Saúde

Alimentos que prendem o intestino indicados para evitar a constipação

A alimentação pode ser uma ótima forma de tratar problemas intestinais, por isso conheça os alimentos que prendem o intestino.

Atualizado em 27/08/2020

Ter um intestino funcionando corretamente pode parecer algo natural, mas não para todo mundo. Um problema muito comum, que afeta principalmente as mulheres é a prisão de ventre ou intestino preso. O outro problema é justamente o contrário, o intestino solto. Ambos acabam por serem muito desconfortáveis. Mas felizmente podem ser tratados com a alimentação. Desse modo, existem alimentos que prendem o intestino e os que soltam.

Sendo assim, dependendo do tipo de problema talvez seja interessante incluir esses alimentos que prendem o intestino na sua dieta ou até mesmo evitá-los.

Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre, a também chamada de constipação. Pessoas que apresentam esse tipo de problema intestinal, têm maior dificuldade para evacuar, sofrendo com inchaço e até dores na região da barriga. Em contrapartida, quem tem o intestino solto, tem muita facilidade em evacuar, o que pode piorar com diarreias frequentes e também dores abdominais.

Contudo, em ambos os casos, eles representam algum tipo de disfunção do intestino, que eventualmente pode acarretar muitos outros problemas. Portanto, hoje iremos conhecer quais alimentos prendem o intestino.

Funcionamento do intestino

Women’s Health

O intestino, assim como os demais órgãos do corpo humano tem função vital para o bom funcionamento do organismo. Portanto, quando alguma disfunção ocorre nesse órgão, todo o organismo é afetado e a pessoa pode sofrer com vários desconfortos.

Entre as disfunções intestinais mais comuns estão, o intestino solto e o intestino preso. Como dito anteriormente, os dois casos podem ser realmente incômodos para quem sofre com algum deles. E os alimentos podem ajudar no tratamento alternativo dessas condições.

Intestino preso

Lifestyle ao Minuto

O intestino preso, também conhecido como constipação é quando a pessoa não consegue evacuar com frequência. Essa condição é agravada pelo consumo insuficiente de água, falta de atividade físicas e uma alimentação deficiente em fibras. Nessas situação, é comum que a pessoa sofra com dores abdominais, inchaço, surgimento de acnes e até mudanças de humor. Sem contar a dificuldade para fazer cocô, já que as fezes ficam muito duras ou secas.

Então, como a alimentação é um dos grandes agravantes desse problema, ela também pode ser a solução. Isso porque existem diversos alimentos que ajudam justamente a soltar e regular a função intestinal e já falamos sobre eles aqui.

Intestino solto

Gastrolife

E no caso do intestino solto, há três principais razões que podem agravar a situação. A primeira delas é a alimentação, seguida por toxinas, e também por infecções, que são as menos comuns.

No caso da alimentação, são justamente os alimentos que aceleram o funcionamento do intestino e consequentemente, a produção das fezes.  As toxinas, são aqueles alimentos do tipo lácteos, açúcares e álcool que o corpo pode entender como substâncias tóxicas.

E por fim, algumas pessoas podem ter uma permeabilidade intestinal, causada por parasitas intestinais, super crescimento bacteriano intestinal ou até mesmo crescimento excessivo de candida. Nesse caso, é preciso de um tratamento específico. Contudo, se não for esse o caso, a alimentação pode ajudar muito.

Portanto, o ideal é incluir alimentos que prendem o intestino, e vamos conhecer alguns dos mais comuns a seguir.

Alimentos que prendem o intestino

Então, vamos conhecer os alimentos que prendem o intestino e que podem agravar a constipação. E que também podem ajudar no caso do intestino solto.

Goiaba

Viva Bem

A goiaba é uma fruta rica em vitamina C e que ajuda no sistema imunológico. Contudo, por ter muitos fotoquímicos, ela acaba reduzindo o movimento do intestino e retardando o seu esvaziamento. Por isso, essa fruta é muito recomendada para quem sofre com disfunção intestinal que solta o intestino.

Caju

Ativo Saúde

O caju é outra fruta indicada para quem deseja prender o intestino. Sendo assim, tanto a poupa da fruta quanto a castanha são recomendadas para essa finalidade.

Banana

Veja

A banana também é muito conhecida por essa função. Ela é muito indicada para ajudar no controle do trânsito intestinal, justamente por ser rica em fibra solúvel.

Maça

TriCurioso

A maça é uma fruta muito interessante nesse sentido, já que ele ajuda tanto a soltar quanto prender o intestino. Isso depende da forma como é consumida. Rica em fibras, a maçã é ótima para regular o controle do trânsito intestinal. Portanto, a casca da maça ajuda a soltar o intestino, e a poupa da fruta promove efeito contrário, de prender o intestino e controlar diarreias.

Jabuticaba

Jolivi

A jabuticaba contém uma fibra solúvel que ajuda a regular o ritmo do intestino. Sendo assim, o seu consumo excessivo pode acabar prendendo o intestino e dificultando a evacuação.

Pera

Alimentos

Quando se falta em trânsito intestinal, as frutas são as melhores opções. Então, a pera, que é uma fruta rica em vitamina A, B1, B2, B3 e C são ótimas nesse sentido.

Frutas não maduras

Santa Melancia

Muitas frutas no geral ajudam a prender o intestino, mas no caso de estarem verdes ainda elas prendem ainda mais o intestino. Isso porque antes do seu amadurecimento, a maioria das frutas apresentam grande quantidade de tanino, que atrasa o trânsito intestinal.

Bolacha de água e sal

Receitaria

A bolacha de água é um alimento que prende muito o intestino. Isso porque a farinha branca, presente na bolacha, absorver muito líquido durante o processo de digestão, e acaba prendendo muito o intestino.

Arroz branco

Uol

O arroz é um alimento consumido diariamente por muita gente, e devido a quantidade de fibras acaba por prender o intestino.

Carne vermelha

Hypescience

Como a carne vermelha contem muitas proteínas, ela existem um esforço maior do sistema gastrointestinal. E isso acaba por ajudar a prender o intestino.

Pão

Viva Decora

Assim como a bolacha que tem farinha, o pão também tem esse ingrediente muito presente em sua composição e por isso é um dos alimentos que prendem o intestino.

Macarrão

Vix

Por ser um alimento fonte de fibra solúveis, o macarrão também tem a função de controlar o trânsito intestinal.

Batata e mandioca

Dieta Diet

Tanto a batata quanto a mandioca apresentam uma grande concentração de fibras, que podem ajudar no tratamento de intestino solto.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 8 causas da prisão de ventre.

Fontes: Hospital 9 de Julho Veja Saúde Bonde Natuvita

Imagem destacada: Viva Bem

Imagens: Women’s Health Lifestyle ao Minuto Gastrolife Santa Melancia Alimentos Jolivi TriCurioso Veja Ativo Saúde Viva Bem Dieta Diet Hypescience Vix Viva Decora UOL Receitaria