Saúde

Foliculite – O que é, o que causa e 8 hábitos para você acabar com ela

Alguma vez você já se depilou, e ficou com várias bolinhas inflamadas? Se sim, isso é foliculite, e nós trouxemos 8 hábitos para você acabar com ela

Primeiramente, a foliculite é uma inflamação de um ou mais folículos pilosos. Além do mais, a foliculite é causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica dos folículos capilares. Assim sendo, vale destacar que ela é causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo).

Geralmente, ela pode ocorrer em qualquer lugar da pele que se encontre folículos. Ou seja, em quase todo o corpo, com exceção das palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, como os lábios. Deste modo, a foliculite desenvolve bolinhas vermelhas e muitas vezes com pus que chegam a ser confundidas com acne.

Já que essa inflamação ocorre com uma grande parcela da população que se depila, separamos alguns hábitos que você pode começar a fazer na sua rotina de cuidados com a pele, para conseguir combater esse problema.

8 hábitos para acabar com a foliculite

1. Esfolie a pele

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Bem, se você quer acabar com a foliculite, nós do Área de Mulher devemos te dizer que o hábito de esfoliação, pode ser então o seu melhor amigo no dia a dia. Basicamente, esfoliar a pele ajuda a remover células mortas e impurezas da pele mais profundas.

Além do mais, a esfoliação ajuda a prevenir a inflamação e remoção de folículos e de algumas possíveis casquinhas. Contudo, vale destacar que a esfoliação em excesso não é bem vinda. Portanto, o indicado é que você esfolie a pele de duas a três vezes por semana com fricção moderada.

2. Hidrate bastante a pele

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

A priori, hidratar a pele não só ajuda a evitar as bolinhas vermelhas. Como também ajuda a fortalecer a barreira de proteção da pele. E claro, a hidratação constante pode também ajudar a pele a ficar mais forte e mais rejuvenescida. Além do mais, a hidratação evita o efeito rebote da oleosidade.

Basicamente, a oleosidade é considerada como negativa. Pois, ela pode causar acúmulos de impurezas e, consequentemente, a inflamação dos folículos.

3. Use água termal à vontade

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Primeiramente, a água termal consegue acalmar a pele e evitar a formação de lesões, inclusive após a depilação. Portanto, como ela consegue acalmar a pele, a sua pele dificilmente ficará irrita, e consequentemente, ficará menos susceptível para desenvolver inflamações.

Assim sendo, você pode usar a água termal após a limpeza ou algum tipo de procedimento estético. Como a depilação ou o ato de barbear. Portanto, vale a pena investir nessa água ao longo do dia.

4. Use roupas leves e de algodão

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Basicamente, roupas apertadas e com tecidos sintéticos podem formar pelos encravados e uma foliculite. Por isso, é indicado você usar roupas leves e de algodão. Até porque, roupas mais leves permitem a respiração da pele e também evitam o atrito e uma possível irritação da pele.

5. Mantenha a pele sempre limpa

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Bem, essa dica não é somente para evitar a foliculite. Na verdade, manter a pele sempre limpa é essencial para a saúde da pele de qualquer pessoa. Assim sendo, manter a pele limpa evita o acúmulo de impurezas, as quais podem causar inflamação nos folículos pilosos e capilares.

Portanto, para manter a pele limpa nós indicamos você usar loções e sabonetes antissépticos com mais frequência.

6. Tenha cuidado ao fazer a barba

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Essa dica, será para você dar para o seu marido, namorado, pai ou irmão. Normalmente, é bastante comum formar a foliculite na região da barba. Por isso, vale ressaltar que é importante manter a região limpa. Assim sendo, quando for lavar é mais indicado que você use creme de barbear.

Além do mais, é importante que o homem tenha sempre muito cuidado na hora de raspar o rosto. Inclusive, o ideal é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos.

7. Evite a umidade na pele

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

Basicamente, ficar com a pele úmida por muito tempo, deixa a pele mais susceptível a desenvolver fungos. Portanto, a dica é você secar bastante a pele, após lavar o rosto ou após o banho.

8. Aposte na depilação a laser

Sofre de foliculite? Confira esses 8 hábitos para você acabar com ela

A priori, se você não aguenta mais depilar toda semana, e não aguenta mais sofrer com a dor de depilar com cera. Essa com certeza será a melhor solução para os seus problemas. Além de nunca mais precisar se depilar, você também não terá foliculite em certas regiões.

Portanto, essa dica é a forma definitiva de acabar com a foliculite. Até porque, a depilação a laser interrompe o crescimento de pelos. Ou seja, evita o aparecimento das infelizes bolinhas.

Espero que nós do Área de Mulher tenhamos te ajuda a desmistificar a foliculite. Agora é só seguir esses hábitos que será sucesso na certa.

Confira mais matérias do nosso site: Higiene íntima: quando lavar, com o que lavar, depilação e mais dicas úteis

Fontes: Derma club, Minha vida

Imagens: Cláudia, M de mulher, Suprevida, Exame, Club da costureira, Veja, We Fashion Trends, Delas, Peeling

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você