Beleza

Sabonete de enxofre – Para que serve, como usar, benefícios e receita

Sabonete de enxofre é perfeito para quem precisa controlar a oleosidade da pele e combater espinhas. Mas, será que todo mundo pode usar?

Atualizado em 23/11/2019

Primeiramente, você conhece ou já ouviu falar sobre o sabonete de enxofre? Basicamente, ele é muito usado para combater alguns problemas de pele, como acne e oleosidade. Além do mais, o sabonete pode ajudar a esfoliar e a remover as células mortas da pele que obstruem os poros.

Inclusive, ele é capaz de fazer isso por ser feito a partir de enxofre. Para quem não sabe, este se trata de um mineral com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Além do mais, ele tem ação adstringente, que trabalha na absorção da oleosidade da pele.

Portanto, o sabonete de enxofre também é capaz de eliminar as toxinas e impurezas da pele. E, claro, consegue matar as bactérias, reduzir a vermelhidão e o inchaço, e também renovar as células da pele.

Principais benefícios do sabonete de enxofre

Como você já deve ter percebido, o sabonete de enxofre pode ter inúmeros benefícios. E, para lhe provar, separamos suas 4 principais ações.

1- Ajuda a combater a foliculite

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Rimaq

A princípio, ele auxilia no combate da foliculite. Isso porque ele tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Contudo, é necessário ter cuidado ao usar o sabonete. Pois, ele pode deixar a pele ressecada e sensível com muita facilidade.

2- Esfoliação da pele

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Kaka saúde

De modo geral, o sabonete de enxofre é indicado para as mulheres que querem esfoliar a pele. Inclusive, ele é capaz de retirar as camadas de células mortas que podem estar presentes na sua pele.

3- Diminui a oleosidade da pele do rosto

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Época Negócios 

Esse você já sabe. Porém, não custa nada ressaltar novamente. Portanto, o sabonete de enxofre pode sim combater a oleosidade da pele. E consequentemente, prevenir e combater a acne.

4- Diminuição das inflamações

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Saboaria Artesanal Lucrativa

Sobretudo, para esse tipo de caso, antes de iniciar o uso do sabonete é preciso consultar um médico. Inclusive, para que ele diminua as inflamações da sua pele, ele deve ser aliado a outros tipos de tratamentos. Pois, assim, ambos ajudam a melhorar a saúde da sua pele.

6 dúvidas frequentes sobre o sabonete de enxofre

1. O sabonete de enxofre clareia a pele?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Sabonete artesanal

Não. Na verdade, o sabonete pode fazer esfoliação na pele. Contudo, o enxofre não contribuirá para um clareamento da sua pele. Inclusive, como ele não clareia a pele, ele também não será capaz de clarear aquelas manchinhas indesejadas, as quais são conhecidas como melasma.

Portanto, em casos de melasma e de clareamento de pele, nós indicamos que você faça um acompanhamento médico para que ele indique produtos específicos para o seu caso.

2. O sabonete de enxofre cura micose?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Tribuna do Ceará

Não. Apesar dele ter ação antibacteriana, ele não é tão poderoso assim para combater fungos. Consequentemente, ele não combaterá a micose.

3. Sabonete de enxofre pode ser usado para tratar pano branco?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Total construção

A princípio, o pano branco é um tipo de fungo. Portanto, como acabamos de dizer, o sabonete de enxofre não é o mais recomendado para casos de fungos. Porém, ele pode auxiliar no tratamento, uma vez que equilibra as alterações na flora bacteriana da pele.

4. Quais são os principais riscos de usar o sabonete de enxofre?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Jardim do mundo

De modo geral, o uso do sabonete não conta com tantos riscos assim. Porém, ele pode deixar a pele ressecada e, em alguns casos, pode causar irritações. Até porque algumas pessoas podem ter alergia ao mineral.

Portanto, ressaltando novamente, antes de usá-lo; procure indicações de um profissional. Com certeza, isso reduz muito os riscos de efeitos colaterais.

5. O sabonete de enxofre pode ser utilizado em crianças?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Ecoamos

Sobretudo, não é indicado o uso do sabonete de enxofre em crianças. Até porque seus componentes podem ressecar a pele com facilidade e alterar a flora bacteriana da pele. E, especialmente na fase infância, a flora bacteriana é muito importante para a proteção da pele.

