Lavar o rosto é um hábito que, normalmente, aprendemos a ter desde crianças, principalmente ao acordar. Entretanto, apenas jogar água no rosto não é suficiente para deixá-lo limpo e bem cuidado.
O recomendado é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir. Isso porque a pele fica exposta ao Sol, à poeira e à poluição, que podem entupir os poros e causar problemas de pele.
O ideal é lavar o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele, fazendo movimentos circulares para que se retire prováveis impurezas. Nesse sentido, também é importante utilizar um tônico facial para uma limpeza mais completa.
Tipos de pele
Lavar o rosto muitas vezes ao dia não é bom para nenhum tipo de pele. Na pele oleosa e acneica, pode ocasionar o efeito rebote. Ou seja, devido à retirada excessiva do óleo da pele, o organismo produz ainda mais.
Por outro lado, na pele seca, a lavagem exagerada pode deixá-la ainda mais seca e ressecada.
Forma correta de lavar o rosto
1- Mãos limpas
Antes de tudo, veja se suas mãos estão limpas. Afinal, de que adianta ter todo cuidado com o rosto, mas colocar mãos sujas nele?
2- Verifique a temperatura da água
Lavar o rosto no banho ou na pia do banheiro fica a critério de cada um, contudo, deve-se atentar à temperatura da água. Se a água estiver muito quente, vai ressecar a pele que, em contrapartida, irá produzir oleosidade para compensar. Além disso, a água quente facilita o aparecimento de rugas e de dermatite seborreica.
3- Lembre-se do demaquilante
Se você estiver com maquiagem, é sempre bom utilizar um demaquilante antes de lavar o rosto. Isso porque alguns produtos cosméticos não saem com água e sabão. Precisam de uma limpeza específica.
4- Sabonete certo
Na hora de lavar o rosto é imprescindível que se escolha o sabonete correto para seu tipo de pele. É importante que o produto escolhido faça bem ao seu rosto, ao invés de causar problemas.
Para quem tem a pele normal, o recomendado são sabonetes perfumados com extrato de hamamélis, própolis, cânfora ou alantoína, pois eles mantém a oleosidade sob controle.
Já a pele oleosa, é importante escolher um sabonete líquido e com adstringência para inibir a produção de sebo. Prefira aqueles que têm por exemplo, ácido salicílico, enxofre e sulfacetamina sódica em sua composição.
A pele seca tem que aumentar a hidratação com delicadeza, portanto, prefira os que possuem manteiga de karité, lanolina, óleo de amêndoas, laurilsufato e extrato de semente de uva na formulação.
Por último, a pele mista. O ideal é utilizar os dois tipos de sabonete (para pele seca e oleosa), nas regiões específicas para que se obtenha bons resultados e homogêneos.
5- Massageie o rosto
Vamos dar uma ajudinha para a gravidade? Ao espalhar o sabonete no rosto, faça massagens circulares e sempre para cima. Isso ajuda na absorção do produto e combate a flacidez.
6- Use uma esponja
Com a ajuda de uma esponja ou de uma escovinha macia, retire todas as impurezas da pele. Ele também ajuda a fazer uma esfoliação na pele, bem como renova as células.
7- Enxágue, enxágue, enxágue
Após lavar o rosto, enxágue bem para que não fique restos de produto e cause irritações. O ideal é enxaguar de 5 a 10 vezes.
8- Termine com água fria
Ao terminar a lavagem do rosto, finalize com água fria para fechar os poros. Cuidado para diferença térmica não prejudicar a pele.
9- Escolha bem as toalhas
Depois de todo esse trabalho para lavar bem o rosto, não vamos utilizar toalhas úmidas, sujas ou ásperas para enxugar né? Prefira toalhas de algodão, totalmente secas e nunca a esfregue no rosto. Passe o tecido suavemente pelo rosto, com apertadinhas, para não agredir a pele.
10- Use tônico facial
Ao finalizar, utilize um tônico facial. Dessa forma, todas as impurezas serão retiradas da pele.
11- Hidratação
Por fim, é importante toda vez que lavar o rosto, passar um hidratante para impedir o ressecamento. Isso vale para todos os tipos de pele, é só escolher o hidrante ideal.
Erros ao lavar o rosto
1- Mãos sujas
As pessoas sempre esquecem de lavar as mãos antes começar a lavar o rosto. Dessa forma, acabam levando sujeira para o rosto.
2- Não usar sabonete
Lavar só com água não vai retirar todas as impurezas do rosto.
3- Lavar várias vezes
Definitivamente, lavar o rosto várias vezes no dia prejudica e resseca a pele, até mesmo a oleosa.
4- Usar sabonete corporal
Ao lavar o rosto deve-se usar um sabonete específico para o tipo de pele, mas acima de tudo tem que ser próprio para o rosto.
5- Produtos agressivos
Por outro lado, usar muito sabonete ou utilizar os que contenham sulfato, são muito agressivos para pele.
6- Água muito quente
O ideal é água morna ou até mesmo fria, pois muito quente pode ressecar a pele e favorecer a oleosidade e o aparecimento de rugas.
7- Lavar o rosto só uma vez ao dia
De acordo com os dermatologistas, o recomendado é lavar ao acordar e à noite, pois você prepara a pele para o dia e depois limpa e renova ele ao fim.
Enfim, você gostou dessa matéria, veja a nossa sobre Hidratantes para o rosto – Utilidades, como usar e os melhores produtos.
Fonte: Sallve, Fiorucci, Revistamarieclaire, Belezanaweb, Fabianascaranzi.
Imagens: Aterceiraidade, Freepik, Entregademedicamentos, Independente, Mercadolivre, Lenteseoculos, Decoproteste, Uol, Brasil Fashion News, Belezaesaude,.