14 alimentos que prendem o intestino e por quê isso acontece

Existem alguns alimentos que prendem o intestino, e saber quais pode te ajudar a evitar o problema, ou ajudar, em caso de intestino solto.

Conhecer os alimentos que prendem o intestino é fundamental para ajudar no seu funcionamento. O intestino preso é um problema muito comum, que afeta principalmente as mulheres. O outro problema é justamente o contrário, o intestino solto. Sendo assim, a alimentação pode ser uma ótima aliada nos dois casos

Portanto, dependendo do tipo de problema talvez seja interessante incluir esses alimentos que prendem o intestino na sua dieta. Ou até mesmo evitá-los, em caso de quem já tem intestino preso.

Entre os alimentos que prendem o intestino, que são indicados para quem sofre com intestino soltou em caso de diarreia, incluem frutas como banana, goiaba e caju. Além de legumes como cenoura ou até mesmo pães de farinha branca. Isso porque esses alimentos tem uma digestão rápida e ajudam a regular o intestino.

Por que o intestino fica preso?

O intestino, assim como os demais órgãos do corpo humano tem função vital para o bom funcionamento do organismo. Portanto, quando alguma disfunção ocorre nesse órgão, todo o organismo é afetado e a pessoa pode sofrer com vários desconfortos.

O intestino preso, também conhecido como constipação é quando a pessoa não consegue evacuar com frequência. Essa condição é agravada pelo consumo insuficiente de água, falta de atividade físicas e uma alimentação deficiente em fibras.

Nessas situação, é comum que a pessoa sofra com dores abdominais, inchaço, surgimento de acnes e até mudanças de humor. Sem contar a dificuldade para fazer cocô, já que as fezes ficam muito duras ou secas.

Então, como a alimentação é um dos grandes agravantes desse problema, ela também pode ser a solução. Isso porque existem diversos alimentos que ajudam justamente a soltar e regular a função intestinal. E tem também os alimentos que prendem o intestino e devem ser evitados, como veremos a seguir.

Alimentos que prendem o intestino

Então, vamos conhecer os alimentos que prendem o intestino e que podem agravar a constipação. E que também podem ajudar no caso do intestino solto.

1. Goiaba

A goiaba é uma fruta rica em vitamina C e que ajuda no sistema imunológico. Contudo, por ter muitos fotoquímicos, ela acaba reduzindo o movimento do intestino e retardando o seu esvaziamento. Por isso, essa fruta é muito recomendada para quem sofre com disfunção intestinal que solta o intestino.

2. Caju

O caju e também o suco da fruta é muito indicado para quem deseja prender o intestino. Sendo assim, tanto a poupa da fruta quanto a castanha são recomendadas para essa finalidade. Aliás, o suco de caju é um dos melhores para prender o intestino, já que regularizam os movimentos intestinais, cortando a diarreia ou intestino solto.

3. Alimentos que prendem o intestino: Banana

A banana também é muito conhecida por essa função. Aliás, ela é muito indicada para ajudar no controle do trânsito intestinal, justamente por ser rica em fibra solúvel. Aliás, a banana verde tem menos fibras solúveis do que a fruta madura, e por isso prende o intestino.

4. Maça

A maça é uma fruta muito interessante nesse sentido, já que ele ajuda tanto a soltar quanto prender o intestino. Isso depende da forma como é consumida.

Rica em fibras, a maçã é ótima para regular o controle do trânsito intestinal. Portanto, a casca da maça ajuda a soltar o intestino, e a poupa da fruta promove efeito contrário, de prender o intestino e controlar diarreias. No caso, a maça cozida é uma ótima opção para tratar o intestino solto ou diarreia.

5. Jabuticaba

A jabuticaba contém uma fibra solúvel que ajuda a regular o ritmo do intestino. Sendo assim, o seu consumo excessivo pode acabar prendendo o intestino e dificultando a evacuação.

6. Pera

Quando se fala em trânsito intestinal, as frutas são as melhores opções. Então, a pera, que é uma fruta rica em vitamina A, B1, B2, B3 e C são ótimas nesse sentido. Então, quando consumida sem casca, a pera contribui para prender o intestino, já que absorve a água do intestino e estimula a liberação de sucos gástricos que fazem com que a comida se mova mais lentamente no intestino.