6. Quais os cuidados a mais?

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Dicas de Mulher

De modo geral, como já dissemos, esse sabonete diminui a oleosidade. Consequentemente, ela deixa a pele um pouco mais ressecada. Portanto, procure sempre hidratar a sua pele.

Além do mais, procure indicações e avaliações do seu dermatologista. Primeiro, porque talvez o seu organismo não se adapte bem ao mineral, ou até mesmo, porque talvez o seu organismo não precise desse mineral. Nesse caso, aliás, o sabonete não terá benefício algum.

E, segundo, porque cada pele tem suas características próprias. Ou seja, o sabonete pode ser excelente para a sua amiga mas, pode não ter efeito nenhum na sua pele. Por isso, a orientação médica é tão importante. Somente um especialista indicará os produtos específicos para o tipo de problema da sua pele.

Como fazer um sabonete de enxofre caseiro

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Dicas de Mulher

A priori, o sabonete de enxofre, além de ser muito poderoso na pele, é também uma alternativa barata e simples para se combater a acne. Por isso, para ficar ainda melhor para você, é possível produzir o seu próprio sabonete em casa. E o melhor é que a receita é super simples e rápida de se fazer.

Mas, antes de tudo, lembre-se que o enxofre tem um cheiro muito forte. Por isso, não deixe de acrescentar essências à receita do seu sabonete. Pois, assim, você conseguirá disfarçar esse odor.

Material necessário:

  • 300 g de base de sabonete de glicerina branca
  • 2 colheres de enxofre em pó
  • 1 colher de óleo de coco
  • Óleo essencial de limão
  • Corante (opcional)
  • Material de apoio (fogão elétrico, panela e espátula)

Passo a passo:

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Saboaria Artesanal Lucrativa
  1. Primeiramente, corte a glicerina em cubos para facilitar o derretimento;
  2. Em seguida, leve ao fogão elétrico e mexa até que a base esteja completamente líquida. Mas, tome muito cuidado para não deixar a glicerina ferver;
  3. Assim sendo, você já pode desligar o fogo e começar a acrescentar lentamente o enxofre em pó. E continue mexendo para que misture bem à base;
  4. Adicione dez gotas de óleo essencial de limão e uma colher de óleo de coco. Inclusive, como o enxofre tende a ressecar um pouco a pele, o óleo de coco pode servir para ajudar a hidratar sua pele;
  5. Aliás, se você quiser dar uma cor ao seu sabonete, você pode adicionar uma cor de corante;
  6. E por fim, coloque a receita na forma e deixe secar;
  7. Assim sendo, você poderá retirar da forma e embalar, quando o sabonete estiver com a consistência ideal.

Dica: Se você for comercializar o sabonete, lembre-se de colocar uma etiqueta de validade e os ingredientes que você utilizou. Inclusive, vale destacar que a data de validade dele é de 6 meses.

Como e quando usar o sabonete de enxofre

Sabonete de enxofre- Pra que serve, benefícios + receita caseira
Fonte: Dicas de Mulher

A princípio, o sabonete de enxofre se usa assim como qualquer outro tipo de sabonete. Portanto, você só precisa umedecer o rosto, passar o sabonete e massagear a pele com movimentos leves. Por fim, basta enxaguar a pele para remover o sabonete.

Sobretudo, você pode usá-la quando sentir vontade. Porém, é importante que você se lembre que o produto pode causar um leve ressecamento na pele. E, em alguns casos, causa irritação se for usado várias vezes ao dia.

Inclusive, se você sentir o efeito “repuxado” no seu rosto, reforce a hidratação. Ou, então, diminua a frequência de uso do sabonete de enxofre. Além do mais, se você começar a sentir dor ou inchaço no rosto, pare de usar o produto e consulte um médico.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Já conhecia o sabonete de enxofre?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Higiene íntima: quando lavar, com o que lavar, depilação e mais dicas úteis

Fontes: Dicas de mulher, Saboaria Artesanal Lucrativa

Imagem de destaque: Farmácias São Rafael, aMulher