Bolinhas na virilha, 13 truques para evitar o problema depois de depilar

A depilação íntima é uma cultura muito forte no Brasil. Por causa disso, as bolinhas na virilha são bem conhecidas por aqui. Se você se depila, provavelmente as conhece.
E, embora tirar os pelos seja esteticamente agradável (pelo menos é o que acha a maioria), as bolinhas na virilha, que costumam aparecer após a depilação, não são nada legais. Ou você vai dizer que gosta do aspecto que a irritação deixa na pele?
Foliculite
Basicamente, essas bolinhas na virilha se chamam foliculite. Resumindo, elas surgem quando o pelo que está crescendo. Ou seja, elas são uma espécie de inflamação quando, por alguma razão, o pelo crescente não consegue ultrapassar a camada mais superficial da pele.
Como resultado disso, ele pode tanto penetrar novamente, causando pelos encravados; quanto causar inflamações na tentativa de despontar. E isso deixa o local exposto a bactérias.
Embora as bolinhas na virilha sejam mais um desconforto estético, se aparecem em um nível controlado; a boa notícia é que dá para amenizá-las. Aliás, é possível até mesmo impedir que elas apareçam após a depilação.
Abaixo, como você vai ver, separamos alguns truques simples e rápidos que você pode colocar em ação antes e depois de depilar. Se seguidos à risca, eles evitam que essas pequenas irritações surjam novamente.
Saiba o que fazer para evitar bolinhas na virilha:
– Antes da depilação
1. Esfolie o local
Primeiramente, faça uma esfoliação rápida no local, durante o banho mesmo. Isso desobstrui os poros removendo as células mortas e abrindo a passagem para os pelos.
Também se evita, ao fazer isso, que a depilação cause traumas e a inflamações nos folículos. Como resultado, isso corta a causa das bolinhas na virilha pela raiz.
2. Evite o sabonete
Na hora da depilação, o sabonete pode acabar ressecando o local. Por isso, para ajudar a lâmina deslizar melhor, prefira espuma de barbear, algum hidratante ou mesmo o condicionador de cabelo.
Isso evita agressões à pele e ajuda a deixar o local macio e hidratado.
3. Depile após o banho
Se for depilar a virilha, seja com cera, creme depilatório ou lâmina, deixe para fazer isso após o banho. Isso faz com que os poros tenham mais tempo para dilatarem, deixando os pelos mais fáceis de sair.
4. Não compartilhe sua lâmina de depilação
Não use a gilete do namorado, do marido e, muito menos, empreste a sua. Nem mesmo para sua mãe.
No caso das lâminas masculinas, o desenho é diferente, já que elas são feitas para depilar o rosto.
Além disso, quando você usa ou empresta sua lâmina, você está trocando bactérias com essa pessoa. Como resultado as temidas bolinhas na virilha podem aparecer. Aliás, o caso não é diferente no caso dos barbeadores elétricos.
5. Não use gilete velha
Lâmina que está no banheiro há muito tempo, não deve ser usada. Especialmente se você já não sabe de quem ela pode ser. O ambiente do box e de todo o banheiro é perfeito para a proliferação de bactérias que causam a foliculite.
6. Evite o ato repetitivo
Seja com cera, com gilete, pinça ou aparelho elétrico, a depilação é uma agressão à pele e à raiz do pelo. Isso porque, tudo o que você repete constantemente pode fazer com que os pelos cresçam encravados, sem contar com o risco de sangramento durante o ato.
Por isso, passar a gilete várias vezes no mesmo local, ou depilar várias durante a semana; é uma péssima ideia para a saúde da sua pele. O hábito pode causar vermelhidão, irritação e coceira. Daí, para as bolinhas na virilha, é um pulo.
7. Passe a gilete em um novo sentido
Jamais passe a lâmina a seco na pele e, quando for utilizar a gilete, faça o movimento no sentido errado, digamos assim. Ou seja, em direção ao crescimento do pelo.
Isso faz com que o corte dos fios ocorra de forma mais suave, sem traumas e com menor chance de nascerem pelos encravados.
E depois da depilação?
Os cuidados para evitar as bolinhas na virilha e os cabelos inflamados não ficam só no ato de depilar. Depois da depilação, é preciso tomar alguns cuidados especiais com a região da virilha. Abaixo, listamos os principais:
8. Cuide bem do local
Depois do procedimento, evite esfregar a região da virilha, especialmente após o banho, com a toalha. Investir em cremes hidratantes livres de álcool e de fragrâncias também é um excelente método de evitar as bolinhas na virilha, especialmente se sua pele for sensível.
9. Evite roupas (inclusive as íntimas) apertadas
Quando depilar, dê preferência a peças mais largas e confortáveis. Isso diminui o atrito da pele com o tecido, um dos principais fatores por trás das bolinhas na virilha. O jeans, por exemplo, é uma péssima ideia.
10. Hidrate a pele
Aquela pomadinha feita para assaduras de bebês, o Hipoglós, é uma ótima alternativa para hidratar após a depilação, já que acalma a pele e reduz as chances de irritações.
11. Utilize produtos calmantes
Se você costuma ter pelos encravados, tenha sempre em casa cremes e loções calmantes. Fazer compressas caseiras de chá de camomila bem geladas também ajudam a acalmar o local e a evitar as bolinhas na virilha.
12. Evite ir à praia
O sal do mar, em contato com os poros, deixa a virilha ardendo e provoca reações externas na pele que podem estragar a depilação.
O ideal é sempre se depilar dois dias antes de ir à praia, especialmente se for para entrar no mar. Nesse tempo, a camada córnea se reconstitui e não sofre mais com o contato direto com o sal.
13. Nada de sol
Você não deve ficar exposta ao sol depois de raspar os pelos da virilha. Por isso, aplique sempre o protetor solar, mesmo que esteja com a pele depilada coberta pela roupa. Se for usar biquíni, prefira ficar sob a sombra.
E então, gostou das dicas? As bolinhas na virilha é um problema que também incomoda você? Não deixe de comentar e de compartilhar conosco sua experiência, caso você siga nossas dicas acima!
Agora, falando em depilação, esse outro post também pode ser bastante útil: Como afiar as lâminas de depilar e fazê-las durarem mais.
Fonte: Vix