7. Alimentos que prendem o intestino: Frutas não maduras

Muitas frutas, no geral, ajudam a prender o intestino. Sobretudo, se estiverem ainda verdes, o que potencializa ainda mais essa ação. Isso porque, antes do seu amadurecimento, a maioria das frutas apresenta grande quantidade de tanino, o que atrasa o trânsito intestinal.

8. Bolacha de água e sal

A bolacha de água é um alimento que prende muito o intestino. Isso porque a farinha branca, presente na bolacha, absorver muito líquido durante o processo de digestão, e acaba prendendo muito o intestino.

9. Arroz branco

O arroz é um alimento consumido diariamente por muita gente, e devido a quantidade de fibras acaba por prender o intestino.

10. Alimentos que prendem o intestino: Carne vermelha

Como a carne vermelha contem muitas proteínas, ela existem um esforço maior do sistema gastrointestinal. E isso acaba por ajudar a prender o intestino.

11. Pão de farinha branca

Assim como a bolacha que tem farinha, o pão também tem esse farinha branca muito presente em sua composição e por isso é um dos alimentos que prendem o intestino. Os pães de farinha branca são carboidratos de fácil digestão. Sendo assim, ajudam a prender o intestino em casos de diarreia.

12. Macarrão

Em suma, por ser um alimento fonte de fibra solúveis, o macarrão também tem a função de controlar o trânsito intestinal.

13. Batata e mandioca

Tanto a batata quanto a mandioca apresentam uma grande concentração de fibras. Por isso, elas podem ajudar no tratamento do intestino solto.

14. Cenoura cozida

13 alimentos que prendem o intestino e por quê isso acontece

A cenoura cozida pode ser uma benção para quem tem intestino solto e um pesadelo para quem tem intestino preso. No primeiro caso, é muito bom, pois a cenoura contém muitas fibras que contribuem para a formação do bolo fecal mais firme. Sendo assim, regulando os movimentos intestinais.

Receitas com alimentos que prendem o intestino

A seguir, vamos conhecer duas receitinhas rápidas que prendem o intestino, ideal para cortar a diarreia.

1. Suco de maçã com cenoura

Esse suco une dois dos alimentos que prendem o intestino, então é muito eficaz.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 1 cenoura
  • 1 copo de água;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, descasque a maçã, remova as sementes e corte em pedaços pequenos. Então, descasque também a cenoura, corte em rodelas e leve para cozinhar até ficar macia. Por fim, coloque a maçã e cenoura cozida no liquidificador com água e bata bem. Na hora de tomar, pode adoçar com mel ou açúcar.

2. Caldo de arroz

Para quem tem o intestino solto, uma ótima forma de fornecer líquido para o organismo e evitar a desidratação, é o caldo de arroz, ou seja, a água do arroz. Então, ele é  muito eficaz para essa finalidade.

Aliás, não precisa de nenhum ingrediente diferente nem nada. O caldo de arroz pode ser feito aproveitando a água usado no preparo do arroz. Sendo assim, basta colocar 3 colheres de arroz para 2 xícaras de água de deixar cozinhar por 20 minutos. Por fim, é só coar a água do arroz e tomar, 1 litro até a diarreia passar.

LEIA MAIS:

8 causas da prisão de ventre pouquíssimo conhecidas

6 métodos caseiros para soltar o intestino preso

Suco laxante – 5 receitas para melhorar o funcionamento do intestino

Como melhorar o intestino com alguns hábitos simples

6 receitas de chás laxantes para combater a prisão de ventre

Suco fatal contra intestino congestionado e barriga inchada

Fontes: Hospital 9 de Julho Veja Saúde Natuvita Tua Saúde Tua Saúde 

Bibliografia:

  • BRANDT, Kátia Galeão. Diarreia aguda: manejo baseado em evidências. J. Pediatr. (Rio J.) . 91. 6; S36-S43, 2015
  • SANTOS JÚNIOR JCM. Constipação Intestinal. Rev bras Coloproct, 2005;25(1):79-93.


Outras postagens

3.9 11 votos
Dê a sua opinião

guest
2 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Flamber
Flamber
31 de março de 2022 18:08

Ótimas indicações

Paulo
Paulo
6 de agosto de 2022 10:56

obrigado otina dicas