Saúde

Beber água emagrece? Como se hidratar + ingredientes aromatizantes pra água

Além de ser essencial para a saúde do corpo, beber água também emagrece. Confira abaixo sobre o papel dela na perda de peso e mais dicas.

Afinal, beber água emagrece de fato? Sim! Hidratar-se bem é uma ótima estratégia e é essencial para emagrecer de forma saudável. No entanto, a água não necessariamente tem efeito emagrecedor, mas sim auxilia e potencializa a capacidade do corpo para perder peso.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não adianta aumentar exageradamente o consumo de água ou consumir só isso durante o seu dia. Para se obter o efeito emagrecedor, deve-se aliar uma hidratação adequada com uma rotina de exercícios e dieta saudável.

Certamente beber água sempre foi essencial para o corpo humano, porém até pouco tempo não havia ainda comprovação científica quanto ao potencial emagrecedor da água. Todavia, estudos sobre o tema vêm mostrando que hidratar-se adequadamente pode gerar uma perda de peso 44% maior, se associado a dietas e exercícios, é claro.

Primordialmente, a água acelera o metabolismo, melhora o rendimento físico e garante um bom funcionamento dos órgãos. Órgãos que, inclusive, estão diretamente ligados à perda de peso, como o intestino. Portanto, beber água emagrece pois o corpo devidamente hidratado passa a ter maior capacidade de digestão, queima de calorias e desintoxicação, acelerando assim o emagrecimento.

Como beber água pode ajudar no processo de emagrecimento?

Beber água emagrece
Fonte: Boa Forma

1. Beber água ameniza a sensação de fome

Muitas vezes, aquilo que sentimos e caracterizamos como fome repentina ou vontade de beliscar algo, pode ser sede. Por isso, em vez de ceder a uma guloseima ou besteira logo de cara, tome um copo de água e aguarde alguns minutos. É muito provável que o desejo ou sensação de fome irá passar e você terá evitado consumir um monte de calorias.

2. Gera sensação de saciedade

Apesar de não ser aconselhável ingerir bebidas durante as refeições, beber água antes delas é uma ótima estratégia para evitar comer além da conta. Isso porque ela causa uma dilatação no estômago, o que leva a uma sensação temporária de barriga cheia. Ou seja, quando você for comer, será mais fácil sentir-se saciado, evitando assim comer mais do que o necessário. Além disso, é mais vantajoso que você consuma água antes, após ou até mesmo durante as refeições em pequenas quantidades. Afinal, ela não possui calorias, diferentemente de refrigerantes, sucos e outros.

3. Auxilia na prática de exercícios

Beber água emagrece
Fonte: Guilherme Giorelli

A água hidrata e tonifica os músculos, além de ser essencial para o bem estar e disposição. Como resultado disso, gera-se mais energia para praticar exercícios e o rendimento físico é aumentado. Isso porque os músculos precisam de adequada hidratação para não sofrerem com lesões durante os exercícios e se recuperarem mais rápido do esforço. Dessa forma, você estará mais disposto para se exercitar com mais frequência, o que, por sua vez, é fundamental para emagrecer.

4. Beber água influencia no funcionamento do intestino

A água é imprescindível para que o intestino funcione bem, órgão que, inclusive, influencia prioritariamente na perda de peso. O intestino é responsável pela digestão dos alimentos, por absorver os nutrientes, eliminar toxinas, hidratação das fezes e etc. Processos que dependem da ingestão de água e sem os quais não é possível emagrecer de forma saudável. Além disso, a água também tem seu papel acelerando o metabolismo, que é responsável pela queima de calorias.

Como se hidratar bem no dia a dia

Beber água emagrece
Fonte: Fast Life Fast Shop

Em suma, manter o corpo bem hidratado é muito importante para o corpo e para acelerar o processo de emagrecimento. Contudo, resta saber ainda quanto de água devemos ingerir para garantir um nível de hidratação adequado.

Essa é uma informação que varia de pessoa para pessoa, levando em consideração aspectos como peso, faixa etária e etc. Pode-se calcular a quantidade diária de água adequada para o seu peso através da seguinte fórmula: Peso x 35ml. Entretanto, a quantidade geral recomendada é de 1,5 a 3 litros de água por dia.

Lembrando que é importante beber água em quantidades moderadas o dia inteiro, mesmo sem sentir sede. No caso das refeições, tente ingerir quantidades pequenas enquanto está comendo para não atrapalhar seu processo digestivo. Já no caso do período anterior ou posterior às refeições, beba água tranquilamente, certificando-se de deixar um intervalo de 30 a 40 minutos.

Existem também outras opções de bebidas para incluir na sua rotina diária e, assim, ingerir mais água. Além da água normal, é possível aromatizá-la usando frutas, fazendo chás ou comendo frutas e vegetais com muita água. De antemão, certifique-se de jamais colocar açúcar ou qualquer outra substância calórica nessas bebidas. Afinal, devemos manter a água livre de calorias para não atrapalhar no processo de emagrecimento.

Ingredientes para aromatizar a água

Beber água emagrece
Fonte: Blog Cidade Canção

No caso das bebidas aromatizadas, para prepará-las basta adicionar os ingredientes escolhidos na água, sem bater no liquidificador, até que o sabor esteja do seu agrado. Essas são formas saudáveis de adicionar um gostinho na bebida, a fim de deixar a tarefa de hidratar-se e, consequentemente, emagrecer, mais interessante.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns elementos que você pode usar para aromatizar e saborizar:

  • Pedaços de abacaxi;
  • Hortelã;
  • Pau de canela;
  • Pedaços de gengibre;
  • Frutas vermelhas picadas;
  • Pepino em rodelas;
  • Suco de limão ou rodelas de limão;
  • Suco de laranja ou rodelas de laranja com casca;
  • Anis-estrelado;
  • Maçã picada;
  • Pimenta caiena em pouca quantidade;
  • Cravo da índia.

Agora que você sabe como funciona o efeito emagrecedor da água no nosso corpo, confira também: como emagrecer rápido.

Fonte: Água Santa Rita, Tua Saúde, UOL, Receiteria.

Imagens: Port Louis, Boa Forma, Guilherme Giorelli, Fast Life Fast Shop, Blog Cidade Canção.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você