ajudará a ter um emagrecimento rápido. Ao contrário do que pensam, nosso corpo precisa de todos os tipos de nutrientes. Portanto, fazer dietas que proíbam o carboidrato, por exemplo, não é a solução.

Desse modo, as nossas dicas são:

  • Evite o consumo de açúcar em alguns alimentos simples como café, iogurte, chá, suco e leite;
  • Adicione sementes como chia, linhaça e gergelim em seus sucos e iogurtes;
  • Opte por apenas uma fonte de carboidrato por refeição. Ou seja, ao invés de comer arroz, batata e milho no mesmo dia, escolha um para ser o carbo da vez;
  • Coma castanhas e amendoins diariamente. Mas, cuidado com as quantidades;
  • No almoço e no jantar, coma a salada crua primeiro;
  • Adicione 1 colher de azeite extravirgem em suas refeições (almoço e jantar);
  • Evite comer após estar saciada;
  • Não confuda tristeza e ansiedade com fome. Evite passar perto da cozinha quando estiver com esses sentimentos.

Por fim, lembre-se que comer frutas e legumes durante o dia ajuda muito a emagrecer de forma mais rápida, já que esses alimentos são fonte de fibras e vitaminas.

14 frutas para emagrecer (de baixas calorias)

5 – Evite ficar com muita fome

Ficar muitas horas sem comer nada aumenta as chances de você querer consumir alimentos calóricos, além de comer bem mais. Sendo assim, evite ficar longos períodos sem se alimentar. Confira algumas dicas para segurar a fome até a próxima refeição:

  • Tenha sempre castanhas, amendoins e frutas por perto;
  • Leve um sanduíche natural ou iogurte para o trabalho;
  • Belisque petiscos de alimentos naturais em casa, como palitos de cenoura, tomate em cubos, lascas de coco, etc.

Desse modo, se não for possível fazer uma refeição nutritiva ao longo do dia, essas opções te ajudarão a segurar a fome e a manter hábitos saudáveis.

Comer bem – dicas de alimentação saudável e saborosa no ponto certo

6 – Faça um diário alimentar

Além de dietas nutritivas e treinos intensos, uma boa estratégia também pode te ajudar a perder peso mais rápido, caso seja da sua vontade emagrecer. Uma delas é anotar tudo aquilo que você comeu ao longo do dia, após cada refeição. Assim, você terá consciência do que está consumindo e poderá observar onde está acertando e onde está errando. Desse modo, ficará mais fácil ajustar seus hábitos para conseguir uma alimentação mais equilibrada.

Sendo assim, recomendamos que você crie um ‘diário alimentar’ e anote todas as suas refeições, indicando qual é (café manhã, almoço ou jantar, por exemplo), o horário e o que você comeu, inclusive as quantidades. Além disso, descreva também onde você estava no momento, com quem, o que estava fazendo antes de comer e qual era o seu humor. Dessa forma, você conseguirá entender melhor seus hábitos alimentares e o que tem te motivado a comer em certas situações. Faça esse passo a passo de 3 a 7 dias e veja quais foram os resultados ao fim da semana.

Como emagrecer com saúde?

Primeiramente, consulte um endocrinologista para avaliar a sua produção hormonal e, em seguida, um nutricionista para preparar um plano alimentar específico para você. Contar com a ajuda desses profissionais é muito importante, pois o seu emagrecimento será feito de forma segura e saudável, considerando a sua saúde e os seus hábitos alimentares.

Além disso, podem haver casos em que a pessoa tem algum problema de saúde, como asma, diabetes, entre outros. Ou seja, a orientação médica é essencial para que a perda de peso não prejudique alguma outra condição mais séria. Portanto, não se esqueça que qualidade de vida é primordial.

Gostou dessa matéria? Leita também: Sanduíche natural ajuda na dieta? [10 receitas para fazer em casa]

Fonte: Tua saúde

Referências Bibliográficas 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS. Linhas orientadoras para a construção de um manual de dietas. 2017.

ALMEIDA, C, Jussara . Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos . Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. Vol.53. 5.ed; 673-687, 2009

WYLIE-ROSETT Judith et al. Health Effects of Low-Carbohydrate Diets: Where Should New Research Go?. Current Diabetes Reports. 13. 2; 271-278, 2013

HILLS Ronald, PONTEFRACT Benjamin et al. Gut microbiome: Profound Implications for Diet and Disease. Nutrients. 11. 1-40, 2019

VARTANIAN Lenny, SCHWARTZ Marlene et al. Effects of Soft Drink Consumption on Nutrition and Health: A Systematic Review and Meta-Analysis. American Journai of Public Health. 97. 4; 667-675, 2007

LOPEZ Esther, SCHULZE Matthias et al. Consumption of Trans Fatty Acids Is Related to Plasma Biomarkers of Inflammation and Endothelial Dysfunction. The Journal of Nutrition. 135. 3; 562–566, 2005

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4.8 4 votos
Dê a sua opinião

guest
3 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Mayra
Mayra
26 de dezembro de 2021 00:30

achei tudo muito legal e pratico isso vai ajudar bastante

Alana
Alana
23 de março de 2022 16:33

Olá area mulher, adorei as dicas

PERCA PESO SEM PERDER SAÚDE
O tratamento Sibutracaps é um método inovador de emagrecimento que já virou febre em muitas cidades e está revolucionando o mercado de emagrecimento.

Acesse esse link e saiba como
bit.ly /Auxílionoemagrecimento

Tássio Coelho de Souza
Tássio Coelho de Souza
28 de agosto de 2022 09:19

Olá, Área da mulher, belo conteúdo. Adorei! E quem tiver interesse em algo mais detalhado, com cardápios simples e práticos com alimentos acessíveis, mais exercícios e muito mais! Me chama no 87981268071. Bela oportunidade para dar mais um passo saudável! Eu quero te ajudar, pois já sofri com isso e desejo dar uma força a outras pessoas também. Ou acesse o site bit.ly/sealimentedemaneirasaudavel


Escolhidas para você